FANDOM


"Sombras não podem viver no escuro, Sor Davos. São escravas da luz, filhas do fogo. E quanto mais clara a chama, mais escura elas são."
Melisandre para Davos Seaworth[fonte]

Uma sombra é um tipo de criatura mágica ou demônio da escuridão, supostamente criado pelo Senhor da Luz. Adoradores e servos do Senhor da Luz os utilizam para realizar missões em seu lugar. Até agora, a única sombra vista foi concebida como uma criança entre Stannis Baratheon e a sacerdotiza vermelha Melisandre para assassinar Renly Baratheon em uma tentativa de reconquistar o Trono de Ferro.

História

2ª Temporada

RenlysDeathS2Ep5

A criatura sombria assassina Renly.

Melisandre e Stannis Baratheon fizeram sexo, com Melisandre prometendo dar a Stannis um filho.[1] Depois da conferência fracassada entre Stannis e Renly, Melisandre revela estar grávida. Ela dá à luz a uma sombra em uma caverna próxima ao acampamento de Renly, enquanto Sor Davos Seaworth assiste horrorizado.[2] A criatura infiltra o acampamento de Renly e mata-o em frente de Catelyn Stark e Brienne de Tarth. Os guarda-costas de Renly culpam Brienne pelo assassinato do rei.[3]

Davos fica tão perturbado pela aparição da criatura sombria que convence Stannis a não levar Melisandre com eles quando sua frota e exército atacassem Porto Real, no caso da vitória ser creditada aos poderes dela em vez de Stannis.[3]

3ª Temporada

Stannis pede que Melisandre produza-lhe outro "filho" para matar Joffrey Baratheon e Robb Stark. Contudo, ela recusa, explicando que a criação de uma sombra drena uma parte da energia do homem, e ela teme que a tentativa de Stannis de gerar outra com ela acabaria o matando.[4] Em vez disso, ela leva Gendry a Pedra do Dragão, visto que ele também tinha sangue real por ser filho de Robert Baratheon, e o usa para o ritual das sanguessugas, que é menos eficaz que as sombras.

Poderes e habilidades

  • Presença sombria: como seu nome sugere, as sombras são seres literalmente obscuros e demoníacos. A escuridão física constantemente irradia delas.
  • Maturidade acelerada: elas envelhecem rapidamente, passando da infância à idade adulta em questão de segundos.
  • Intangibilidade: assim que totalmente desenvolvidas, elas possuem a habilidade de atravessar grades de prisões (de acordo com Melisandre).
  • Imitação de fumaça: elas podem se transformar em nuvens de fumaça para infiltrar campos sem serem detectadas.
  • Invocação de armas: elas podem invocar/formar armas a partir da massa sombria de seus corpos.

Fraquezas

Sombras têm vidas muito curtas, sendo criadas apenas para tarefas designadas. Brienne sugere que as sombras herdam as características físicas do homem que as gerou, já que a sombra que matou Renly Baratheon possuía uma semelhança impressionante ao seu "pai", Stannis.

Bastidores

  • Muitos críticos, e até mesmo o próprio elenco e equipe técnica da série, referem-se às criaturas como "bebês sombras" devido à natureza de sua criação.
    • Em 19 de março de 2016, quando foi anunciado que Carice van Houten e seu namorado, Guy Pearce, estavam esperando um filho juntos, ela tuitou: "Certo, estou pronta para as piadas sobre o bebê sombra."[5]

Nos livros

Referências

  1. "As Terras da Noite"
  2. "Jardim de Ossos"
  3. 3,0 3,1 "O Fantasma de Harrenhal"
  4. "Caminhada da Punição"
  5. Carice van Houten no Twitter, 19 de março de 2016

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.