FANDOM

"Valar Morghulis" é o décimo e último episódio da segunda temporada de Game of Thrones. É o vigésimo episódio da série ao todo. Estreou no dia 3 de junho de 2012. O episódio foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Alan Taylor.

ENREDO

Em Porto Real

Depois da decisiva vitória contra Stannis Baratheon na Batalha de Água Negra, o Rei Joffrey Baratheon concede ao seu avô Tywin Lannister o título de “Salvador de Porto Real”. Tywin também é nomeado oficialmente como Mão do Rei. Por ter unido as Casas Tyrell e Lannister, a aliança que permitiu a vitória, o Lorde Petyr Baelish recebe o castelo de Harrenhal. Ser Loras Tyrell pede para o Rei se casar com sua irmã Margaery Tyrell, mas Joffrey diz que está jurado para Sansa Stark. A Rainha Regente Cersei Lannister e o Grande Maester Pycelle convencem Joffrey de que os deuses vão perdoar a quebra do juramento por conta da traição de Eddard Stark. Sansa fica feliz por se livrar do casamento com Joffrey, mas Baelish alerta que ela ainda está em perigo em Porto Real e oferece um plano para levá-la para casa. Lorde Varys trabalha para diminuir o sucesso de Baelish e planeja virar prostituta Ros, sua funcionária, contra ele.

Enquanto isso, Tyrion Lannister acorda com os ferimentos sofridos no atendado contra sua vida durante a Batalha de Água Negra. Com a chegada de Tywin Lannister, ele perdeu seu cargo como Mão do Rei e agora não tem poder e nem aliados além de seu escudeiro Podrick Payne. Lorde Varys informa Tyrion de que a Rainha está por trás da tentativa de assassinato. Varys diz que sabe que Tyrion foi o verdadeiro herói da batalha, mesmo que nenhum reconhecimento oficial seja feito. Tyrion é consolado por Shae, que convida ele para fugir com ela para Pentos. Mas mesmo com sua queda do poder, Tyrion se recusa a deixar Porto Real e diz que finalmente encontrou um papel que ele gosta e desempenha bem.

Em Pedra do Dragão

Em um acesso de raiva por conta de sua inesperada derrota na Batalha de Água Negra, Lorde Stannis Baratheon culpa Melisandre por ter prometido a vitória e tenta estrangular a mulher. Ele só desiste quando Melisandre faz ele compreender seu envolvimento na morte de seu irmão Renly. Melisandre diz que Stannis vai trair tudo que acredita no caminho para ser Rei, mas que no fim tudo valerá a pena. Ela leva Stannis até uma tigela com carvão queimando e os dois observam as chamas. Quando Stannis olha para o fogo, ele tem visões divinas trazidas pelo Senhor da Luz e recupera sua fé em Melisandre.

Nas Terras Ocidentais

Brienne de Tarth segue sua missão de escoltar Jaime Lannister até Porto Real para trocá-lo por Sansa e Arya Stark. Eles encontram os corpos de três mulheres linchadas por soldados Stark, que logo chegam ao local e percebem que o prisioneiro de Brienne é o próprio Regicida. Brienne mata os soldados e vinga as mulheres, que são enterradas por ela. Quando Jaime se mostra surpreso por Brienne ter matado soldados Stark, ela lembra que não serve a Casa Stark e sim Lady Catelyn.

Enquanto isso, Robb Stark revela para sua mãe que está apaixonado por Talisa Maegyr e não vai cumprir o acordo de casamento feito com uma das filhas de Lorde Walder Frey. Mesmo com os avisos de Catelyn de que quebrar essa promessa é um ato irresponsável, Robb se casa com Talisa em segredo.

Em Winterfell

Com Winterfell cercada pelos homens do filho bastardo de Roose Bolton, os homens de Theon Greyjoy encaram a derrota. Theon não aceita o conselho de Maester Luwin de fugir e se juntar a Patrulha da Noite por acreditar que será morto por Jon Snow pela traição. Ele decide lutar até a morte, mas quando chama seus homens para a batalha, é nocauteado por Dagmer. Os homens querem entregar Theon para o exército Bolton em troca de perdão. Maester Luwin tenta interferir e é esfaqueado por Dagmer.

