Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"First of His Name" é o quinto episódio da quarta temporada de Game of Thrones. É o trigésimo quinto episódio da série ao todo. Estreou em 4 de maio de 2014. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Michelle MacLaren.

Sinopse[]

Cersei e Tywin querem manter a coroa na família. Dany também tem planos, enquanto Jon parte em uma missão para a Fortaleza de Craster.

Resumo[]

Em Porto Real[]

Tommen I Baratheon é coroado como rei. Logo depois, Cersei Lannister e Margaery Tyrell conversam sobre a natureza de Joffrey e sobre como Tommen pode ser o primeiro rei verdadeiramente merecedor que Westeros teve em décadas. Em conselho com seu pai Tywin, Cersei decide que Tommen e Margaery se casarão em duas semanas. Eles também fazem planos para que Cersei se case com Loras Tyrell e discutem sobre como as minas de ouro nas Terras Ocidentais secaram. Tywin diz para a filha que a coroa está em débito profundo com o Banco de Ferro de Braavos e que a união entre as casas Lannister e Tyrell vai ajudar a corrigir esse problema. Cersei também tenta influênciá-lo a declarar Tyrion culpado no julgamento que está por vir. Nos jardins, Cersei conversa com Oberyn Martell sobre sua filha Myrcella Baratheon. Ela pede que ele leve um navio de volta para Lançassolar como presente para Myrcella, o que ele concorda em fazer.

No Vale[]

Lorde Petyr Baelish e Sansa Stark chegam ao Vale de Arryn. No Portão Sangrento, ele diz para Sor Donnel Waynwood que o nome de Sansa é Alayne, escondendo sua identidade já que ela ainda é procurada em Porto Real pela morte de Joffrey I. Assim que chegam eles são recepcionados por Lady Lysa Arryn e seu filho, Robin. Lysa sabe da verdadeira identidade de Sansa e pede que Robin mostre seus aposentos para ela. Assim que eles saem, Lysa expressa sua vontade de casar com Petyr naquele mesmo dia. Ela fala sobre tudo que já fez por ele, o que inclui o envenenamento de seu marido anterior, Lorde Jon Arryn, e a acusação contra os Lannister em uma carta para Catelyn. Para manter o segredo, Petyr concorda em casar o mais cedo possível. Durante a noite, Lysa e Sansa conversam sobre Catelyn e sobre o amor de Petyr por ela. A conversa fica tensa e Lysa acusa Sansa de ter seduzido ele. Ela termina convencida de que Sansa é virgem e que Baelish sente apenas simpatia pela menina, contando assim que após Tyrion Lannister ser executado, Sansa irá se casar com Robin.

Em Meereen[]

As notícias da morte de Joffrey I chegam a Daenerys Targaryen. Em uma reunião com seu conselho, Daario Naharis anuncia que suas forças tomaram o controle da marinha de Meereen e Daenerys revela seu desejo de usar esses navios para invadir Westeros. Enquanto seus conselheiros estão otimistas sobre suas chances de tomar Porto Real, Sor Jorah Mormont alerta que pode não ser o suficiente para conquistar os Sete Reinos. Ele também informa que tanto Astapor quanto Yunkai voltaram aos seus velhos hábitos. Yunkai novamente está sendo comandada por escravagistas e Astapor agora é governada por alguém que se intitula “Majestade Imperial”. Depois de pedir conselhos para Jorah, Daenerys diz que em vez de navegar para Westeros, ela pretende ficar por enquanto e governar a Baía dos Escravos como uma rainha.

Na Estrada do Rei[]

Brienne de Tarth e seu escudeiro Podrick Payne cavalgam em direção a Muralha, onde acreditam que podem encontrar Sansa ao lado de Jon Snow. Durante um acampamento, Brienne critica Podrick por não saber cozinhar ou fazer outras tarefas de escudeiro. Quando perguntado sobre o que fez por Tyrion, Podrick conta que matou um cavaleiro da Guarda Real para protegê-lo durante a Batalha da Água Negra. Impressionada, Brienne finalmente se acalma e permite que Podrick ajude com a sua armadura.

