Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"Valar Morghulis" é o décimo e último episódio da segunda temporada de Game of Thrones. É o vigésimo episódio da série ao todo. Estreou no dia 3 de junho de 2012. O episódio foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Alan Taylor.

Sinopse[]

Depois da batalha e ainda convalescendo dos ferimentos, Tyrion é informado das mudanças. Já Theon continua em alerta em Winterfell.

Resumo[]

Em Porto Real[]

Depois da decisiva vitória contra Stannis Baratheon na Batalha da Água Negra, o Rei Joffrey I Baratheon concede ao seu avô, Tywin Lannister, o título de “Salvador de Porto Real”. Tywin também é nomeado oficialmente como Mão do Rei. Por ter unido as Casas Tyrell e Lannister, a aliança que permitiu a vitória, o Lorde Petyr Baelish recebe o castelo de Harrenhal. Sor Loras Tyrell pede para o rei se casar com sua irmã Margaery Tyrell. Joffrey diz que está jurado para Sansa Stark, mas a Rainha Regente Cersei Lannister e o Grande Meistre Pycelle convencem Joffrey de que os deuses vão perdoar a quebra do juramento por conta da traição de Eddard Stark. Sansa fica feliz por se livrar do casamento com Joffrey, mas Baelish alerta que ela ainda está em perigo em Porto Real e oferece um plano para levá-la para casa. Lorde Varys trabalha para diminuir o sucesso de Baelish e planeja virar prostituta Ros, sua funcionária, contra ele.

Enquanto isso, Tyrion Lannister acorda com os ferimentos sofridos no atendado contra sua vida durante a Batalha da Água Negra. Com a chegada de Tywin Lannister, ele perdeu seu cargo como Mão do Rei e agora não tem poder e nem aliados além de seu escudeiro Podrick Payne. Lorde Varys informa Tyrion de que a rainha está por trás da tentativa de assassinato. Varys diz que sabe que Tyrion foi o verdadeiro herói da batalha, mesmo que nenhum reconhecimento oficial seja feito. Tyrion é consolado por Shae, que convida ele para fugirem juntos a Pentos. Mas mesmo com sua queda do poder, Tyrion se recusa a deixar Porto Real e diz que finalmente encontrou um papel que ele gosta e desempenha bem.

Em Pedra do Dragão[]

Em um acesso de raiva por conta de sua inesperada derrota na Batalha da Água Negra, Stannis Baratheon culpa Melisandre por ter prometido a vitória e tenta estrangular a mulher. Ele só desiste quando Melisandre faz ele compreender seu envolvimento na morte de seu irmão Renly. Melisandre diz que Stannis vai trair tudo que acredita no caminho para ser rei, mas que no fim tudo valerá a pena. Ela leva Stannis até um braseiro com carvão queimando e os dois observam as chamas. Quando Stannis olha para o fogo, ele tem visões divinas trazidas pelo Senhor da Luz e recupera sua fé em Melisandre.

Nas Terras Ocidentais[]

Brienne de Tarth segue sua missão de escoltar Jaime Lannister até Porto Real para trocá-lo por Sansa e Arya Stark. Eles encontram os corpos de três mulheres linchadas por soldados Stark, que logo chegam ao local e percebem que o prisioneiro de Brienne é o próprio Regicida. Brienne mata os soldados e vinga as mulheres, que são enterradas por ela. Quando Jaime se mostra surpreso por Brienne ter matado soldados Stark, ela lembra que não serve a Casa Stark e sim Lady Catelyn.

Enquanto isso, Robb Stark revela para sua mãe que está apaixonado por Talisa Maegyr e não vai cumprir o acordo de casamento feito com uma das filhas de Lorde Walder Frey. Mesmo com os avisos de Catelyn de que quebrar essa promessa é um ato irresponsável, Robb se casa com Talisa em segredo.

Em Winterfell[]

Com Winterfell cercada pelos homens do filho bastardo de Roose Bolton, os homens de Theon Greyjoy encaram a derrota. Theon não aceita o conselho de Meistre Luwin de fugir e se juntar a Patrulha da Noite por acreditar que será morto por Jon Snow pela traição a Robb. Ele decide lutar até a morte, mas quando chama seus homens para a batalha, é nocauteado por Dagmer. Os homens querem entregar Theon para o exército Bolton em troca de perdão. Meistre Luwin tenta interferir mas é esfaqueado por Dagmer.

Mais tarde, Bran e Rickon Stark saem de seu esconderijo e encontram Winterfell saqueada. Eles acham Luwin perto da morte no Bosque Sagrado. Luwin declara seu amor e lealdade aos Stark e Osha lhe concede uma morte rápida fora do alcance dos olhos dos pequenos. Bran e seu grupo fogem de Winterfell e seguem em direção a Muralha.

