FANDOM


A Rebelião Reyne-Tarbeck foi um levante nas Terras Ocidentais. As Casas Reyne e Tarbeck se ergueram contra seus suseranos Lannister ao perceber a fraqueza do Lorde de Rochedo Casterly, Tytos Lannister.

Antecedentes

Uma conjuntura de fatores levou à Rebelião Reyne-Tarbeck. A fraqueza e liderança ineficaz de Lorde Tytos foi o fator-chave, mas as ambições de Lady Ellyn Reyne de Castamere foram outra razão que causaram a escalada ao conflito.

Ellyn era uma mulher ambiciosa e impiedosa que não desejava apenas se casar com um rico membro da Casa Lannister, mas também fazer de si mesma a Senhora do Rochedo. Seu pai com sucesso arranjou um casamento para ela com o herdeiro de Rochedo Casterly, Tywald Lannister. Contudo, tanto o prometido quanto o pai de Ellyn foram mortos no Levante Peake de 233. Ellyn não permitiu que seu "pesar" impedissem seu objetivo, e ela seduziu o novo herdeiro, Tion Lannister, a despeito de ele ser prometido à filha de Lorde Rowan. Lorde Gerold Lannister se opôs ao perceber a frieza com que Ellyn superara as mortes de seu noivo e pai, mas já era um idoso enfraquecido pela perda de sua esposa, e foi incapaz de impedir os desejos de filho.

Lady Ellyn então se casou com Tion Lannister, agora herdeiro de Rochedo Casterly. Com Lorde Gerold duas vezes viúvo e se recusando a casar outra vez, Ellyn se tornou Senhora de Rochedo Casterly em tudo menos no nome. Ela se tornou uma rival da esposa de Tytos Lannister, Jeyne Marbrand. Enquanto seu sogro se retirava cada vez mais para seus livros e aposentos de dormir, Ellyn mantinha uma corte esplêndida com bailes e torneios. A corte era repleta de músicos, artistas e pantomimeiros. Ela também se utilizou de sua nova posição para dar poder à sua Casa. Seus irmãos Roger e Raynard Reyne eram vistos ao lado de Ellyn e ela os honrou com cargos e terras. Fez o mesmo com seus primos, tios e outros parentes.

Os sonhos de Ellyn se despedaçaram devido à Quarta Rebelião Blackfyre, quando seu marido, Tion, morreu na Batalha da Ponte Guaquevai. Como ela não tivera filhos, o terceiro filho de Lorde Gerold tornou-se o herdeiro. O Reinado dos Reyne acabara, e os irmãos de Ellyn e demais parentes foram afastados de Rochedo Casterly.

Ellyn permaneceu no Rochedo, mas sua influência logo diminuiu, enquanto a de sua cunhada, Jeyne, crescia. A rivalidade entre as duas cresceu exponencialmente, chegando ao clímax quando, segundo boatos, Ellyn tentou seduzir Tytos para sua cama a fim de usurpar o lugar de Jeyne em 239.

Lorde Gerold Lannister por fim decidiu se livrar de Ellyn Reyne, casando-a com Lorde Walderan Tarbeck, um viúvo de cinquenta e cinco anos vindo de uma casa empobrecida. A rivalidade entre Ellyn e Jeyne não terminou aí, contudo, apenas cresceu. A mulher que provara ser estéril com Tion se mostrou mais fértil com Walderan, presenteando-o com duas filhas e um filho, enquanto Jeyne Marbrand também dava herdeiros a Tytos. O bobo de Lorde Gerold, Sapo, apelidou esse período de Guerra dos Úteros.

Quando Tytos Lannister finalmente se tornou Lorde de Rochedo Casterly e Protetor do Oeste, logo se mostrou fraco e indeciso, sem estômago para a guerra ou conflito. Ele ria dos insultos que lhe faziam ao invés de enfrentar os inimigos. Muitos usaram dessa fraqueza para tomar vantagem, pedindo empréstimos ao Rochedo e não pagando as dívidas. Quando viam que Tytos não as cobrava, muitos mais vieram pedir empréstimos. O poder da Casa Lannister se esvaneceu e o das casas vizinhas cresceu, sendo a mais proeminente a Casa Reyne, que se tornou cada vez mais poderosa e influênte nesse período. A própria Ellyn pediu várias somas a Lorde Tytos e as usou para reformar Solar Tarbeck, restaurando-o de forma a rivalizar com qualquer outro castelo no Oeste.

Durante a Guerra dos Reis de Nove Moedas, Lorde Tytos respondeu ao chamado do Rei Jaehaerys II Targaryen e enviou dez mil ocidentais sob a liderança de seu irmão mais jovem, Sor Jason Lannister (que pereceu na guerra) para lutar nos Degraus.

Seu filho e herdeiro, Tywin Lannister, que servira como copeiro do Rei Aegon V Targaryen, participou da guerra e foi tornado cavaleiro. Ao retornar endurecido da guerra na companhia de seus irmãos, Sor Kevan e Tygget, decidiu restaurar a supremacia da Casa Lannister no Oeste.