Nas Terras Fluviais[]

Arya e Sandor Clegane conversam sobre o ritual da garota de repetir os nomes das pessoas que ela pretende matar, incluindo a presença de Gregor Clegane na lista. Ela revela que o próprio Cão de Caça está na lista antes de dormir. Pela manhã, o Cão a encontra praticando com sua espada. Ele critica as técnicas de Arya com a espada e insulta o homem que a ensinou, Syrio Forel. Ele expressa incredulidade ao dizer que Forel foi morto por um lutador tão fraco como Sor Meryn Trant e desafia Arya a demonstrar suas habilidades e ataca-lo, mas sua armadura facilmente bloqueia os ataques e ele atira a garota no chão. O Cão diz que as técnicas de Arya são inúteis contra oponentes com armaduras.

Para lá da Muralha[]

Locke investiga a Fortaleza de Craster e vê Rast batendo em uma das antigas esposas de Craster. Quando ele se infiltra no local, descobre que Bran Stark e seus companheiros estão presos em uma pequena cabana. Quando Locke volta para o grupo liderado por Jon Snow, ele aconselha os companheiros a atacar logo para aproveitar que os rebeldes estão bêbados. Porém, ele mente ao dizer que a cabana onde Bran está aprisionado contém cães que irão alertar a todos se o grupo se aproximar demais. Jon informa que o grupo vai atacar a Fortaleza de Craster ao amanhecer.

Mais tarde, Karl Tanner entra na cabana e tenta estuprar Meera Reed, mas Jojen revela sua habilidade da visão verde. Ele provoca Karl ao dizer que teve uma visão do corpo dele queimando. Gritos do lado de fora atraem Karl para longe quando o grupo de Jon chega para atacar os rebeldes. Uma batalha se inicia e vários rebeldes são mortos. Locke foge da luta sem ser percebido para encontrar Bran e seus amigos. Ele liberta o garoto e o levanta para sequestrá-lo, mas Bran usa suas habilidades de warg para entrar na mente de Hodor e arrebentar as cordas que o prendiam. Dentro do corpo de Hodor, Bran persegue Locke e mata o falso Patrulheiro ao quebrar seu pescoço. Bran volta para seu próprio corpo e pede para Hodor libertar Jojen e Meera, além do lobo gigante que estava preso. Mesmo com Bran querendo reencontrar seu irmão, Jojen diz que Jon vai tentar impedir sua viagem para o Norte. O grupo vai embora do local sem ser visto.

Jon entra na Fortaleza e luta contra Karl. Depois que ele quase mata o Intendente por conta de seu estilo de luta trapaceiro, ele é distraído quando uma das viúvas de Craster ataca pelas suas costas. Ao se virar para mata-la, Karl é morto quando Jon atravessa sua espada pelas costas da cabeça e pela boca do adversário. Ao contar os mortos, Edd percebe que Rast desapareceu. Rast fugiu para a mata, mas é morto pelo lobo gigante Fantasma antes que o animal retorne para seu mestre. Jon convida as esposas de Craster para seguirem para a Muralha, mas elas recusam a oferta por não confiarem na Patrulha da Noite. Jon e seus amigos queimam a Fortaleza de Craster e os corpos dos mortos, garantindo que eles não retornem como criaturas.

Aparições[]

Artigo principal: First of His Name/Aparições

Primeiras[]

  • Sor Donnel Waynwood

Mortes[]

Elenco[]

Principal
Convidados


Não-creditados
  • Niamh Lennon como uma aia de Porto Real
  • Gerald McMullan como um homem da Patrulha da Noite
  • Kristy Robinson como esposa de Craster

Notas do elenco[]

Produção[]

Escrita[]

"First of His Name" foi escrito pelos produtores executivos David Benioff e D.B. Weiss, com base no material de origem, A Tormenta de Espadas de George R.R. Martin. Capítulos adaptados do livro para o episódio foram os capítulos 68 e 71 (Sansa VI e Daenerys VI). Também cobre parte do quarto romance, O Festim dos Corvos, no capítulo 14 (Brienne III).

Seleção de elenco[]

Kate Dickie (Lysa Arryn) e Lino Facioli (Robin Arryn) retornam após uma ausência de vários anos desde a primeira temporada.

