Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"Valar Dohaeris" é o primeiro episódio da terceira temporada de Game of Thrones. É o vigésimo primeiro episódio da série ao todo. Estreou em 31 de março de 2013. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Daniel Minahan.

Sinopse[]

Jon é testado por um bárbaro, enquanto Tyrion exige recompensa. Cersei organiza um jantar para a família real, e Daenerys busca novos ares.

Resumo[]

Para lá da Muralha[]

Os Caminhantes Brancos atacam a Patrulha da Noite e restam poucos sobreviventes. Durante a nevasca que se segue, Samwell Tarly é atacado por uma criatura, mas é salvo pelo lobo gigante Fantasma e pelo Senhor Comandante Jeor Mormont. Ele critica Samwell por ter falhado em enviar corvos para Castelo Negro para alertar sobre o exército e ordena que os sobreviventes voltem para a Muralha.

Jon Snow segue como prisioneiro de Ygritte e dos selvagens. Ele chega a um acampamento selvagem e é escoltado até a presença de Mance Rayder. Ao entrar na tenda, Jon se confunde e acha que Tormund Terror dos Gigantes é o Rei para lá da Muralha, mas Mance se revela e questiona os motivos para Jon desertar da Patrulha da Noite. Jon ganha a confiança de Mance ao falar sobre o desgosto que sentiu quando descobriu que Craster entregava seus filhos para os Caminhantes Brancos e que o Senhor Comandante sabia disso e não fez nada. Jon diz que escolheu lutar ao lado dos vivos.

Em Porto Real[]

O recém-nomeado cavaleiro Sor Bronn volta a trabalhar para Tyrion Lannister, mas agora por um preço muito mais alto. Tyrion está assustado desde a Batalha da Água Negra e tem ficado recluso desde a chegada de seu pai, Tywin Lannister, que recebeu toda a glória pela vitória contra as forças de Stannis Baratheon. Cersei visita Tyrion e pergunta o que ele vai dizer ao pai deles. Tyrion se encontra com Tywin, que foi recém-nomeado como Mão do Rei. Ele reluta, mas aceita reconhecer os feitos de Tyrion durante a Batalha da Água Negra. Porém, quando Tyrion pede para ser nomeado o herdeiro de Rochedo Casterly, o lar ancestral dos Lannister, sei pai se recusa furiosamente, afirmando que não o deixará transformar o Rochedo em seu prostíbulo particular. Tywin diz que o Tyrion é uma vergonha, uma penitência que ele precisa pagar e sugere que não acredita que ele seja seu filho legítimo. Enquanto Tyrion se retira, Tywin ameaça enforcar a próxima prostituta que encontrar na cama do filho.

Petyr Baelish se aproxima de Sansa Stark, que continua sendo acompanhada por Shae. Petyr informa que está em negociações para assumir um cargo que vai tirá-lo de Porto Real e se oferece para levá-la embora, mas Sansa precisa manter segredo sobre o plano. Ros é cautelosa ao dizer para Shae cuidar do bem-estar de Sansa, especialmente ao lidar com Lorde Baelish.

O Rei Joffrey I Baratheon e sua prometida, Lady Margaery Tyrell, passeiam em uma caravana pela Baixada das Pulgas. Margaery para e entra em um orfanato para brincar com as crianças. Enquanto isso, Joffrey I se esconde na sua carruagem com a janela fechada. Em um jantar, Joffrey troca insultos com sua mãe, enquanto Margaery e seu irmão Loras Tyrell, demostram completa harmonia.

Na Baía de Água Negra[]

Sor Davos Seaworth fica preso em uma rocha na Baía da Água Negra depois da destruição de seu navio na batalha. Ele é resgatado por um navio que pertence ao seu antigo amigo pirata Salladhor Saan. Davos conta que viu seu filho, Matthos Seaworth, morrer na explosão. Salladhor revela que vai abandonar Stannis Baratheon depois da derrota por não acreditar que as promessas feitas por ele serão cumpridas. O pirata também conta que Stannis está recluso em Pedra do Dragão e que Melisandre está queimando pessoas vivas em nome de R'hllor, sendo a única pessoa com quem Stannis aceita conversar. Davos pede para ser deixado em Pedra do Dragão e planeja matar Melisandre para acabar com a influência dela sobre Stannis. Salladhor concorda em levá-lo lá, mas teme que isso pode significar a morte de Davos.

