FANDOM

A Rebelião de Robert, também conhecida como A Guerra do Usurpador, foi uma das últimas grandes guerras entre as Grandes Casas de Westeros e ocorreu aproximadamente 17 anos antes to início de Game of Thrones. Sua duração foi por volta de 1 ano; 2, se considerado o Assalto à Pedra do Dragão como o evento final da guerra.[1] A guerra começou logo após a execução do Senhor Rickard Stark e de Brandon Stark pelo Rei Louco. O conflito resultou na queda da Casa Targaryen e na morte da grande maioria dos seus membros. A Casa Baratheon se tornou a nova casa real quando a guerra se concluiu.

HistóriaEditar

Robert's Rebellion Title Sequence.png

A sequência de abertura demonstra artisticamente o dragão Targaryen caindo perante o veado Baratheon, lobo-gigante Stat e o Leão Lannister.

Aerys Targaryen, o Segundo, era o Rei dos Sete Reinos e o último membro da família Targaryen à se sentar no Trono de Ferro. Ele foi apelidade de O Rei Louco porque em seu reinado tornou-se cada vez mais errático e assassino. Consequentemente, tensões entre a Casa Targaryen e outras das Grandes Casas começaram a surgir. A precipitação brutal do Príncipe Rhaegar ao raptar Lyanna Stark de Winterfell foi o que tornou o reino dos Targaryen insustentável e desencadeou a rebelião de muitas casas.[2][3]

Lyanna era uma mulher nobre muito proeminente como filha de Rickard Stark, Protetor do Norte. Ela era também prometida à Robert Baratheon. Robert servia à Aerys como Senhor Supremo das Terras da Tempestade até sua abdução. A partir daí, as Casas Stark e Baratheon foram as primeiras à protestas contra as ações de Rhaegar.[4][5] Brandon Stark demandou justiça da parte de Aerys em pessoa. Aerys então mandou prendê-lo por traição e depois ofereceu a chance de seu pai Rickard resgatá-lo por um preço. Assim sendo, Aerys convocou Rickard à corte e quando ele chegou, pública e brutamelmnte mandou executar tanto o pai como o filho.[6][7] O assassinato brutal de Brandon e Rickard acabou gerando simpatia ao apoio aos rebeldes e então muitas outras casas se juntaram à causa.[2]
Arquivo:Jamie Stabs Aerys.png

Jon Arryn, o Defensor do Vale, Protetor do Leste era um nobre respeitado. Tanto o segundo filho de Rickard, Eddard Stark como Robert, cresceram juntos na casa Arryn e os três acabaram se tornando amigos muito próximos.[8] Quando Aerys demandou que Eddard fosse entregue à Justiça Real, o Senhor Jon recusou e declarou sua revolta. A partir daí, os rebeldes forjaram uma aliança com a Casa Tully através de casamentos, com Eddard casando-se com Cately Tully e Jon casando-se com a jovem Lysa Tully.[4][8]

Stannis Baratheon lutou pelo seu irmão mais velho Robert no decorrer da guerra. Aerys usou seus aliados na Casa Tyrell para um cerco à Stannis em Ponta Tempestade por muito do tempo decorrido da guerra. As forças de Stannis foram salvas da morte pela fome pelo contrabandista Davos Seaworth, que levou um navio carregado de peixes e cebolas ao castelo.[9][10]

Rhaegar morreu lutando na Batalha do Tridente, assasinado por Robert.[4] O local de sua morte é hoje chamado de Vau Rubi pois acredita-se que partes de rubis que se despedaçaram de sua armadura se espalharam pela região.[11]

A mulher de Rhaegar, Elia da Casa Martell foi mantida viva em Porto Real para assegurar a lealdade dos Martell ao longo do conflito.[12] Aerys então foi traído por seus aliádos na Casa Lannister.[2] He foi assasinado por um membro da Guarda Real, Ser Jaime Lannister. Suas últimas palavras foram "Queime todos eles."[13] Os portões de Porto Real foram então pelos exércitos dos Lannister e eles saquearam a cidade. Durante o saque, Elia fora estuprada e morta por Ser Gregor Clegane. Seus filhos também foram mortos por ele.[12]
TowerofJoy.png

Robert reivindicou o Trono de Ferro porque ele que começou a guerra e foi quem matou o Príncipe Rhaegar.[3] Robert também era o únicos dos líderes rebeldes que tinham algum tipo de ligação por sangue aos Targaryens, sendo relacionado à eles pelos laços da parte de sua mãe.[4] Os outros líderes da rebelião recusaram o trono. Robert ficou devastado com a morte de Lyanna, mas casou-se com Cersei Lannister como uma mostra de sua gratitue à seu pai ter se juntado aos rebeldes no decorrer da guerra e entregar Porto Real à ele.[14] Tywin continuou como Lorde Supremo das Terras Ocidentais. Robert nomeou Jon Arryn como sua Mão enquanto que Eddard ficou com o título de seu pai como Protetor do Norte.[4] As casas Tyrell, Martell e Greyjoy juraram fidelidade à Robert para retomarem suas posições anteriores à guerras, e assim mantendo os Sete Reinos sobre uma mesma casa real.

A Rainha Rhaella fugiu para o assento ancestral dos Targaryen na ilha da Pedra do Dragão. Ela estava grávida e fugiu acompanhada de seu filho Viserys. Rhaella morreu logo após dar a luz à Daenerys Targaryen. As crianças foram exiladas e levadas ao exílio nas Cidades Livres por retentores reais.[15][16] Stannis conquistou Pedra do Dragão e foi nomeado Senhor da Pedra do Dragão.[17]

Um detalhe desconhecido por muitos, após os acontecimentos do Assalto à Torre da Alegria, Eddard descobriu que Rhaegar teve um outro filho, Jon Snow, com a sua irmã Lyanna. Eddard criou a criança entre seus filhos como um bastardor para poupá-lo da ira de Robert Baratheon.

Nos Livros Editar

Referências Editar

  1. "A Estrada Real"
  2. 2,0 2,1 2,2 HBO viewers guide, appendices, Robert's Rebellion entry
  3. 3,0 3,1 HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Targaryen - Rhaegar Targaryen entry
  4. 4,0 4,1 4,2 4,3 4,4 "O Inverno está Chegando"
  5. HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Baratheon of King's Landing - Robert Baratheon entry
  6. HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Targaryen - Aerys II Targaryen entry
  7. "Aleijados, Bastardos e Coisas Quebradas"
  8. 8,0 8,1 HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Arryn - Jon Arryn entry
  9. "Jardim de Ossos"
  10. HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Baratheon of Dragonstone - Davos Seaworth entry
  11. "A Estrada Real"
  12. 12,0 12,1 HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Targaryen - Elia Targaryen entry
  13. "Lorde Snow"
  14. "Lorde Snow"
  15. HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Targaryen - Viserys Targaryen entry
  16. HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Targaryen - Rhaella Targaryen entry
  17. HBO viewers guide, season 2 guide to houses, House Baratheon of Dragonstone - Stannis Baratheon entry

Também no FANDOM

Wiki aleatória