Nas proximidades de Harrenhal[]

Arya, Gendry e Torta Quente fogem de Harrenhal. Eles se surpreendem com a chegada do assassino Jaqen H'ghar, os observando do topo da colina. Jaqen se oferece para levar Arya com ele para Braavos e treiná-la, mas ela recusa o convite para reencontrar sua família. Antes de partir, Jaqen entrega uma moeda especial e ensina a frase “Valar Morghulis” para Arya usar para encontrá-lo se ela conhecer alguém de Braavos. Antes de partir, Jaqen revela que mudou o seu rosto, uma habilidade dos “Homens Sem Rosto” que ele citou para Arya.

Em Qarth[]

Sor Jorah Mormont e Kovarro seguem com Daenerys Targaryen para a Casa dos Imortais, lar dos magos de Qarth e local onde Pyat Pree mantém os dragões presos. A magia de Pyat Pree deixa Mormont e Kovarro do lado de fora e Daenerys presa dentro da casa. Ela caminha pelo lugar e tem visões da Fortaleza Vermelha destruída e da Floresta Assombrada. Ela encontra seu falecido marido Khal Drogo e seu filho natimorto Rhaego, ambos aparentemente vivos e saudáveis. Mesmo sem ter certeza se está sonhando, Daenerys parte quando ouve seus dragões. Ela chega a uma câmara com seus dragões acorrentados a um pedestal. Pyat Pree surge e conjura correntes em Daenerys, alegando que vai mantê-la presa pela eternidade. Daenerys ordena que seus dragões cuspam fogo, matando Pyat Pree e destruindo as correntes.

Depois de escapar da Casa dos Imortais―com seus dragões, seus seguidores Dothraki restantes e Sor Jorah―Daenerys encontra Xaro Xhoan Daxos dormindo com Doreah. Daenerys percebe que foi ela quem a traiu e manda prender os dois. Ao abrir o cofre de Xaro e encontrá-lo vazio, Daenerys descobre que as histórias da fortuna do homem eram mentirosas. Mesmo com os apelos de Xaros e Doreah, Daenerys ordena que os dois sejam presos dentro do cofre e então ela e seus companheiros saqueiam a casa de Xaro para conseguir comprar um navio.

Para lá da Muralha[]

Enquanto Jon Snow era zombado por Ygritte, Qhorin se liberta e o ataca. O Senhor dos Ossos decide deixá-los brigarem e Jon consegue matá-lo. Acreditando que ele enfim decidiu trocar de lado, Jon é solto e vê a distância o acampamento de Mance Rayder.

Enquanto isso, durante suas tarefas, Sam Tarly, Edd Doloroso e Grenn são surpreendidos pelo berrante do Punho dos Primeiros Homens soando três vezes, que significava Caminhantes Brancos. Sam fica para trás enquanto seus amigos fugiam e testemunha o Exército dos Mortos. Um Caminhante Branco olha para ele enquanto marcha para o Punho.

Aparições[]

Artigo principal: Valar Morghulis/Aparições

Primeiras[]

  • Gelmarr (primeira vez identificado)
  • Stygg (primeira vez identificado)
  • Rhaego (primeira vez identificado)
  • Tom


Mortes[]


  • Palla
  • Dancer
  • 13 guerreiros das Ilhas de Ferro
  • 3 mulheres desconhecidas
  • 1 soldado Stark desconhecido

Elenco[]

Elenco
Estrelando também
  • Jason Momoa como Khal Drogo


Convidados
Não-creditados
  • Peter Theobalds como homem da Patrulha da Noite/criatura
  • Noel Cecil como criatura


Notas do elenco[]

Produção[]

Roteiro[]

O episódio foi escrito pelos produtores David Benioff e D.B. Weiss, seu sexto e último roteiro da temporada, e dirigido por Alan Taylor. O episódio cobre os capítulos Tyrion XV, Sansa VIII, Theon VI, Arya IX, Bran VII, Daenerys IV e Jon VIII de A Fúria dos Reis e o prólogo e os capítulos Jaime I, Tyrion I e Jon I de A Tormenta de Espadas. Como um final da temporada, "Valar Morghulis" é um episódio levemente maior.

Filmagens[]

A torre de Minčeta em Dubrovnik foi usada como a posição da Casa dos Imortais. A cena da luta de espadas entre Jon e Qhorin foi filmada em um penhasco com uma queda de 500 pés. Foi uma filmagem de dois dias, e eles estavam afundando tanto na neve que os deixaram ambos exaustos. A sequência final da câmera mostrando os Caminhantes Brancos e seu exército de centenas de criaturas deveria ser filmada na Islândia em novembro de 2011. No entanto, os produtores não ficaram felizes com os trajes dos Caminhantes Brancos da primeira temporada, e eles queria redesenhá-los para sua revelação completa no final da segunda temporada. Isso significou que a cena final teve que ser refeita em um estúdio de som em Londres. As mudanças de design demoraram tanto que, quando terminaram, o diretor Alan Taylor teve que sair para trabalhar em Thor: The Dark World e não estava disponível para as refilmagens. Como era principalmente uma sequência de efeitos especiais sendo produzida pelo estúdio de efeitos especiais da série de TV Pixomondo, as refilmagens do palco sonoro foram finalmente dirigidas pelo supervisor de efeitos visuais da Pixomondo, Rainer Gombos.

