Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"Mockingbird" é o sétimo episódio da quarta temporada de Game of Thrones. É o trigésimo sétimo episódio da série ao todo. Estreou em 18 de maio de 2014. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Alik Sakharov.

Sinopse[]

Tyrion está de volta à cela, enquanto Daario oferece seus serviços a Dany. Brienne segue uma nova pista, e Clegane faz mais uma vítima.

Resumo[]

Em Porto Real[]

Nas masmorras, Jaime Lannister repreende Tyrion por sua explosão contra o povo de Porto Real que arruinou o acordo feito com seu pai. Tyrion responde furiosamente que o acordo sempre foi o plano de Tywin e que foi bom tirar isso dele. Ele então pede para o irmão ser seu campeão, mas Jaime recusa por conta de seu fraco desempenho com a mão esquerda. Tyrion então pede para Jaime localizar Bronn e pergunta quem Cersei nomeou como campeão.

O campeão dela será Sor Gregor Clegane, a quem Cersei cumprimenta enquanto ele executa vários prisioneiros para treinamento com a espada. Dias depois, Bronn visita Tyrion e informa que Cersei lhe ofereceu um casamento com Lollys Stokeworth, uma mulher bem nascida com a perspectiva de ganhar uma grande herança. Bronn também admite estar com medo das habilidades do Montanha como lutador. Ele avisa que não irá enfrentar Sor Gregor em nome de Tyrion, mas mesmo assim os dois se separam ainda como amigos.

Durante a noite, Oberyn Martell visita Tyrion e relembra quando foi a Rochedo Casterly durante a infância e já havia percebido o ódio que Cersei sentia pelo irmão anão desde que ele nasceu matando sua mãe, Joanna, no parto. Um arrasado Tyrion admite que Cersei “sempre consegue o que deseja”, mas Oberyn afirma que ela não conseguiu realizar o que ele próprio pediu: a vingança pela morte de sua irmã Elia e seus filhos. A Víbora Vermelha então anuncia que pretende buscar sua vingança ao representar Tyrion no julgamento, pois esta é a chance perfeita de enfrentar e matar Sor Gregor.

Em Castelo Negro[]

Jon Snow e seus homens sobreviventes retornam para Castelo Negro. Em uma reunião, ele implora para que Sor Alliser Thorne bloqueie a passagem pela Muralha para evitar que o exército de Mance Rayder atravesse, mas seu pedido é negado.

Em Pedra do Dragão[]

A Rainha Selyse Baratheon visita Melisandre em seus aposentos para discutir os planos de abandonar Pedra do Dragão. Selyse diz que não gostaria que sua filha Shireen partisse com eles, mas a Sacerdotisa Vermelha afirma que o Senhor da Luz precisa que a menina viaje ao lado do grupo e mostra a mãe dela uma visão nas chamas.

Na Estrada do Rei[]

Brienne de Tarth e Podrick Payne param em uma estalagem e são servidos por Torta Quente. Quando Brienne pergunta sobre Sansa Stark, Torta Quente encerra a conversa nervosamente. Na manhã seguinte, o jovem rapaz se aproxima da dupla para falar em particular e conta sobre sua jornada ao lado de Arya Stark, que todos acreditam estar morta, já que ela nunca mais foi vista desde a execução de seu pai. Torta Quente conta que a Irmandade Sem Bandeiras capturou Arya e planejava trocá-la por uma recompensa. Podrick relembra Brienne que Lysa Arryn é a última familiar de Sansa e Arya ainda viva que possui algum dinheiro. Como Correrrio agora é comandada por Lorde Walder Frey, que traiu e assassinou os Stark durante o massacre do Casamento Vermelho, os dois decidem seguir para o Vale de Arryn.

Nas Terras Fluviais[]

Arya e Sandor Clegane continuam a viagem para o leste. No meio do caminho, eles encontram um homem gravemente ferido que o Cão mata por misericórdia. Logo depois, os dois são atacados por uma dupla de foras da lei: Rorge e Dentadas. Dentadas morde o pescoço do Cão, que mata o inimigo. Ele acredita que os dois tentaram matá-lo porque ele insultou o Rei Joffrey I Baratheon, mas Rorge conta que Joffrey foi envenenado no seu casamento e que a recompensa pela cabeça do Cão é pela morte de soldados Lannister. Arya relembra que Rorge já ameaçou estuprá-la e depois de descobrir seu nome, mata o homem ao perfurar seu coração. Mais tarde, quando o Cão tenta costurar o ferimento em seu pescoço, Arya se oferece para cauterizar a ferida, mas o Cão recusa por conta de seu medo de fogo. Ele conta que a pior dor quando Gregor causou as queimaduras em seu rosto ao empurrá-lo contra o fogo foi de saber que ele era o seu próprio irmão e o estava torturando daquela maneira. Arya inste em pelo menos lavar a ferida e Sandor aceita.