Tywin começou exigindo que pagassem o ouro que havia sido emprestado, e os que não pudessem deveriam enviar reféns ao Rochedo Casterly até a dívida ser paga. Seus chamados coletores eram um grupo de quinhentos cavaleiros veteranos da Guerra dos Reis de Nove Moedas liderados por Sor Kevan. Muitos obedeceram a Tywin, mas não o novo Lorde Roger Reyne, chamado de Leão Vermelho, que disse aos seus aliados que não deveriam obedecer também.

Lorde Walderan Tarbeck escolheu um caminho diferente. Ele cavalgou ao Rochedo para confrontar Lorde Tytos, confiante de que poderia intimidá-lo a anular os decretos do filho. Para seu azar, Tytos não estava presente e sim Tywin, que aprisionou Lorde Walderan por deslealdade.

Lady Ellyn Tarbeck, por sua vez, aprisionou três Lannister - dois eram Lannister de Lannisporto e o outro Stafford Lannister, cuja irmã era Joanna Lannister, prometida de Tywin - e jurou que só os libertaria ilesos se tivesse seu marido de volta. Tywin sugeriu a Tytos que enviasse Lorde Walderan em três pedaços, mas o pai se recusou e devolveu o lorde intacto, perdoando suas dívidas. Tytos tentou fazer a paz novamente com os Reyne e os Tarbeck, mas Tywin estava decidido a acabar com esses vassalos insubmissos.

Confronto

Em 261, Tywin enviou uma mensagem à Casa Reyne e à Casa Tarbeck exigindo sua presença em Rochedo Casterly para responder por seus crimes. Ao invés disso, as duas Casas se recusaram a obedecer (como Tywin sabia que o fariam) e o desafiaram, erguendo-se em revolta e renunciando à sua vassalagem com a Casa Lannister.

Tywin não buscou a autorização do pai e nem o informou, apenas liderou as forças Lannister contra os vassalos rebeldes.

A Casa Tarbeck foi a primeira a cair diante de sua ira quando o exército Lannister caiu sobre os Tarbeck tão rapidamente que eles não puderam sequer reunir seus aliados. Tolamente, Lorde Walderan cavalgou para enfrentar Tywin com sua pequena tropa e foi vencido na batalha sangrenta que se seguiu. Os Tarbeck foram massacrados e tiveram as cabeças decepadas, incluindo Lorde Walderan, seus filhos, parentes, maridos e suas filhas e qualquer homem que portava seu brasão. O exército Lannister marchou para Solar Tarbeck com as cabeças de Lorde Walderan e seus parentes empaladas em lanças na vanguarda.

Ellyn Tarbeck fechou seus portões e enviou corvos pedindo a ajuda de seus irmãos em Castamere, contando que suas muralhas a defenderiam até a chegada deles. Contudo, as máquinas de cerco quebraram as muralhas de Solar Tarbeck em menos de um dia, soterrando a própria Ellyn e seu filho. Depois disso, toda a resistência acabou e Tywin ordenou que o castelo fosse passado na tocha. As chamas arderam por um dia e uma noite, e nada restou de Solar Tarbeck além de uma casca vazia.

O Leão Vermelho e um pequeno exército de dois mil homens (tudo o que ele pode reunir em tão pouco tempo) chegaram a tempo de testemunhar o Solar Tarbeck em chamas. Achando que a surpresa poderia vencer o dia para ele, Lorde Roger comandou suas forças para atacar o exército Lannister. Depois do choque, os Lannister se recuperaram e, em maior número, rechaçaram os inimigos. Lorde Reyne foi forçado a se retirar e acabou atingido nas costas por um dardo. Ele cavalgou para longe e logo teve de ser carregado para Castamere onde o irmão Reynard assumiu o comando das forças Reyne.

Castamere era um desafio maior do que Solar Tarbeck, sendo a maior parte da fortaleza subterrânea, composta por minas abandonadas. Reynard fugiu com seu pessoal para os subterrâneos pensando que poderia resistir ali, e enviou homens a Tywin querendo negociar. Ao invés disso, Tywin mandou que selassem as entradas das minas com pedra e terra e represou e desviou um lago próximo para dentro delas, inundando-as. Alguns soldados relataram ouvir gritos e choro, mas logo as minas subterrâneas estavam em silêncio. O castelo no alto também foi passado na tocha.

Desfecho

Ao fim da campanha, ambas as Casas rebeldes haviam sido completamente obliteradas e tiveram seus castelos destruídos. Tywin manteve as ruínas de Solar Tarbeck e Castamere como um aviso mudo aos que tentassem desafiar o poder de Rochedo Casterly e sua fama nesse episódio foi a principal responsável por elevá-lo ao cargo de Mão do Rei de Aerys II Targaryen.

A extinção dos Reyne foi imortalizada na canção "As Chuvas de Castamere".

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.