FANDOM

"Muitos grandes lutadores morreram tentando chegar aos Grandes Jogos. Quando a maioria de vocês, sem valor, se juntar a eles na morte esta tarde, representará um aumento significativo em suas posições. Mas se você triunfar aqui, você vai lutar no Grande Poço de Daznak, em frente à rainha. Então, o que quer que aconteça, os deuses lhe sorriram hoje. Este é o dia em que suas vidas realmente começam a significar algo"
―Yezzan zo Qaggaz para seus servos de combate no poço[fonte]

Yezzan zo Qaggaz é um comerciante de escravos da cidade de Yunkai, na costa da Baía dos Escravos.

História

Antes

Yezzan zo Qaggaz é membro da Casa de Qaggaz e um escragista que compra e treina lutadores dos poços. Ele possui um dos menores buracos de luta.

Além do dialeto Valyrian da Baía dos Escravos, Yezzan também fala a Língua Comum de Westeros.

5ª Temporada

Yezzan está presente em um leilão de escravos improvisado. Ele compra Jorah Mormont para uso nos poços de combate recentemente reabertos. Quando Tyrion Lannister exige ser comprado também, Yezzan não está interessado nas afirmações de Tyrion de que ele e Jorah são uma equipe. Ele muda de idéia quando Tyrion bate salvagemente em um dos escravo segurando sua corrente, e paga por ele, concordando com a afirmação de Malko de que Tyrion é "engraçado". Quando Tyrion sugere que ele e Jorah sejam pagos por seu trabalho para evitar a ira da rainha por praticar a escravidão, Yezzan atinge Tyrion e joga-lhe uma única moeda, provocando que deve durar o resto de sua vida. Mais tarde, em um dos poços "inferiores", Yezzan dirige seus lutadores e anuncia que aqueles que sobrevivem ao dia lutarão no Grande Poço de Daznak. Yezzan fica chocado ao ver que Daenerys Targaryen e Hizdahr zo Loraq estão presentes e, às pressas, manda seus gladiadores dedicarem suas mortes a ela. Yezzan é mais tarde derrubada por Jorah, que emergiu da calabouço no início de uma tentativa desesperada de alcançar a Rainha.

Mais tarde, ele ainda está no poço observando dois de seus guerreiros quando Jorah retorna de Meereen. Perguntando por que ele não partiu, Jorah pede a Yezzan para permitir que ele bata no poço na frente da rainha, e se ele ganhar, Yezzan terá permissão para vender Jorah.

6ª Temporada

Nas negociações diplomáticas com Tyrion Lannister em Meereen, Yezzan retorna para representar Astapor, cujos escravos foram reconstituídos por Yunkai. Ele rapidamente reconhece Tyrion como o escravo anão e observa que ele literalmente escalou até o topo da Grande Pirâmide. As cidades de escravos oferecem a Daenerys e seus adeptos um pote de ouro para navegar longe da Baía dos Escravos. No entanto, Tyrion propõe uma contra-oferta de que a escravidão seja eliminada por um período de sete anos e que todos os mestres escravos sejam compensados. Ele os deixa para decidir sua oferta. As cidades escravas atacam Meereen com uma grande frota. Quando eles estão discutindo os termos da rendição, Yezzan representa os escravos junto com Razdal mo Eraz e Belicho Paenymion; ele apresenta os termos dos escravos que Daenerys e seus aliados devem parar de Meereen, salvar Missandei, os Imaculados que serão revendidos e Rhaegal e Viserion serão destruídos. Quando Daenerys, Drogon e Verme Cinzento colocam as mesas sobre os escravos, Missandei anuncia que um dos mestres deve morrer como castigo por sua desobediência. O bode expiatório de Razdal e Belicho, Yezzan, citando seu baixo nascimento, mas Grey Worm escolhe cortar a garganta de Razdal e Belicho. Yezzan é enviado para casa com um aviso para Astapor - as consequências de oposição a Daenerys são terríveis.

Nos Livros

Nas Crônicas de Gelo e Fogo, Yezzan zo Qaggaz é um Mestre Sábio Yunkish. Ele tem olhos amarelos e é obeso mórbido até o ponto em que ele não pode mais suportar, daí seu apelido depreciativo "a baleia amarela". Ele contraiu uma doença da selva enquanto estava em uma invasão de escravos em Sothoryos, por isso ele não consegue segurar sua urina, então ele sempre cheira a urina, que mesmo um perfume não pode esconder. Ele usa roupas amarelas com franja dourada. Ele está obcecado com o grotesco e muitas vezes compra escravos com deformidades físicas para adicionar a sua "coleção". Mesmo com o excesso de peso, ele ainda é perspicaz e inteligente, uma característica que alguns dos outros mestres sábios não compartilham. Tem o rumor de que ele é o homem mais rico em Yunkai.