Em Meereen[]

Daenerys Targaryen encontra Daario Naharis em seus aposentos. Ele pede que ela faça uso de seus talentos seja como guerreiro ou como amante, e eles acabam fazendo sexo. Pela manhã, Sor Jorah Mormont encontra Daario no momento em que ele deixa o quarto de Daenerys. Ele aconselha Dany sobre confiar em Daario, já que ele traiu e matou os outros capitães dos Segundos Filhos. Ela conta que o mandou junto de seu exército para retomar Yunkai e matar todos os mestres remanescentes por lá. Jorah lembra que se Ned Stark tivesse tomado a mesma atitude quando ele próprio vendeu escravos, ele não estaria ali para aconselhá-la. Daenerys recua e ordena que Jorah diga para Daario levar Hizdahr zo Loraq com ele, para que os mestres de Yunkai pudessem ter uma chance de negociar diplomaticamente.

No Ninho da Águia[]

Quando a neve começa a cair no Ninho da Águia, Sansa constrói uma réplica de Winterfell no gelo. Robin Arryn chega e diz para sua prima que quando eles se casarem, poderão matar seus inimigos na Porta da Lua. Ele tenta fazer uma Porta da Lua na réplica de Winterfell e acidentalmente destrói uma das torres. Quando Sansa critica sua atitude, Robin destrói a réplica e leva um tapa da garota. Pouco depois, Petyr Baelish chega para discutir seus verdadeiros objetivos com Sansa. Ele diz que amava muito Catelyn e que matou Joffrey I para vingá-la. Petyr forçadamente beija Sansa e antes que ela possa empurrá-lo para longe, os dois são vistos por Lysa Arryn.

Lysa chama Sansa e questiona a menina ao lado da Porta da Lua. Ela agarra sua sobrinha, fazendo a garota se ajoelhar ao lado da abertura da Porta e diz que todos os seus inimigos passaram por ali. Petyr chega e pede para que Lysa largasse Sansa com a promessa de que vai mandar a menina embora. Quando Sansa é libertada, Petyr diz que só amou Catelyn verdadeiramente e empurra Lysa pela Porta da Lua para matá-la.

Aparições[]

Artigo principal: Mockingbird/Aparições

Primeiras[]

  • Homem moribundo

Mortes[]

  • Homem moribundo
  • Dentadas
  • Rorge
  • Lady Lysa Arryn
  • Pelo menos 3 homens desconhecidos

Elenco[]


Convidados
Não-creditados
  • Michael Stuart como um oficial da Patrulha da Noite
  • Frédéric André como um Cavaleiro
  • Phelim Kelly como um cliente da estalagem


Notas do elenco[]

Produção[]

Roteiro[]

"Mockingbird" adapta parte do material de A Tormenta de Espadas, capítulos 65, 66 e 80 (Arya XII, Tyrion IX e Sansa VII). Também adapta o capítulo 20 (Brienne IV) de O Festim dos Corvos, bem como o capítulo 2 (Daenerys I) de A Dança dos Dragões. Material adicional vem de Sansa II de A Guerra dos Tronos, Tyrion V de A Tormenta de Espadas e Daenerys VI de A Dança dos Dragões.

Diferenças dos livros[]

Artigo principal: Diferenças entre os livros e série de TV - Game of Thrones/Quarta Temporada

Este episódio adapta os seguintes capítulos de A Tormenta de Espadas:

  • Capítulo 38, Tyrion V: Oberyn conta a Tyrion a história de quando visitou Rochedo Casterly na infância.
  • Capítulo 65, Arya XII
  • Capítulo 66, Tyrion IX
  • Capítulo 74, Arya XIII
  • Capítulo 80, Sansa VII

Este episódio também adapta os seguintes capítulos de O Festim dos Corvos:

  • Capítulo 20, Brienne IV: Brienne e Pod descobrem que uma garota Stark estava viva e viajando com o Cão de Caça.
  • Capítulo 31, Brienne VI: Brienne descobre que Arya está viva e andava com o Cão de Caça.
  • Capítulo 37, Brienne VII: Rorge e Dentadas são mortos.

