FANDOM

House-Meistres-Main-Shield
House-Lannister-Main-Shield

Qyburn é um personagem recorrente na terceira, quarta, quinta, sexta e sétima temporadas. Ele é retratado por Anton Lesser e estreia em "Valar Dohaeris". Ele é um ex-meistre antiético que foi expulso da ordem por conduzir experimentações humanas ilegais. Depois de entrar no serviço de Cersei Lannister, ele se torna o substituto de Varys como Mestre dos Sussurros no Pequeno Conselho. Depois que Cersei foi coroada como Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, tornou-se Mão da Rainha.

Biografia

Expulsão de Qyburn

Qyburn é expulso da Cidadela.

Qyburn é um antigo meistre da Cidadela. Ele foi despojado de sua corrente pelos Arquimeistres por se engajar na experimentação humana proibida: descobriu-se que ele tinha feito vivissecação em seres humanos em sua busca por conhecimento médico. Qyburn manteve a crença de que a morte de alguns homens era justificável se levasse a descobertas médicas que salvariam a vida de muitos mais.

Enquanto suas experiências antiéticas levaram a ser vilipendiado, também o tornaram um dos mais talentosos curandeiros de Westeros.

Temporada 3

Por razões desconhecidas, Qyburn acabou entre os prisioneiros do Norte e Terras Fluviais em Harrenhal quando Sor Gregor Clegane abandona o castelo e tem todos os cativos colocados à espada. Qyburn, no entanto, sobrevive à lesão em sua garganta e desperta quando o castelo é tomado pelo exército do Norte. Depois que ele acorda, ele se identifica com Robb Stark enquanto Talisa Stark atende a sua ferida.[1]

Depois que Robb deixa Harrenhal, Qyburn fica para trás, servindo sob Lorde Roose Bolton. Ele tende para o braço gravemente infectado de Sor Jaime Lannister, o resultado de Locke cortar sua mão direita. Durante este tempo, Jaime percebe que Qyburn não é um Meistre porque ele não está usando a corrente de meistre. Qyburn reconhece isso, explicando que ele foi despojado de sua corrente pela Cidadela e expulso da Ordem dos Meistres por conduzir experimentos que eles achavam que eram "ousados" demais. Qyburn inicialmente pretende amputar parte do braço de Jaime, mas Jaime lhe pede que não, ameaçando até matá-lo. Qyburn concorda em vez recorre à remoção da carne infectada, advertindo que o processo será doloroso e provavelmente exigira leite de papoula, mas Jaime, preocupando-se que Qyburn ainda pode amputar seu braço, se recusa. Qyburn tira o braço de Jaime para a cadeira e começa o procedimento doloroso.[2]

Jaime e Qyburn S3

Qyburn cuidando dos ferimentos de Jaime Lannister

Qyburn se voluntária para se juntar ao grupo que escoltando Jaime de volta para Porto Real. Lorde Bolton teoriza que o ex-Meistre está fazendo isso na esperança de que Tywin Lannister force a Cidadela para restaurar sua correia, embora Jaime sarcasticamente brinque que Tywin vai fazer Qyburn Grande Meistre se ele conseguir fazer crescer uma nova mão para jaime. Depois de deixar Harrenhal, quando Qyburn verifica a mão amputada, Jaime observa que o trabalho de Qyburn é muito superior ao do Grande Meistre Pycelle e pergunta por que a Cidadela removeu sua corrente. Qyburn diz-lhe que era para realizar experimentos em seres humanos vivos para aprender mais sobre sua anatomia e justifica suas ações, notando que ele usou a informação que ele recolheu para salvar vidas. Jaime brevemente zomba de Qyburn, que atira de volta em Jaime para as inúmeras vidas que ele tomou, embora Jaime observa que ele salvou a população de Porto Real do rei louco. Quando Jaime pergunta a Qyburn sobre Brienne, ele afirma que seu pai ofereceu a Locke um resgate de trezentos Dragões de Ouro, o que Locke se recusou a aceitar devido a uma mentira anterior de Jaime que Brienne veio de uma família mais rica do que ela realmente fez. Qyburn diz a Jaime que ela provavelmente servirá de entretenimento para Locke e seus homens naquela noite, e será morta depois disso. Qyburn então acompanha Jaime e Walton Pernas d'Aço para Harrenhal quando Jaime chantagem Walton Pernas d'Aço em ajudá-lo a resgatar Brienne.[3]

Qyburn ainda está com Jaime e Brienne quando finalmente chegam a Porto Real. Ao entrarem na Cidade, Qyburn fica visivelmente impressionado com o seu esplendor.[4]

Temporada 4

Qyburn na Temporada 4

Qyburn se oferece para tratar Gregor Clegane para Cersei.