Em Harrenhal[]

Robb Stark e suas forças chegam a Harrenhal, onde descobrem que Gregor Clegane abandonou o local e matou os prisioneiros. Lorde Roose Bolton mostra simpatia com Lorde Rickard Karstark, que continua em luto e frustrado por Catelyn Stark ter libertado Jaime Lannister. Bolton garante que Jaime será encontrado, pois seu melhor caçador foi enviado atrás dele. Robb encontra um sobrevivente entre os mortos, um homem chamado Qyburn.

Em Pedra do Dragão[]

Davos consegue uma audiência com Stannis e fica surpreso com a indiferença do rei em relação a sua sobrevivência e com a recusa em mandar Melisandre embora. A Sacerdotisa Vermelha sugere que a culpa da derrota é de Davos, que insistiu que ela não participasse da batalha e não usasse magia para influenciar o resultado. Quando Melisandre menciona Matthos, Davos perde a cabeça e tenta atacá-la. Stannis ordena que seus guardas prendam Davos nas masmorras.

Além do Mar Estreito[]

Com seus dragões crescendo rápido, Daenerys Targaryen chega a cidade de Astapor, na Baía dos Escravos. Ela pensa em comprar um exército de renomados soldados escravos eunucos, os Imaculados. Ela e Sor Jorah Mormont assistem a uma brutal demonstração da força dos Imaculados, mas Daenerys fica assustada com o terrível treinamento ao qual eles são submetidos. Ao caminhar por um mercado próximo, um mago disfarçado como uma pequena garota tenta assassinar Daenerys com uma criatura parecida com um escorpião. Ele é detido por Sor Barristan Selmy, que fez parte da Guarda Real do pai de Daenerys, e jura lealdade a ela, apesar da desaprovação de Sor Jorah em aceitá-lo.

Aparições[]

Artigo principal: Valar Dohaeris/Aparições

Primeiras[]

Mortes[]

Elenco[]

Estrelando


Convidados
Não-creditados
  • Omar Youssef como Dothraki
  • Desconhecida como segunda aia de Margaery


Notas do elenco[]

  • 21 de 28 membros principais do elenco aparecem neste episódio.
  • Oona Chaplin e Rose Leslie tiveram ambas seus nomes adicionados no elenco recorrente dos créditos de abertura. Ambas as atrizes eram creditadas como convidadas na segunda temporada.
  • Começando neste episódio, o ator anteriormente creditado como Luke McEwan é creditado agora como Luke Barnes, interpretando o papel de Rast.
  • Rachelle Beinart, Richard Bradshaw, Gary Connery, Rob Cooper, Jamie Edgell, David Forman, Paul Herbert, Othman Ilyassa, Ben Mahoney, Michelle McKeown, Kevin Morgan, Camilla Naprous, Chris Newton, C.C. Smiff, Shane Styne, Mustapha Touki e Youssef Marchouki foram dublês nesse episódio.

Produção[]

Roteiro[]

O episódio foi escrito pelos showrunners David Benioff e D.B. Weiss. Foi baseado principalmente nos primeiros capítulos de A Tormenta de Espadas, o terceiro romance da série As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin. Especificamente, ele adapta material dos capítulos Samwell I, Jon I, Davos I, Davos II, Tyrion I, Daenerys I, Davos III e Daenerys II de A Tormenta de Espadas e do capítulo Daenerys V de A Fúria dos Reis.

Algumas das reviravoltas que abrem o terceiro livro foram usadas no final da temporada anterior (principalmente o casamento de Robb e os Caminhantes Brancos atacando a Patrulha da Noite). Por outro lado, Barristan Selmy salvando Daenerys da manticora foi emprestado de seu último capítulo no segundo livro A Fúria dos Reis.

David J. Peterson, que criou a língua Dothraki na primeira temporada, foi confiado pelos produtores a criar o Valiriano, a língua do destruído império de Valíria. Depois de mergulhar no pano de fundo ficcional, Peterson acabou inventando duas línguas: o alto valiriano, a forma mais antiga que era falada no auge do Império e que em sua forma mais pura ainda existe como linguagem de erudição e refinamento, e a variedade da Baía dos Escravos do Baixo Valiriano, uma versão crioulizada que é falada em dialetos locais ao redor da Baía dos Escravos. A relação entre as duas línguas seria semelhante à do latim clássico e do latim vulgar.

Para traduzir frases em baixo valiriano como as faladas por Kraznys mo Nakloz e Missandei durante o episódio, Peterson primeiro as escrevia em alto valiriano e depois aplicava uma série de mudanças fonológicas, semânticas e gramaticais ao texto.

Seleção de elenco[]

"Valar Dohaeris" apresenta o ator irlandês Ciarán Hinds como o líder dos Selvagens e desertor da Patrulha da Noite, Mance Rayder, um dos últimos papéis da terceira temporada a ser escalado. Os produtores explicaram que escalar Mance foi um grande desafio porque ele era alguém que se tornou "Rei para lá da Muralha" não por direito de nascença, mas por convencer todas as tribos a se unirem sob sua liderança. Eles tiveram que encontrar um ator com o carisma necessário para retratar isso. Incomum para uma produção como Game of Thrones, a primeira cena que Hinds filmou foi a primeira em que seu personagem aparece: o encontro com Jon Snow em sua barraca.

A estreia da temporada também marca a primeira aparição de estrelas convidadas Kristofer Hivju como o selvagem Tormund Terror dos Gigantes, Nathalie Emmanuel como a escrava Missandei e Anton Lesser como o prisioneiro ferido Qyburn. Os três elencos foram anunciados na San Diego Comic-Con em julho de 2012.

Com este episódio, Rose Leslie (Ygritte) e Oona Chaplin (Talisa) são promovidas a regulares da série, após estrelarem a segunda temporada como convidadas. Depois de estar ausente por toda a segunda temporada, Ian McElhinney retorna como Sor Barristan Selmy. O ator Ian Whyte, anteriormente escalado como um Caminhante Branco na primeira temporada, foi reformulado como o enorme Sor Gregor Clegane na segunda e aparece no episódio como o gigante visto no acampamento dos selvagens.

Filmagens[]

A produção continuou a usar os estúdios Paint Hall em Belfast para a maioria das filmagens de interiores. A cena de Daenerys no mar foi filmada no Linen Mill Film & Television Studios em Banbridge, usando o mesmo navio construído para a chegada de Theon em Pyke e usado como navio-chefe de Stannis na segunda temporada. A praia de Downhill Strand retornou como a ilha de Pedra do Dragão.

A antiga cidade de Dubrovnik foi novamente usada para as tomadas externas da capital, Porto Real. Tyrion e Bronn são vistos andando nas famosas muralhas da cidade, e a cena em que Lorde Baelish visita Sansa nas docas foi filmada no antigo porto entre Fort Lovrijenac e os Portões de Pila.

Também repetindo da temporada passada, as cenas para lá da Muralha foram filmadas na Islândia. O acampamento selvagem foi construído em um novo local, em um campo de lava na região do Lago Mývatn no norte, a poucas horas da cidade de Akureyri. A construção do acampamento levou meses de trabalho do departamento de arte e semanas de construção pela equipe local. Embora as cenas nos exteriores da Islândia tenham sido filmadas a 11 graus Celsius negativos, o interior da tenda de Mance foi filmado em um dos estúdios do Paint Hall. As fogueiras que queimavam dentro da tenda deixavam o set muito quente, e os atores sofriam com o calor vestindo peles pesadas projetadas para climas árticos.

Para retratar a cidade escravista de Astapor, a produção usou a cidade marroquina de Essaouira. Os Imaculados são introduzidos nas muralhas da cidade de Skala de la Ville, o bastião marítimo do século XVIII que corre ao longo das falésias do norte, e durante a cena final, quando Barristan se revela, a cidadela construída pelos genoveses junto ao porto pode ser claramente vista.

