FANDOM

Um veneno é uma substância tóxica que perturba as funções próprias do corpo, muitas vezes com efeitos letais.

Veneno é usado em todo o mundo conhecido, porém, é mais prevalente nas Cidades Livres. Na sociedade marcial de Westeros, veneno é considerado com desprezo e considerado uma arma usada apenas por covardes e mulheres; uma exceção é Dorne, cujo príncipe Oberyn Martell era conhecido como Víbora Vermelha por sua propensão a usar veneno. Meistres estudar venenos na Cidadela.

Venenos conhecidos

Quando Pycelle testemunha no julgamento de Tyrion, ele conta vários dos venenos listados acima.[1]

Muitos medicamentos fortes, tais como a essência de Beladona, também pode ser fatal se uma dosagem suficientemente elevada for consumida.

O cranogmanos que vivem no Gargalo usar venenos obtidos a partir dos pântanos circundantes.[2]

Envenenamentos conhecidos

  • Jon Arryn era suspeito de ter sido envenenado. A verdade surgiu durante uma conversa entre a viúva de Arryn Lysa Arryn e Petyr Baelish. Lysa lembrou Baelish que ela atado vinho de seu ex-marido com Lágrimas de Lys, Baelish tendo dito a ela para fazê-lo.[3]
  • Estritamente falando, o rei Robert Baratheon não foi envenenado, mas seu escudeiro Lancel Lannister intencionalmente forneceu-lhe vinho que era muito mais potente do que ele esperava, entorpecendo o juízo durante uma caçada ao perigoso javali. Este foi organizado pela prima de Lancel e a esposa de Robert, a Rainha Cersei Lannister. O plano teve sucesso quando um grande javali apalpou Robert, ferindo-o mortalmente. Dado que Robert era um bêbado bem conhecido, e nenhum "veneno" real foi usado, isso tornou mais difícil suspeitar de jogo sujo.[4]
  • Daenerys Targaryen foi duas vezes alvo de veneno. A primeira ocasião foi quando um wineseller tentou dar-lhe vinho envenenado. Sor Jorah Mormont percebeu o que estava prestes a ocorrer e frustrou a tentativa.[4] A segunda foi organizada pelos Warlocks de Qarth, usando uma manticora escondido em uma esfera de madeira. A criatura foi morta por Sor Barristan Selmy antes que pudesse picar ela.[5]
  • Meistre Cressen tentou envenenar Melisandre durante um brinde. A seu pedido, ambos beberam o vinho no qual ele tinha colocado O Estrangulador. Ele desabou e morreu, mas o veneno não teve nenhum efeito sobre ela.[6]
  • Em Harrenhal, Jaqen H'ghar assassinou Sor Amory Lorch com um dardo mergulhado em wolfsbane.[7]
  • Rei Joffrey I Baratheon foi envenenado em sua festa de casamento com o Estrangulador , que tinha sido posto em sua taça de vinho. Seu tio Tyrion Lannister foi levado a julgamento pelo crime, embora o ato realmente tenha sido orquestrado por Petyr Baelish e Olenna Tyrell.[8]
  • Sor Gregor Clegane foi gravemente ferido em seu duelo com Oberyn Martell. Mais tarde, foi descoberto pelo Grande Meistre Pycelle e Qyburn que, antes do duelo, Oberyn tinha revestido sua lança com veneno de mantícora, fazendo com que os ferimentos de Clegane apodrecessem horrivelmente e deixando-o em agonia terrível.[9]
  • Bronn levou um arranhão no braço de Tyene Sand, que reveste seus dois punhais com um veneno chamado O Longo Adeus. É um hábito, tirado de seu pai Oberyn, que pode fazer um único arranhão letal.[10] De todos os personagens que foram envenenados, ele é o único que está totalmente recuperado do veneno (Gregor Clegane também foi curado, mas não mostra o rosto - aparentemente ele não foi totalmente restaurado para o que ele era).
  • Myrcella Baratheon foi envenenada por Ellaria Sand através de um beijo nos lábios quando ela parte para [[[Porto Real]] com Jaime Lannister e Trystane Martell. Embora ambos os indivíduos sejam envenenados, Tyene Sand é capaz de produzir um antídoto para Ellaria como os sintomas aparecem, enquanto Myrcella morre nos braços de Jaime.[11]

Referências

  1. As Leis de Deuses e Homens
  2. House Reed (Histories & Lore)
  3. Primeiro do Nome Dele
  4. 4,0 4,1 Você Vence ou Você Morre
  5. Valar Dohaeris (episódio)
  6. O Norte se Lembra
  7. Os Deuses Novos e os Velhos
  8. O Leão e a Rosa
  9. A Montanha e a Víbora
  10. O Presente (episódio)
  11. Misericórdia da Mãe

Ver também