FANDOM

"Primeiro de Seu Nome" é o quinto episódio da quarta temporada de Game of Thrones. É o trigésimo quinto episódio da série ao todo. Estreou em 4 de maio de 2014. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Michelle MacLaren.

Sinopse

Cersei e Tywin planejam o próximo passo da coroa. Dany discute planos futuros. Jon embarca numa nova missão.

Enredo

Em Porto Real

Tommen Baratheon é coroado como rei. Logo depois, Cersei Lannister e Margaery Tyrell conversam sobre a natureza de Joffrey e sobre como Tommen pode ser o primeiro rei verdadeiramente merecedor que Westeros teve em décadas. Em conselho com seu pai Tywin, Cersei decide que Tommen e Margaery se casarão em duas semanas. Eles também fazem planos para que Cersei se case com Loras Tyrell e discutem sobre como as minas de ouro nas Terras Ocidentais secaram. Tywin diz para Cersei que a coroa está em débito profundo com o Banco de Ferro de Braavos e que a união entre as casas Lannister e Tyrell vai ajudar a corrigir esse problema. Cersei também tenta influenciar Tywin a declarar Tyrion culpado no julgamento que está por vir. Nos jardins, Cersei conversa com Oberyn Martell sobre sua filha Myrcella Baratheon. Ela pede que ele leve um navio de volta para Lançassolar como presente para Myrcella, o que ele concorda em fazer.

No Vale

Lorde Petyr Baelish e Sansa Stark chegam ao Vale de Arryn. No Portão Sangrento, ele diz para Ser Donnel Waynwood que o nome de Sansa é Alayne, escondendo sua identidade já que ela ainda é procurada em Porto Real pela morte de Joffrey. Assim que chegam eles são recepcionados por Lady Lysa Arryn e seu filho Robin. Lysa sabe da verdadeira identidade de Sansa e pede que Robin mostre seus aposentos para ela. Assim que eles saem, Lysa expressa sua vontade de casar com Petyr naquele mesmo dia. Ela fala sobre tudo que já fez por ele, o que inclui o envenenamento de seu marido anterior Lorde Jon Arryn e a acusação contra os Lannister em uma carta para Catelyn. Para manter o segredo, Petyr concorda em casar o mais cedo possível. Durante a noite, Lysa e Sansa conversam sobre Catelyn e sobre o amor de Petyr por ela. A conversa fica tensa e Lysa acusa Sansa de ter seduzido Petyr. Lysa termina convencida de que Sansa é virgem e que Baelish sente apenas simpatia pela menina. Lysa diz que assim que Tyrion Lannister seja executado, Sansa irá se casar com Robin.

Em Meereen

As notícias da morte de Joffrey chegam a Daenerys Targaryen. Em uma reunião com seu conselho, Daario Naharis anuncia que suas forças tomaram o controle da marinha de Meereen e Daenerys revela seu desejo de usar esses navios para invadir Westeros. Enquanto seus conselheiros estão otimistas sobre suas chances de tomar Porto Real, Ser Jorah Mormont alerta que pode não ser o suficiente para conquistar os Sete Reinos. Ele também informa que tanto Astapor quanto Yunkai voltaram aos seus velhos hábitos. Yunkai novamente está sendo comandada por escravagistas e Astapor agora é governada por alguém que se intitula “Majestade Imperial”. Depois de pedir conselhos para Jorah, Daenerys diz que em vez de navegar para Westeros, ela pretende ficar por enquanto e governar a Baía dos Escravos como uma rainha.

Na Estrada do Rei

Brienne de Tarth e seu escudeiro Podrick Payne cavalgam em direção a Muralha, onde acreditam que podem encontrar Sansa ao lado de Jon Snow. Durante um acampamento, Brienne critica Podrick por não saber cozinhar ou fazer outras tarefas de escudeiro. Quando perguntado sobre o que fez por Tyrion, Podrick conta que matou um cavaleiro da Guarda Real para proteger Tyrion durante a Batalha de Água Negra. Impressionada, Brienne finalmente se acalma e permite que Podrick ajude com a sua armadura.

Nas Terras Fluviais

Arya e Sandor “Cão” Clegane conversam sobre o ritual da garota de repetir os nomes das pessoas que ela pretende matar, incluindo a presença de Gregor “Montanha” Clegane na lista. Arya revela que o nome do Cão está na sua lista também. Pela manhã, o Cão encontra Arya praticando com sua espada. Ele critica as técnicas de Arya com a espada e insulta o homem que a ensinou, Syrio Forel. Ele expressa incredulidade ao dizer que Forel foi morto por um lutador tão fraco como Ser Meryn Trant. O Cão desafia Arya a demonstrar suas habilidades e ataca-lo, mas sua armadura facilmente bloqueia os ataques e ele atira a garota no chão. O Cão diz que as técnicas de Arya são inúteis contra oponentes com armaduras. 

Além da Muralha

Locke investiga a Fortaleza de Craster e vê Rast batendo em uma das antigas esposas de Craster. Quando ele se infiltra no local, descobre que Bran Stark e seus companheiros estão presos em uma pequena cabana. Quando Locke volta para o grupo liderado por Jon Snow, ele aconselha os companheiros a atacar logo para aproveitar que os rebeldes estão bêbados. Porém, ele mente ao dizer que a cabana onde Bran está aprisionado contém cães que irão alertar a todos se o grupo se aproximar demais. Jon informa que o grupo vai atacar a Fortaleza de Craster ao amanhecer.

Mais tarde, Karl Tanner entra na cabana e tenta estuprar Meera Reed, mas Jojen Reed revela sua habilidade da visão verde. Ele provoca Karl ao dizer que teve uma visão do corpo dele queimando. Gritos do lado de fora atraem Karl para longe quando o grupo de Jon chega para atacar os rebeldes. Uma batalha se inicia e vários rebeldes são mortos. Locke foge da luta sem ser percebido para encontrar Bran e seus amigos. Ele liberta Bran e levanta o menino para levá-lo embora. Bran usa suas habilidades de warg para entrar na mente de Hodor e arrebentar as cordas que o prendiam. Dentro do corpo de Hodor, Bran persegue Locke e mata o patrulheiro ao quebrar seu pescoço. Bran volta para seu próprio corpo e pede para Hodor libertar Jojen e Meera, além do lobo gigante que estava preso. Mesmo com Bran querendo reencontrar seu irmão, Jojen diz que Jon vai tentar impedir sua viagem para o Norte. O grupo vai embora do local sem ser visto.

Jon entra na Fortaleza e luta contra Karl. Depois que Karl quase mata Jon por conta de seu estilo de luta trapaceiro, ele é distraído quando uma das viúvas de Craster ataca pelas suas costas. Ao se virar para mata-la, Karl é morto quando Jon atravessa sua espada pelas costas da cabeça e pela boca do adversário. Ao contar os mortos, Edd percebe que Rast desapareceu. Rast fugiu para a mata, mas é morto pelo lobo gigante Fantasma antes que o animal retorne para seu mestre. Jon convida as esposas de Craster para seguirem para a Muralha, mas elas recusam a oferta por não confiarem na Patrulha da Noite. Jon e a Patrulha da Noite queimam a Fortaleza de Craster e os corpos dos mortos, garantindo que eles não retornem como zumbis.