Dedicação[]

O episódio é dedicado à memória do diretor de fotografia Martin Kenzie, que trabalhou no departamento de fotografia e morreu de câncer enquanto a terceira temporada estava sendo filmada em 16 de julho de 2012.

Diferenças dos livros[]

Artigo principal: Diferenças entre os livros e série de TV - Game of Thrones/Terceira Temporada

Este episódio adapta o seguinte trecho de A Fúria dos Reis:

  • Capítulo 63, Daenerys V: Sor Barristan entra para o serviço de Daenerys após salvá-la de um mago.

Ele também adapta os seguintes capítulos de A Tormenta de Espadas:

  • Prólogo
  • Capítulo 2, Catelyn I: Catelyn continua sob guarda por ter liberado Sor Jaime.
  • Capítulo 4, Tyrion I
  • Capítulo 5, Davos I
  • Capítulo 7, Jon I
  • Capítulo 8, Daenerys I
  • Capítulo 10, Davos II
  • Capítulo 18, Samwell I
  • Capítulo 23, Daenerys II
  • Capítulo 57, Daenerys V: Barristan Selmy revela sua identidade a Daenerys.

E também adapta o seguinte trecho de O Festim dos Corvos:

  • Capítulo 28, Cersei VI: Margaery e o rei visitam partes pobres da cidade, fazendo caridade e interagindo com a plebe. Cersei fica furiosa com isso e relembra o tumulto.

Recepção[]

Audiência[]

A primeira exibição de "Valar Dohaeris" foi vista por 4,4 milhões de telespectadores; o total subiu para 6,7 milhões de espectadores, uma vez que as duas repetições da noite são levadas em conta. Ambas as figuras representaram um recorde de audiência para o show. No Reino Unido, o episódio foi visto por 1,173 milhões de telespectadores na Sky Atlantic, sendo a transmissão de maior audiência do canal naquela semana.

Resposta da crítica[]

O episódio recebeu elogios da crítica. O agregador de resenhas Rotten Tomatoes pesquisou 21 análises do episódio e julgou 100% delas positivas com uma pontuação média de 7,5 em 10. O consenso crítico do site diz que "'Valar Dohaeris' se estende demais tentando reintroduzir uma infinidade de personagens e enredos, mas é fortalecido por suas cenas de duas pessoas brilhantemente atuadas (e três bebês dragões em crescimento) e que a temporada, como o romance em que se baseia, 'demora um pouco para começar', mostrando a todos nós que Game of Thrones voltou em boa forma com dragões, zumbis e gigantes."

O escritor da Forbes.com, Erik Kain, afirmou que sentiu que "Valar Dohaeris" fez "exatamente o que precisava fazer", trazendo os espectadores "de volta ao conflito mais amplo e os vários conflitos de personagens menores e posicionamento pelo poder. realmente não foi movido para a frente, mas nossos pés estão em terreno firme para seguir em frente." No entanto, ele expressou alguma decepção sobre como alguns elementos do episódio diferiam de seu material de origem em relação à reintrodução do personagem Barristan Selmy e a aparente ausência do personagem Belwas, o Forte. Revendo o episódio para o The Guardian, Sarah Hughes sentiu que "Valar Dohaeris" "realmente não parecia uma abertura de temporada" e que a cena de abertura foi "um pouco desorientadora". No entanto, ela gostou das cenas em Porto Real e elogiou o breve desempenho de Stephen Dillane. Comentando sobre o enredo de Daenerys, ela sentiu que seu enredo estava avançando rapidamente. Ela também sentiu que a revelação de Barristan Selmy foi bem tratada; "há certas convenções que funcionam melhor na página do que na tela e o tropo de identidade oculta é uma delas. Ao tirar a revelação do caminho cedo, Benioff e Weiss podem se concentrar na rivalidade potencial entre Barristan e Jorah."