Mais tarde, Bran Stark sai de seu esconderijo e encontra Winterfell saqueada. Ele encontra Luwin perto da morte no Bosque Sagrado. Luwin declara seu amor e lealdade aos Stark e Osha lhe concede uma morte rápida fora do alcance dos olhos de Bran e Rickon. Bran e seu grupo fogem de Winterfell e seguem em direção a Muralha.

Nas proximidades de Harrenhal

Arya, Gendry e Torta Quente fogem de Harrenhal. Eles se surpreendem com a chegada do assassino Jaqen H’ghar, que ajuda na fuga. Jaqen se oferece para levar Arya com ele para Braavos para treiná-la. Arya fica tentada, mas recusa o convite para reencontrar sua família. Antes de partir, Jaqen entrega uma moeda especial e ensina a frase “Valar Morghulis” para Arya usar para encontrá-lo se ela conhecer alguém de Braavos. Antes de partir, Jaqen revela que mudou o seu rosto, uma habilidade dos “Homens Sem Rosto” que ele citou para Arya.

Em Qarth

Ser Jorah Mormont e Kovarro seguem com Daenerys Targaryen para a Casa dos Imortais, lar dos bruxos de Qarth e local onde Pyat Pree mantém os dragões presos. A magia de Pyat Pree deixa Mormont e Kovarro do lado de fora e Daenerys presa dentro da casa. Ela caminha pelo lugar e tem visões da Fortaleza Vermelha destruída pela neve e da Floresta Assombrada. Ela encontra seu falecido marido Khal Drogo e seu filho natimorto Rhaego, ambos aparentemente vivos e saudáveis. Mesmo sem ter certeza se está sonhando, Daenerys parte quando ouve seus dragões. Ela chega a uma câmara com seus dragões acorrentados a um pedestal. Pyat Pree surge e conjura correntes em Daenerys, alegando que vai mantê-la presa pela eternidade. Daenerys ordena que seus dragões cuspam fogo, matando Pyat Pree e destruindo as correntes.

Depois de escapar da Casa dos Imortais – com seus dragões, seus seguidores dothraki restantes e Ser Jorah – Daenerys encontra Xaro Xhoan Daxos dormindo com Doreah. Daenerys percebe que foi ela quem a traiu e manda prender os dois. Ao abrir o cofre de Xaro e encontrá-lo vazio, Daenerys descobre que as histórias da fortuna do homem eram mentirosas. Mesmo com os apelos de Xaros e Doreah, Daenerys ordena que os dois sejam presos dentro do cofre. Daenerys e seus companheiros saqueiam a casa de Xaro para conseguir comprar um navio.

Além da Muralha

Qhorin Meia-Mão, ainda prisioneiro dos selvagens, inicia uma luta contra o também prisioneiro Jon Snow com o objetivo de convencer seus inimigos que Jon mudou de lado. Qhorin obriga Jon a matá-lo ao insultar a memória de Ned Stark e da mão de Jon. Depois que Qhorin é morto, os selvagens libertam Jon e mostram a ele seu imenso exército, com a promessa de que ele vai conhecer o Rei Além da Muralha, o ex-ranger da Patrulha da Noite chamado Mance Rayder.

Enquanto isso, durante uma vigia, Sam, Grenn e Edd ouvem três cornetas soarem, o que indica a aproximação dos Caminhantes Brancos. Os outros fogem e deixam Sam para trás. Sam é cercado por um exército de mortos-vivos e por um Caminhante Branco montado em um cavalo morto. O Caminhante Branco olha para Sam, mas ignora o garoto e ordena que o exército avance. Sam fica isolado de seus companheiros e assiste horrorizado enquanto o exército marcha em direção ao acampamento da Patrulha da Noite no Punho dos Primeiros Homens.

Também no FANDOM

Wiki aleatória