FANDOM


"Velha Ama: "Eu conheço uma história sobre um corvo".
Bran Stark: "Eu odeio suas histórias".
Velha Ama: "Eu conheço uma história sobre um menino que odiava histórias".
"
―História da Old Nan[fonte]


A Velha Ama era uma serva idosa em Winterfell, conhecida por contar história.

História

Antes

Velha Ama é uma mulher idosa que vive em ´Winterfell. Ela é uma empregada aposentada da Casa Stark conhecida por suas habilidades de contar histórias. Ela entreteu as crianças de Eddard e Catelyn com histórias ao longo de sua infância. Seu bisneto, Hodor, é um servo leal no castelo.

1ª Temporada

Depois que Catelyn Stark sai para Porto Real, a Velha Ama fica junto à cama de Bran Stark para vê-lo. Ela sugere a história de Duncan e Bran responde que ele odeia suas histórias - ele prefere as assustadoras. Ela responde que ele é um "doce filho do verão" que não sabe nada sobre o medo e diz-lhe que o medo é para o inverno e para a Longa Noite, uma temporada de inverno há mil anos que durou uma geração, na qual eles tinha de enfrentar os Caminhantes Brancos, que chegaram do sul e varreram Westeros. Theon Greyjoy interrompe outra história e diz que ficaria louco se ele fosse deixado sozinho com a Velha Ama.

6ª Temporada

Game-of-thrones-young-hodor

Bran vê a Velha Ama e Hodor em uma visão.

Ela é vista na visão de Bran Stark, impedindo que Hodor, chamado Wylis, pratique com o jovem Benjen Stark, porque Wylis é um empregado e não deve brincar com os nobres. Jon Snow e Sansa Stark relembram mais tarde as tortas de rins que a Velha Ama costumava fazer para eles como crianças.

Durante a frenética vitória de Bran durante a Batalha na Caverna do Corvo de Três Olhos, Nan é visto tentando ajudar Wylis, na garganta da convulsão que, em última instância, roubou de sua mente e deixa-o incapaz de dizer qualquer coisa, exceto "Hodor".

Nos Livros

Nas Crônicas de Gelo e Fogo, Velha Ama é a pessoa mais antiga que vive em Winterfell. Ela chegou a Winterfell para atuar como enfermeira para Brandon Stark, que está inseguro, apenas que sua mãe morreu partindo com ele. Este Brandon Stark acredita ser o irmão de Lord Rickard Stark ou um irmão de seu pai. Ela está aposentada, mas conta histórias e lendas para as crianças Stark. Ela perdeu dois filhos na Rebelião de Robert e seu neto durante a Rebelião Greyjoy, enquanto suas filhas se afastaram e morreram. Sua única família sobrevivente é o bisneto, o gentil e Hodor.

Nos livros, Bran lembra que seu pai, Eddard Stark, disse-lhe que ela é tão velha que ela era chamada de "Velha" Nan, quando Eddard era criança.

Nos livros, é a Velha Ama e não Osha, que interpreta a chegada do Cometa Vermelho para significar o retorno dos dragões.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.