FANDOM

A Quarta Rebelião Blackfyre de 236 foi um breve conflito travado durante o reinado de Aegon V Targaryen.[1]

PrelúdioEditar

O filho mais velho de Haegon I Blackfyre, Daemon III, havia sido coroado por Aegor "Açamargo" Rivers em Tyrosh, após a morte de Haegon na Terceira Rebelião Blackfyre.O Mundo de Gelo e Fogo, The Targaryen Kings: Aerys I.[2]

No ano 233, durante a reunião do Grande Conselho de sucessão, o tio de Daemon, o irmão mais novo de Haegon, Aenys Blackfyre, foi para Porto Real para argumentar em favor de Daemon III, mas quando chegou na capital acabou sendo preso e executado por Brynden "Corvo de Sangue" Rivers.[3] Isso gerou grande inimizade dos exilados em Essos. Neste meio tempo, um grande e cruel inverno acabara depois de seis anos. Daemon decidiu cruzar o mar estreito e tentar colocar a Casa Blackfyre no poder.[1]

A rebeliãoEditar

Daemon III Blackfyre liderou seu exército pelo mar estreito junto com Aegor Rivers. O grosso de sua tropa era composta por homens da Companhia Dourada e desembarcaram no Gancho de Massey, na costa norte das Terras da Coroa.[1]

Sua invasão, contudo, recebeu pouco apoio dos senhores de Westeros. O rei Aegon V Targaryen e seus três filhos, os príncipes Duncan, Jaehaerys e Daeron, partiram para enfrentar os rebeldes. A revolta terminou na Batalha da Ponte do Guaquevai, onde o exército Blackfyre foi derrotado e Daemon III acabou morto em combate pelas mãos de Ser Duncan, O Alto, da Guarda Real. Aegor Rivers novamente conseguiu escapar, fugindo para Essos.[1]

Ser Tion Lannister, filho e herdeiro Gerold Lannister, senhor do Rochedo Casterly, morreu enquanto lutava pelo exército lealista Targaryen. Assim, seu pai acabou sendo sucedido pelo filho mais novo Tytos Lannister.[4]

ConsequênciasEditar

Aegor Rivers apareceu nas Terras Disputadas alguns anos após a rebelião, lutando ao lado de mercenários durante uma escaramuça entre Tyrosh e Myr. Apesar da morte de Aegor alguns anos depois do fracasso da Quarta Rebelião, os Pretendentes Blackfyre continuaram a causar problemas para o Trono de Ferro dos Targaryen até o ano 260, quando o último da linhagem masculina da Casa Blackfyre tombou em batalha.[5]

Ver também Editar

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 O Mundo de Gelo e Fogo, The Targaryen Kings: Aegon V
  2. O Mundo de Gelo e Fogo, The Targaryen Kings: Aerys I
  3. O Mundo de Gelo e Fogo, The Targaryen Kings: Maekar I
  4. O Mundo de Gelo e Fogo, The Westerlands: House Lannister Under the Dragons
  5. O Mundo de Gelo e Fogo, The Targaryen Kings: Jaehaerys II

Também no FANDOM

Wiki aleatória