Apesar de seu grotesco pessoal, observa-se que Yezzan não é tão ruim quanto a outros escravos e não é particularmente cruel. Enquanto seus escravos obedecem, Yezzan os trata relativamente bem e garante que eles são bem alimentados e cuidados. Ao contrário dele, no entanto, seu supervisor de escravos, enfermeiro, tende a ser cruel e áspero com os escravos de seu mestre.

Yezzan também é um dos poucos mestres sábios que insistem que Yunkai deva tentar fazer a paz com Daenerys, temendo que um maior conflito com seu exército e seus dragões sejam um problema. Ele se opõe àqueles que querem assaltar Meereen e também à proposição da venda de Bloodbeard para retornar os reféns meereenenses (Daario, Hero e Jhogo), catapultando-os para a cidade.

Yezzan não está envolvido em brigas de poços. Há uma régua Meereenese chamada Zahrina que compra escravos baratos para lutar nas arenas, "carne" para ser abatido pelos mais formidáveis ​​lutadores.

Yezzan compra Tyrion e sua companheira anão Penny para entretenimento. Tyrion percebe que Zahrina está prestes a comprar Jorah e ele persuade a enfermeira a compra-lo também, alegando que ele é parte de seu show. Tyrion e Penny cumprimentam o seu novo mestre e são tratados corretamente. Jorah, no entanto, não coopera, e, como resultado, é tratado brutalmente pela enfermeira: ele é trancado em uma gaiola e espancado severamente todas as noites.

Yurkhaz zo Yunzak, o comandante do exército de Yunkai, persegue Yezzan para que Tyrion e Penny entrem a multidão nos Grandes Poços de Daznak - e depois os leões serão soltos sobre eles (Tyrion não é informado sobre a última parte). Yezzan concorda, mas Tyrion vê uma pitada de raiva em seus olhos. Aparentemente, Yezzan não gostou da idéia de permitir que seus escravos fossem mortos e comidos por bestas, mas tiveram que obedecer a Yurkhaz. Por sorte, para Tyrion e Penny, Daenerys poupa suas vidas e proíbe que os leões os abatem.

Pouco depois de Daenerys partir de Meereen, Yezzan e Nurse pegam uma doença fatal chamada "fluxo sangrento" (também "maré pálida") que se espalha por todo o acampamento de Yunkai. Yezzan é tratado (em vão) por Tyrion e seus outros escravos, porque ele era gentil com eles, enquanto ninguém se incomoda em ajudar o supervisor. Tyrion, certo de que Yezzan não tem mais do que algumas horas para viver e, em seguida, seus herdeiros os venderão para a escravidão, aproveitará a oportunidade de escapar com Jorah Mormont e Penny - mas não antes que ele "ajude" a enfermeira a morrer, alimentando-a com uma sopa com cogumelos venenosos que escolheu anteriormente na mansão de Illyrio Mopatis. Eles se juntaram aos Segundos Filhos que traíram Daenerys e trocaram os lados antes e convencê-los a se juntarem a Daenerys em troca da riqueza de Rochedo Casterly.

Algum tempo depois, o Príncipe esfarrapado, o líder da empresa mercenária, confirma que Yezzan morreu. Ele comenta que Yezzan teve o maior apoio para substituir Yurkhaz (que foi pisoteado até a agitação causada pelo ataque de Drogon no Grande Poço) como o líder supremo dos senhores Yunkai, se ele tivesse sobrevivido. Os restantes Mestres sábios são tolos incompetentes que rodam o comando supremo entre eles.

Nos Livros, Yezzan era de Yunkai, mas na 5ª temporada ele só apareceu em Meereen para comprar escravos para usar nos jogos de gladiadores. Posteriormente na 6ª temporada, no entanto, Yezzan voltou a representar Astapor nas negociações diplomáticas. No mínimo, isso causa dúvidas de que ele deve assumir automaticamente ser de Meereen. Dado que Yunkai reconquistou Astapor e reconstituiu os mestres escravos lá, é possível que ele ainda seja um mestre escravo Yunkish, simplesmente designado para supervisionar o restabelecimento dos outros escravos em Meereen. Exatamente qual das três principais cidades da Baía dos Escravos Yezzan é suposto ser de, portanto, não está claro. Então, novamente, ele não é necessariamente "de" nenhum deles, pois há mestres escravos e comerciantes que se deslocam entre os mercados escravos das três cidades para realizar negócios.