Diferenças dos livros[]

Artigo principal: Diferenças entre os livros e série de TV - Game of Thrones/Segunda Temporada

Este episódio adapta os seguintes capítulos de A Fúria dos Reis:

  • Capítulo 18, Sansa II
  • Capítulo 47, Arya IX
  • Capítulo 48, Daenerys IV
  • Capítulo 63, Daenerys V
  • Capítulo 65, Sansa VIII
  • Capítulo 66, Theon VI
  • Capítulo 67, Tyrion XV
  • Capítulo 68, Jon VIII
  • Capítulo 69, Bran VII

Este episódio também adapta trechos de A Tormenta de Espadas:

  • Prólogo
  • Capítulo 1, Jaime I
  • Capítulo 7, Jon I
  • Capítulo 14, Catelyn II

E também adapta outros trechos de A Tormenta de Espadas:

  • Capítulo 20, Fedor II: Homens de ferro se rendem a Ramsay após um deles silenciarem seus comandante.
  • Capítulo 46, O Fantasma de Winterfell: Um berrante é soprado fora de Winterfell. Theon tem certeza que Jon Snow o mataria se fosse a Castelo Negro.

Recepção[]

Audiência[]

Em sua transmissão original em 3 de junho de 2012, o episódio recebeu 4,20 milhões de telespectadores, se tornando o episódio mais assistido da série até a terceira temporada ir ao ar. No Reino Unido, o episódio foi visto por 0.973 milhão de pessoas, tornando-se a transmissão a mais assistida da semana.

Resposta da crítica[]

"Valar Morghulis" recebeu críticas altamente positivas. Rotten Tomatoes, um agregador de análises, pesquisou 13 críticas do episódio e julgou que 92% delas foram positivas. O consenso crítico do site diz que "a escrita inteligente, alguns desenvolvimentos de enredo surpreendentes e uma cena final sinistra fazem de 'Valar Morghulis' uma conclusão satisfatória para uma temporada estelar". Matt Fowler da IGN classificou o episódio 9 de 10. David Sims, do The AV Club, deu ao episódio uma nota "A".

Premiações[]

Ano Prêmio Categoria Nomeações Resultado
2012 Primetime Creative Arts Emmy Awards Maquiagem Prostética Destaque em uma Série, Minisséria, Filme, ou Especial Paul Engelen, Conor O'Sullivan, e Rob Trenton Nomeado
Outstanding Special Visual Effects Rainer Gombos, Juri Stanossek, Sven Martin, Steve Kullback, Jan Fiedler, Chris Stenner, Tobias Mannewitz, Thilo Ewers, e Adam Chazen Venceu
2013 Golden Reel Awards Melhor Edição de Som – Diálogo de Forma Longa e ADR em Televisão Venceu
Melhor Edição de Som – Efeitos de Som de Forma Longa em Televisão Venceu
Visual Effects Society Efeitos Visuais Destaque em um Programa de Transmissão Rainer Gombos, Steve Kullback, Sven Martin, e Juri Stanossek Venceu

Curiosidades[]

  • O título do episódio refere-se a frase dita por Jaqen H'ghar a Arya Stark, "Valar Morghulis", que significa "todos os homens devem morrer" em Alto Valiriano. Geralmente usado como cumprimento em Braavos e em outros lugares de Essos, é respondida com "Valar Dohaeris", "todos os homens devem servir" em Alto Valiriano.
  • Este episódio marca a última referência as tribos das colinas do Vale de Arryn, com Varys citando que eles foram pagos por Tywin Lannister e mandados embora da capital.
  • Este episódio é 10 minutos mais longo que o padrão anterior da série.
  • Os produtores David Benioff e D.B. Weiss decidiram brincar com Alfie Allen, que interpreta Theon Greyjoy. Eles deram um roteiro falso para ele onde Theon seria morto por Bran, Rickon e Osha. Eles então perguntaram se ele estaria disposto a volta como uma criatura, mas observaram que ele teria que interpretar uma criatura nu. Mais tarde eles revelaram que era tudo uma brincadeira e que Theon não morreria em Winterfell.
  • Robb Stark e Talisa Maegyr se casam perante um Septão, fazendo os juramentos comuns de um casamento da Fé dos Sete. Robb no entanto é um nortenho que segue os Deuses Antigos da Floresta. Bryan Cogman explicou que, apesar de ser realmente um fiel dos Deuses Antigos, Robb também foi criado por sua mãe em Winterfell que seguia os Novos Deuses de forma que ele também fora exposto aos Novos Deuses. Ele também explica que ambos queriam casar rápido e um Septão foi mais facilmente encontrado tão ao sul de Westeros.

Galeria[]

Links externos[]

v  d  e
Episódios de Game of Thrones
Advertisement