Diferenças dos livros[]

Artigo principal: Diferenças entre os livros e série de TV - Game of Thrones/Quarta Temporada

Este episódio adapta os seguintes capítulos de A Tormenta de Espadas:

  • Capítulo 68, Sansa VI
  • Capítulo 71, Daenerys VI: Daenerys decide que deve primeiro aprender a governar antes de ir para Westeros e fica na Baía dos Escravos.
  • Capítulo 79, Jon XII: Jon se reúne novamente com Fantasma.
  • Capítulo 80, Sansa VII

Este episódio também adapta o seguinte capítulo de O Festim dos Corvos:

  • Capítulo 14, Brienne III
  • Capítulo 20, Brienne IV: O homem responsável por mutilar Jaime é morto.

Este episódio também adapta o seguinte capítulo de A Dança dos Dragões:

  • Capítulo 4, Bran I: Bran e seus amigos passam dificuldades para lá da Muralha.
  • Capítulo 16, Daenerys III: Daenerys conversa com seus conselheiros sobre invadir Westeros logo.

Recepção[]

Audiência[]

"First of His Name" estabeleceu um novo recorde de audiência, com 7,16 milhões de pessoas assistindo durante sua primeira exibição. No Reino Unido, o episódio foi visto por 1,643 milhão de telespectadores, tornando-se a transmissão de maior audiência naquela semana. Ele também recebeu 0,082 milhões de espectadores de timeshift.

Resposta da crítica[]

O episódio recebeu aclamação universal da crítica. O Rotten Tomatoes informou que 100% das 40 críticas do episódio no site foram positivas com uma pontuação média de 8,25 em 10. Seu consenso diz: "Apenas lento para os padrões de Game of Thrones, "First of His Name" demonstra o quão cuidadosamente construído este show tem sido desde a primeira temporada." Matt Fowler da IGN deu ao episódio um 9/10 escrevendo que o episódio "nos deu uma olhada muito necessária em alguns eventos passados da série." Ele destacou a revelação de que as ações de Mindinho "colocaram a história de toda a série em movimento." Erik Adams do The A.V. Club deu ao episódio um A e elogiou os escritores por seu foco nas personagens femininas.

Curiosidades[]

  • O título do episódio refere-se a coroação e título que Tommen I Baratheon recebe.
  • O Ninho da Águia não aparece na abertura dessa temporada mesmo sendo uma localidade de importância no episódio.
  • Este é o terceiro dos poucos episódios de Game of Thrones que Tyrion não aparece.
  • Petyr Baelish é estabelecido aqui como o real arquiteto da Guerra dos Cinco Reis, tendo manipulado Lysa para envenenar Jon Arryn causando todo o conflito.
  • Devido a complexidade emocional da cena em que Lysa ameaça Sansa Stark após dá-la bolos de limão, ela teve de ser filmada várias vezes, fazendo com que a atriz Sophie Turner comesse o bolinho mais vezes do que aparenta na cena.
  • Apesar de apenas três delas aparecerem em tela, Oberyn Martell menciona que tem oito filhas bastardas, conhecidas como Serpentes de Areia, como nos livros.
  • Curiosamente, nos livros Tommen não é visto sendo coroado nenhuma vez. A única coisa que confirma que ele de fato foi formalmente coroado como Tommen I Baratheon é a menção de seus títulos oficialmente a partir do capítulo 67 de A Tormenta de Espadas.
  • Cersei se refere a Joffrey I como seu filho mais velho. Isso é algo que a própria série modificou dos livros. Ela e Robert I tiveram um filho natural deles antes de Joffrey que faleceu logo nos primeiros dias, ao ponto de nem ter sido nomeado. Isso foi ser justificado pelo fato de que Cersei raramente menciona o filho falecido, ao ponto de que poucos sequer sabem de sua existência (Catelyn Stark se mostra chocada ao saber que ela teve um filho antes de Joffrey em "The Kingsroad"). Então Cersei, de certa forma, mente para si mesma dizendo que Joffrey foi seu primeiro filho, tentando ignorar a criança falecida antes dele que viveu poucos dias.
  • A cena em que Cersei e Oberyn conversam nos jardins da Fortaleza Vermelha foi a última cena filmada com Pedro Pascal. Ele chegou a entrar na água do rio em que filmavam logo após terminar a cena.

Galeria[]

Links externos[]

v  d  e
Episódios de Game of Thrones
Advertisement