Cersei tem uma mão protésica dourada forjada para Jaime, e Qyburn pessoalmente ajusta-lo sobre ele. Cersei expressa sua gratidão a Qyburn, que então se congratula com a Rainha ajudando-a em outros assuntos.[5]

Gregor e Qyburn

Qyburn começa seu trabalho em Sor Gregor.

Após Gregor Clegane ser gravemente ferido durante sua luta contra Oberyn Martell, Qyburn e Pycelle teorizam que Oberyn tinha revestido sua lança em veneno de manticora, fazendo com que as feridas de Clegane apodrecessem deixando-o em agonia. Pycelle diz a Cersei que Clegane está provavelmente condenado, mas Qyburn afirma que ele pode ser capaz de salvá-lo usando meios mais heterodoxos, mesmo que Clegane quase o tenha matado em Harrenhal. Pycelle resmunga que Qyburn nem sequer é um Meistre e lembra a Cersei que ele foi expulso da Cidadela por conduzir experiências "perigosas" e "não naturais". Cersei, lembrando-se do sucesso de Qyburn com Jaime, responde dispensando Pycelle de suas funções - e seu laboratório. Cersei então dá permissão a Qyburn para fazer tudo o que puder para salvar Clegane e ir até ela se precisasse de alguma coisa. Qyburn avisa a rainha que o processo que ele pretende usar em Sor Gregor pode "mudá-lo", mas quando ela está convencida de que isso não afetará sua força, ela instrui Qyburn para continuar.[6]

Temporada 5

Qyburn está ao lado de Cersei quando ela confirma que uma cabeça trazida a ela por dois caçadores de recompensas não pertence a seu irmão Tyrion Lannister. Qyburn pede a cabeça para usar em sua pesquisa.[7] Mais tarde, em uma reunião do Pequeno Conselho, Cersei nomeia Qyburn como o novo Mestre dos Sussurros para substituir Varys. O Grande Meistre Pycelle protesta com veemência contra o status de pária de Qyburn, e Kevan Lannister denuncia Qyburn como um adulador.[7]

Qyburn (S05E03)

Qyburn escrever uma carta a Petyr Baelish a pedido de Cersei Lannister.

Qyburn está presente em uma pequena reunião do Pequeno Conselho quando o Alto Septão exige a execução do Alto Pardal depois que seus seguidores o atacam. Qyburn informa o Conselho de que o Alto Septão estivera no Bordel de Mindinho. Mais tarde, Qyburn mata um rato como parte de um experimento quando Cersei entra em seu laboratório, dando-lhe uma mensagem que ela quer enviar a Petyr Baelish. Ela também pergunta a ele sobre o estado de seu trabalho, enquanto olha para o corpo coberto de Gregor Clegane, e Qyburn assegura que está indo muito bem, embora ainda haja um caminho a percorrer. Logo depois que Cersei sai, como Qyburn escreve, Gregor começa a tremer sob o cobertor, mas Qyburn o cala calmamente.[8]

Qyburn está na reunião do Pequeno Conselho, quando Mace Tyrell parte para negociar a dívida da coroa com o Banco de Ferro de Braavos.[9]

Qyburn visita Cersei enquanto ela é mantida prisioneira pelo Alto Pardal, informando-a das acusações que estão sendo feitas contra ela - fornicação, traição, incesto, regicídio - e que Grand Meistre Pycelle enviou uma carta para Kevan Lannister pedindo-lhe para servir como Mão do Rei. Ele também informa que o rei Tommen ficou desanimado após a prisão de Cersei, e que ele se recusa a comer ou ver alguém. Ele sugere que ela pode simplesmente confessar as acusações e implorar por misericórdia, advertindo sutilmente que, se houver um julgamento, a Fé dos Sete não vai esperar por provas físicas para chegar a um veredicto, apenas o que eles simplesmente acreditam ser verdade, mas ela inicialmente recusa, finalmente, pouco antes de deixá-la, ele informa que "o trabalho continua", referindo-se a suas experiências em Sor Gregor Clegane.[10]

