FANDOM

"Winterfell" faz parte de História e Tradição, uma série de animações especiais incluídas no Blu-ray da 5ª Temporada de Game of Thrones. É narrado por Michael McElhatton como Lorde Roose Bolton.

Sinopse

Roose Bolton relembra do governo da Casa Stark em Winterfell e da campanha interminável da Casa Bolton para tomar o castelo.

Narração

Roose Bolton: Brandon, o Construtor, fundador da Casa Stark, ergueu Winterfell com gigantes há mais de oito mil anos. Ou é isso que as amas de leite contam a todas as crianças do Norte. As crianças acenam, de olhos arregalados, inconscientes da lição imposta a elas: de que se até gigantes obedeceram aos Stark, elas também deveriam.

Mas como qualquer outro castelo, Winterfell foi construída em pedaços ao longo de milhares de anos. Os Primeiros Homens se estabeleceram lá por causa das nascentes quentes que borbulhavam no chão. A água e o calor os ajudaram a sobreviver aos invernos nortenhos, e eles construíram defesas para mantê-los para si. Ninguém ergueu o castelo de repente, provavelmente ninguém sequer pretendia construir um castelo.

Naquela época, os Stark não eram a maior casa do Norte e Winterfell não era o maior castelo. Vila Acidentada era o mais antigo, remontando ao Primeiro Rei, e os Stark lutaram contra os Reis Acidentados por mil anos. Atalaia da Água Cinzenta era, como os próprios cranogmanos, o mais estranho. Apenas o casamento subjugou os Reis do Pântano.

Mas o maior rival de Winterfell sempre foi o Forte do Pavor e meus ancestrais, os Reis Vermelhos da Casa Bolton. Se pudermos acreditar nos contos, lutamos desde a Longa Noite até a chegada dos ândalos. Por nossa causa, Winterfell ergueu suas primeiras muralhas, mas tomamos e queimamos o castelo mesmo assim. Winterfell construiu mais fortalezas, mais muros, mais torres de vigia. Expandiram os celeiros e despensas para sobreviver aos nossos cercos. Cuidaram do bosque sagrado para colocar os Deuses Antigos contra nós. Conforme o castelo crescia, mais fazendeiros e aldeões chegavam do Norte, no inverno, para se amontoarem atrás de suas muralhas, construindo a cidade de inverno. Na primavera, esses aldeões se encontrariam marchando nos exércitos Stark para lutar contra nós. A grandeza de Winterfell é obra nossa tanto quanto dos Stark.

Mas, por fim, nem suas muralhas de pedra, nem suas fortalezas altas e portões de ferro puderam salvar Winterfell. Em seu auge, poderia ter durado um ano sob cerco pesado. Mas um punhado de nascidos do ferro a capturou à noite, enquanto seu senhor, o Rei do Norte, estava brincando no sul. Minha adaga encerrou seu reinado, e agora a Casa Bolton detém o castelo de nossos antigos inimigos. O lobo gigante já não voa nas ameias sobre mim, nem guarda as portas e cornijas contra mim. Abaixo de mim, milhas de Stark mortos desvanecem nas trevas e obscuridade, até seus rostos se perderem. Alguns nortenhos sussurram que esperam pelo dia em que sua casa se erguerá novamente. Esperarão para sempre.

Aparições

Personagens

Casas Nobres

Religião

Lugares

Eventos

Títulos

Raças

Diversos