FANDOM

O Sangueverde é um dos principais rios de Dorne. Em sua foz, localiza-se a Vila Tabueira. Ele recebe este nome devido a sua água verde escura, que são lentas e rasas, com grande fluxo de embarcações. O Rio Vaith e o Scourge se juntam, formando o Sangueverde.[1]

Órfãos do Sangueverde

Eles são descendentes dos Roinares que vieram a Dorne após a Invasão Roinar, mas recusaram-se a continuar seguindo as tradições de seus ancestrais. Vivem em jangadas ao longo do Sangueverde e se dizem órfãos de sua Mãe Roine. Dizem que quando eles chegaram a Dorne, usaram os cascos queimados dos barcos que usaram para atravesar o Mar Estreito para construir suas jangadas.[1]

Os Órfãos navegam suas embarcações à jusante e à montante do rio, pescando, coletando frutas, e fazendo qualquer trabalho necessário. Eles dançam e cantam no rio, e também é dito que têm muito conhecimento nas artes da cura. São capazes de curar verrugas e famosos por terem as melhores parteiras.[2]

Seus barcos são pouco complexos. Tem pinturas por toda a sua extensão e várias figuras esculpidas. Seus tetos são baixos, e a embarcação, larga.[1]

Referências e Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 O Festim dos Corvos, Capítulo 21, A Fazedora de Rainhas
  2. A Dança dos Dragões, Capítulo 14, Tyrion