Eventualmente, Cersei confessa a sua relação com seu primo Lancel Lannister para o Alto Pardal, que concorda em libertá-la com a condição de realizar uma Caminhada da vergonha. Depois que Cersei entra no Fortaleza Vermelha seguindo sua caminhada, ele apressadamente se apressa a seu lado e joga um manto sobre seu corpo nu. Ele então fala com Cersei suavemente e tranquilizadamente enquanto ele a abraça, tentando acalmá-la. Pycelle olha a cena com desgosto. Qyburn observa sobre seu estado pobre e pés sangrando. Qyburn então apresenta o "mais novo membro da Guarda Real", uma abominação de mais de 230cm de altura na qual ele tem trabalhado. A pedido dele, o cavaleiro dourado a pega e eles vão embora juntos, mais para dentro da Fortaleza Vermelha para que Qyburn possa limpá-la e tratar suas feridas.[11]

Temporada 6

Qyburn e Pycelle

Qyburn ajuda Cersei a matar o Grande Meistre Pycelle.

Em seu laboratório, Qyburn continua a servir como mestre dos Sussurros subornando um grupo de Passarinhos de Varys em seu serviço com caixas de doces.[12] Quando Jaime e Cersei chegam acompanhados por Gregor Clegane, as crianças são enervadas pela Montanha, embora Qyburn lhes diga que Clegane é um amigo. Como parte de sua vingança, Cersei pede a Qyburn que suborne mais espiões de Varys estacionados nos outros reinos, e ele concorda em fazê-lo.

Qyburn entra na câmara de Cersei para informá-la de que a Fé Militante entrou na Fortaleza Vermelha. Acompanhada por Qyburn e da Montanha, Cersei confronta o grupo. Lancel diz que ela deve ser levada para o Alto Pardal, no entanto Cersei desconsidera o que seu primo está dizendo. Qyburn então observa como Gregor mata um dos Pardais. Mais tarde, Cersei, Qyburn e Sor Gregor entram no Grande Salão para encontrar uma grande multidão reunida para um anúncio real, o Rei Tommen anuncia então que o julgamento de Cersei e Loras Tyrell será realizado no Grande Septo de Baelor no primeiro dia do Festival da Mãe então declara que o julgamento por combate agora é proibido. Após o anúncio, Qyburn conta a um Cersei chocado, que planejava exigir um julgamento por combate com Gregor como seu campeão, que seus passarinhos estavam investigando um velho rumor que ela tinha contado a ele, e que o rumor foi descoberto para ser muito mais do que um rumor.[13]

O rumor acaba por ser a Conspiração do Fogovivo, no qual o rei Aerys II armazenou milhares de frascos de Fogovivo por toda a cidade, incluindo sob o Grande Septo de Baelor. Qyburn tem seus espiões criaram vazamentos nos barris que continham fogovivo, então colocaram velas no meio das poças resultantes, que lentamente queimaram em direção ao fogovivo. O incêndio se desencadeou e destruiu o Grande Septo de Baelor, matando o Alto Pardal, Mace Tyrell, Rainha Margaery, Loras Tyrell, Kevan Lannister, e muitos outros. Qyburn também fez ser Pycelle assassinado por seus espiões para consolidar o poder de Cersei. Por seu serviço e lealdade, Qyburn se tornou Mão Rainha Cersei, e mais tarde a coroou como a rainha dos sete reinos.[14]

Aparições

Nos Livros

Referências

  1. Valar Dohaeris
  2. Beijada por Fogo
  3. O Urso e a Donzela
  4. Mhysa
  5. Duas Espadas
  6. Os Filhos
  7. 7,0 7,1 A Casa de Preto e Branco
  8. Alto Pardal (episódio)
  9. Os Filhos da Harpia (episódio)
  10. Durolar
  11. Misericórdia da Mãe
  12. Quebradora de Promessas (episódio)
  13. Ninguém
  14. Os Ventos do Inverno