FANDOM

{

"Sabiá" é o sétimo episódio da quarta temporada de Game of Thrones. É o trigésimo sétimo episódio da série ao todo. Estreou em 18 de maio de 2014. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Alik Sakharov.

Sinopse

Tyrion recebe a ajuda de um aliado inesperado. Daario pede que Dany deixe ele fazer o que faz de melhor. Os avisos de Jon sobre a vulnerabilidade da Muralha são ignorados. Brienne segue uma nova pista na estrada com Pod.

Enredo

Em Porto Real

Nas masmorras, Jaime Lannister repreende Tyrion Lannister por sua explosão contra o povo de Porto Real que arruinou o acordo feito com Tywin Lannister. Tyrion responde furiosamente que o acordo sempre foi o plano de Tywin e que foi bom tirar isso dele. Tyrion pede para o irmão ser seu campeão, mas Jaime recusa por conta de seu fraco desempenho com a mão esquerda. Tyrion então pede para Jaime localizar Bronn e pergunta quem Cersei nomeou como campeão. O campeão dela será Ser Gregor “Montanha” Clegane, a quem Cersei cumprimenta enquanto ele executa vários prisioneiros. Dias depois, Bronn visita Tyrion e informa que Cersei lhe ofereceu um casamento com Lollys Stokeworth, uma mulher bem nascida com a perspectiva de ganhar uma grande herança. Bronn também admite estar com medo das habilidades do Montanha como lutador. Ele avisa que não irá enfrentar o Montanha em nome de Tyrion. Mesmo com Tyrion acreditando que já está morto, os dois se separam ainda como amigos.

Durante a noite, Oberyn Martell visita Tyrion e relembra que visitou os Lannister durante a infância e já havia percebido o ódio que Cersei sentia pelo irmão anão. Um arrasado Tyrion admite que Cersei “sempre consegue o que deseja”, mas Oberyn afirma que ela não conseguiu realizar o que ele próprio pediu: a vingança pela morte de sua irmã Elia e seus filhos. Oberyn então anuncia que pretende buscar sua vingança ao representar Tyrion no julgamento, pois esta é a chance perfeita de enfrentar e matar Ser Gregor.

Em Castelo Negro

Jon Snow e seus homens sobreviventes retornam para Castelo Negro. Em uma reunião, ele implora para que Ser Alliser Thorne bloqueie a passagem pela Muralha para evitar que o exército de Mance Rayder atravesse, mas seu pedido é negado.

Em Pedra do Dragão

A Rainha Selyse Baratheon visita Melisandre em seus aposentos para discutir os planos de abandonar Pedra do Dragão. Selyse diz que não gostaria que sua filha Shireen partisse com eles, mas Melisandre afirma que o Senhor da Luz precisa que a menina viaje ao lado do grupo.

Na Estrada do Rei

Brienne de Tarth e Podrick Payne param em uma estalagem e são servidos por Torta Quente. Quando Brienne pergunta sobre Sansa Stark, Torta Quente encerra a conversa nervosamente. Na manhã seguinte, Torta Quente se aproxima da dupla para falar em particular e conta sobre sua jornada ao lado de Arya Stark, que todos acreditam estar morta, já que ela nunca mais foi vista desde a execução de seu pai. Torta Quente conta que a Irmandade Sem Bandeiras capturou Arya e planejava trocá-la por uma recompensa. Podrick relembra Brienne que Lysa Arryn é a última familiar de Sansa e Arya ainda viva que possui algum dinheiro. Como Correrrio agora é comandada por Lorde Walder Frey, que traiu e assassinou os Stark durante o massacre do Casamento Vermelho, os dois decidem seguir para o Vale.

Nas Terras Fluviais

Arya e Sandor “Cão” Clegane continuam a viagem para o leste. No meio do caminho, eles encontram um homem gravemente ferido que o Cão mata por misericórdia. Logo depois, os dois são atacados por uma dupla de foras da lei chamados Biter e Rorge. Biter morde o pescoço do Cão, que mata o inimigo. O Cão acredita que os dois tentaram mata-lo porque ele insultou o Rei Joffrey Baratheon, mas Rorge conta que Joffrey foi envenenado no seu casamento e que a recompensa pela cabeça do Cão é pela morte de soldados Lannister. Arya relembra que Rorge já ameaçou estupra-la e depois de descobrir seu nome, mata o homem ao perfurar seu coração. Mais tarde, quando o Cão tenta costurar o ferimento em seu pescoço, Arya se oferece para cauterizar a ferida, mas o Cão recusa por conta de seu medo de fogo. Ele conta como seu irmão Gregor causou as queimaduras em seu rosto ao empurrá-lo contra o fogo, enquanto Arya ajuda a costurar o ferimento.

Em Meereen

Daenerys Targaryen encontra Daario Naharis em seus aposentos. Daario pede que ela faça uso de seus talentos seja como guerreiro ou como homem. Daenerys responde com uma ordem para que ele tire a roupa. Pela manhã, Ser Jorah Mormont encontra Daario no momento em que ele deixa o quarto de Daenerys. Jorah aconselha Daenerys sobre confiar em Daario, já que ele traiu e matou os outros capitães dos Segundos Filhos. Daenerys conta que mandou Daario e seu exército para retomar Yunkai e matar todos os mestres remanescentes por lá. Jorah lembra que se Ned Stark tivesse tomado a mesma atitude quando ele próprio vendeu escravos, ele não estaria ali para aconselha-la. Daenerys recua e ordena que Jorah diga para Daario levar Hizdahr zo Loraq com ele, para que os mestres de Yunkai sejam avisados para se submeter às regras dela.

No Ninho da Águia

Quando neve começa a cair no Ninho da Águia, Sansa constrói uma réplica de Winterfell no gelo. Robin Arryn chega e diz para Sansa que quando eles se casarem, poderão matar seus inimigos na Porta da Lua. Ele tenta fazer uma Porta da Lua na réplica de Winterfell e acidentalmente destrói uma das torres. Quando Sansa critica sua atitude, Robin destrói a réplica e leva um tapa da garota. Pouco depois, Petyr Baelish chega para discutir seus verdadeiros objetivos com Sansa. Ele diz que amava muito Catelyn e que matou Joffrey para vinga-la. Petyr beija Sansa e antes que ela possa empurrá-lo para longe, os dois são vistos por Lysa Arryn. Lysa chama Sansa e questiona a menina ao lado da Porta da Lua. Lysa agarra Sansa, faz a garota se ajoelhar ao lado da abertura da Porta e diz que todos os seus inimigos passaram por ali. Petyr chega e diz para Lysa largar Sansa com a promessa de que vai mandar a menina embora. Quando Sansa é libertada, Petyr diz que só amou Catelyn verdadeiramente e empurra Lysa pela Porta da Lua para mata-la.