Este episódio também adapta os seguintes capítulos de A Dança dos Dragões:

  • Capítulo 2, Daenerys I: Daenerys envia Daario para uma missão.
  • Capítulo 31, Melisandre I: Melisandre assume para alguém que ela usa truques para fingir ter certos poderes mágicos e enganar os menos crentes.
  • Capítulo 36, Daenerys VI: Daenerys dorme com Daario.

Recepção[]

Audiência[]

O episódio alcançou uma audiência de 7,20 milhões de espectadores durante sua hora de estreia, estabelecendo um novo recorde. No Reino Unido, o episódio foi visto por 1.639 milhões de telespectadores, tornando-se a transmissão de maior audiência naquela semana. Ele também recebeu 0,095 milhões de espectadores de timeshift.

Resposta da crítica[]

"Mockingbird" recebeu aclamação da crítica. No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, 100% das avaliações de 56 críticos são positivas, com uma classificação média de 9,0/10. O consenso do site diz: "Embora 'Mockingbird' prepare principalmente a mesa para eventos futuros, permanece repleto de ação, suspense, surpresa e emoção humana crua".

Premiações[]

Ano Prêmio Categoria Nomeações Resultado
2014 Hollywood Professional Alliance Grande de Cor Destaque Joe Finley Nomeado
2015 American Society of Cinematographers Conquista Destaque em Cinematografia em uma Série Regular Fabian Wagner Nomeado

Curiosidades[]

  • O título do episódio se refere ao sigilo da Casa Baelish criado por Mindinho: um sabiá.
  • A música dos créditos é uma edição do tema de "Conspiração" e não está presente no lançamento oficial da trilha-sonora da temporada.
  • O ator de Torta Quente, Ben Hawkey, explicou que a equipe queria um pão de lobo gigante perfeito, mas que gastaria muito tempo para fazer um após um até acertarem o pão na forma desejada. Então, eles assaram 70 pães de lobos gigantes diferentes até acharem um certo.
  • O ator Brian Fortune apareceu na primeira temporada como um oficial sem-nome da Patrulha da Noite, mas que tinha as falas de Bowen Marsh nos livros. Inclusive, os produtores disseram para ele que Brian estava interpretando Bowen Marsh. No entanto, esse episódio marca o retorno de Brian Fortune e a confirmação de que na verdade seu personagem era Othell Yarwyck, o Primeiro Construtor da Patrulha da Noite. A Game of Thrones Wiki americana tratou por muitos anos o personagem de Fortune como sendo Bowen Marsh até o lançamento deste episódio.
  • O ator Hafþór Júlíus Björnsson assume de vez o papel de Montanha nesse episódio. Na primeira temporada, ele era interpretado por Conan Stevens, mas devido a sua participação na trilogia de filmes O Hobbit, ele deixou a produção de Game of Thrones. Na segunda temporada, o ator e dublês de Caminhantes Brancos e Gigantes Ian Whyte assumiu o papel temporariamente, até Björnsson se tornar de vez o Montanha de Game of Thrones.
  • Este episódio marca o primeiro assassinato direto de Baelish, apesar de que agora confirma que ele foi o arquiteto da Guerra dos Cinco Reis e manipulou Lysa para matar seu marido antes do início da série, desencadeando todos os eventos até então.
  • A atriz de Lysa, Kate Dickie, de fato tem medo de alturas, o que dificultou a gravação da cena de sua morte, especialmente nas tomadas que pegam ela de baixo para cima. Apesar da queda da Porta da Lua ser computação gráfica, de fato havia uma longa queda até a tela verde que ficava no fundo dela.
  • A cena em que Oberyn visita Tyrion foi a primeira cena que o ator Pedro Pascal gravou para a série.
  • Apesar de Oberyn ser mais velho que Tyrion na série, o ator de Tyrion, Peter Dinklage, é seis anos mais velho que Pedro Pascal.

Galeria[]

Links externos[]

v  d  e
Episódios de Game of Thrones
Advertisement