Premiações[]

Ano Prêmio Categoria Nomeações Resultado
2013 Primetime Creative Arts Emmy Awards Direção de Arte Destaque para uma Produção de Câmera Única Gemma Jackson, Frank Walsh, e Tina Jones Nomeado
Maquiagem Protética Destaque para Uma Série, Minissérie, Filme ou Especial Paul Engelen, Conor O'Sullivan, e Rob Trenton Nomeado
Outstanding Special Visual Effects Doug Campbell, Rainer Gombos, Juri Stanossek, Sven Martin, Steve Kullback, Jan Fiedler, Chris Stenner, Tobias Mannewitz, Thilo Ewers, e Adam Chazen Predefinição:Won
Hollywood Post Alliance Awards Efeitos Visuais Destaque – Televisão Joe Bauer e Jabbar Raisani, Jörn Grosshans e Sven Martin, e Doug Campbell Predefinição:Won
2014 ADG Excellence in Production Design Award Série de TV de Uma-Hora de Câmera Única Gemma Jackson Predefinição:Won
American Society of Cinematographers Série Episódica de TV de Uma-Hora Jonathan Freeman Predefinição:Won
Visual Effects Society Efeitos Visuais Destaque em uma Transmissão Steve Kullback, Joe Bauer, Jörn Großhans, Sven Martin Predefinição:Won

Curiosidades[]

  • O título do episódio, Valar Dohaeris, significa "todos os homens devem servir" em Alto Valiriano. Geralmente é usado em resposta a "Valar Morghulis", que por sua vez significa "todos os homens devem morrer".
  • A música dos créditos é uma edição do tema principal presente no lançamento oficial da trilha-sonora, sob o título de "Game of Thrones".
  • Este episódio apresenta um dos casos muito raros, se não a única vez em toda a série, em que Cersei e Bronn aparecem na mesma cena. A razão é que antes de serem escalados, Lena Headey e Jerome Flynn estavam em um relacionamento que terminou em termos tão ruins, que cada um tinha uma cláusula inserida em seus contratos, que eles nunca deveriam compartilhar cenas e deveriam permanecer separados no set.
  • O episódio marca a introdução da língua Baixo Valiriano, falado pelas cidades escravagistas. É uma alteração do Alto Valiriano mais nobre e histórico falado por Daenerys.
  • As cenas de Arya deste episódio foram movidas para o seguinte, "Dark Wings, Dark Words".
  • Este episódio marca a introdução de uma das raças não-humanas da série, gigantes.
  • Quando Cersei vê Tyrion pela primeira vez após a batalha, ela menciona rumores de que ele tinha perdido o nariz, mas ficou apenas com uma cicatriz. Nos livros, Tyrion de fato perde a ponta do nariz, deixando sua aparência mais grotesca aos olhos dos outros personagens.
  • Robb diz que os Lannister estão correndo deles desde a Batalha de Cruzaboi. Esta é a primeira menção a batalha por nome.
  • A nova estratégia que os Lannister estão usando pós-Cruzaboi é chamada de estratégia fabiana na vida real, assim chamada em homenagem ao general romano Fabius Maximus Cunctator. Depois que o general cartaginês Aníbal destruiu o exército romano em Canas em 216 a.C., o Senado romano finalmente percebeu que seria quase impossível derrotar Aníbal em uma batalha em campo. Em vez disso, eles não desperdiçaram recursos em tentativas de batalhar, recuando e assediando as forças de Aníbal para desgastar seus suprimentos.
  • O Guia Interativo da HBO confirma que quando Tywin menciona que "três dos Sete Reinos estão em rebelião aberta" ele se refere ao Norte, Ilhas de Ferro e Terras da Tempestade, provavelmente considerando as Terras Fluviais como uma extensão do Norte já que se ajoelharam a Robb.
    • Neste ponto, grande parte das Terras da Tempestade no entanto se ajoelharam a Joffrey I depois da Batalha da Água Negra, apesar de Stannis continuar vivo e lutando pelo Trono de Ferro.
  • O navio em que Daenerys usa para chegar a Astapor foi na verdade reformulado dos navios de Stannis da segunda temporada. Até este ponto da série, a produção tinha apenas um modelo de navio, já que construí-los em tamanho real era muito caro, e os reformulava várias vezes para reutilizá-lo sem necessariamente parecerem os mesmos navios.

Galeria[]

Links externos[]

v  d  e
Episódios de Game of Thrones
Advertisement