FANDOM


Richard Madden (Renfrewshire, 18 de junho de 1986) é um ator escocês de cinema, televisão e teatro.Ficou conhecido mundialmente por sua atuação na série Game of Thrones, como Robb Stark. É também conhecido pelo seu papel de Príncipe Kit (ou Príncipe Encantado) em Cinderella, a versão live-action do filme de animação da Disney lançada em 2015.

Biografia

Richard nasceu e cresceu na aldeia de Elderslie na Escócia. Seu pai era um bombeiro e sua mãe uma assistente de sala de aula.[1] Tem duas irmãs, Cara e Lauren.[2] Aos 11 anos de idade, ele entrou na Paisley Arts Centre no curso de teatro para jovens com o objetivo de perder sua tímidez.[1] Ele logo foi escolhido para interpretar o jovem Andy no filme Complicity (2000), seguido por ser escalado no papel de Sebastian na série de televisão Barmy Aunt Boomerang,[3] [4] filmando 6 episódios que foram ao ar entre 1999 e 2000. Ele se formou na Royal Scottish Academy of Music and Drama (RSAMD) em 2007.[3] [4]

Carreira

Enquanto ele estava na RSAMD, Madden trabalhou com algumas companhias de teatro, seguido pela peça Tom Fool no Citizens Theatre, que foi tão bem recebida que eles foram se apresentar em Londres, sendo visto por uma equipe do Globe Theatre.[4] Em seu último ano na RSAMD, ele foi escolhido para interpretar Romeu na produção Romeu e Julieta do Globe Theatre, que depois de Londres, se apresentou em palcos ao ar livre pelo Reino Unido.[4] [5] Em 2009 ele interpretou Dean McKenzie na série da BBC, Hope Springs,[3] seguido pelo papel de Ripley no filme Chatroom (2010). Em 2011, Richard assumiu o papel de Robb Stark na série Game of Thrones, da HBO, uma adaptação da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, escritos por George R. R. Martin. Também em 2011 assumiu o papel de Ashley Greenwick na série britânica Sireis. Ainda nesse ano foi considerado uma das "Estrelas de Amanhã" da revista Screen International.

Em 2012 participou ainda na minissérie Birdsong do canal BBC onde contracenou com Eddie Redmayne e Clémence Poésy. No ano seguinte protagonizou o filme A Promise, uma co-produção francesa e belga que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Em 2014 protagonizou Klondike, a primeira série fictícia do canal Discovery que segue as vidas de dois amigos, Bill Haskell (Madden) e Byron Epstein (Augustus Prew) enquanto procuram ouro em Yukon no final da década de 1890.

Em 2015 estreou o filme Cinderella, uma adaptação live-action do clássico de animação da Disney onde Richard interpreta o papel de Príncipe Encantado. No mesmo ano participou ainda na minissérie Lady Chatterley's Lover da BBC, uma adaptação do romance homónimo de D. H. Lawrence onde interpreta o papel de Oliver Mellows.

Os seus projetos para 2016 incluem Bastille Day, um filme de ação que Richard protagoniza com Idris Elba e a minissérie Medici: Masters of Florence onde interpreta o papel de Cosimo.

Vida Pessoal

Madden está em um relacionamento com a atriz Jenna Coleman desde o final de 2011.

Filmografia

Ano Título Papel Notas

1999-2000 Barmy Aunt Boomerang Sebastian Simpkins Série de televisão
2000 Complicity Jovem Adam
2002 Taggart Christie Série de televisão

1 episódio

2009 Hope Springs Dean McKenzie Série de televisão
2010 Chatroom Ripley
Worried About the Boy Kirk Brandon Filme para a televisão
2011 Game of Thrones Robb Stark Série de televisão

Elenco principal
21 episódios (2011-2013)

Sirens Ashley Greenwick Série de televisão
Strays Ellliot Curta-metragem
2012 Birdsong Capitain Weir Minissérie
2013 A Promise Friedrich Zeitz Filme
2014 Klondike Bill Haskell Série de televisão
2015 Cinderella Príncipe Kit Filme
Plan B Shane Curta-metragem
Lady Chatterley's Lover Oliver Mellors Filme para a televisão
2016 Bastille Day Michael Mason Filme
Medici: Masters of Florence Cosimo Minisséri

Fonte: https://www.facebook.com/WorkCraft-1411359232494723/

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória