FANDOM


"Perjura" é o terceiro episódio da sexta temporada de Game of Thrones. É o quinquagésimo terceiro episódio da série ao todo. Estreou em 8 de maio de 2016. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Daniel Sackheim.

Sinopse

Daenerys se depara com o futuro, e Bran Stark, com o passado. Tommen enfrenta o Alto Pardal. Arya treina para se tornar Ninguém. Varys encontra uma resposta. Ramsay recebe um presente.

Enredo

No Mar Estreito

Samwell Tarly fica enjoado durante sua viagem de navio até Vilavelha com Gilly e seu bebê, o Pequeno Sam. Ele explica para Gilly que mulheres não são bem-vindas na Cidadela e diz que pretende deixa-la com sua família em Monte Chifre enquanto treina para ser um meistre. Sam diz para Gilly que ela e Pequeno Sam são tudo o que importa para ele.

Além da Muralha

Bran Stark e o Corvo de Três Olhos observam uma visão do jovem Eddard Stark, do Lorde Howland Reed e de vários outros soldados nortenhos chegando à Torre da Alegria nas Montanhas Vermelhas de Dorne durante o clímax da Rebelião de Robert. Sor Arthur Dayne e Sor Gerold Hightower recebem Eddard quando ele chega. Bran comenta que Sor Arthur Dayne foi o melhor espadachim que seu pai já viu.

Eddard diz que o Príncipe Rhaegar Targaryen e o Rei Louco foram mortos e pergunta por que Sor Arthur não estava presente na Batalha do Tridente. Sor Arthur responde que recebeu ordens para permanecer na torre. Depois que Eddard exige saber onde está sua irmã, uma batalha se inicia. Eddard consegue derrotar Sor Gerold, mas Sor Arthur – armado com duas espadas – facilmente vence a maioria dos homens do norte sozinho. Quando Eddard e Sor Arthur duelam homem a homem, Bran fica confuso com a visão.  Ele lembra que seu pai sempre contou que havia derrotado Sor Arthur, mas fica claro que Eddard não era páreo para cavaleiro que era um espadachim muito superior. Quando Sor Arthur estava prestes a derrotar e matar Eddard, um ferido Howland Reed se levanta e crava sua adaga na nuca do cavaleiro. Só então Eddard aplica o golpe fatal, para surpresa de Bran.

Quando o grito de uma mulher é ouvido na torre, Ned e Howland correm para dentro. O Corvo de Três Olhos quer encerrar a visão e explica que o restante é para outro momento. Bran exige permanecer e grita por seu pai. Eddard se vira por um instante aparentemente por ter ouvido a voz de Bran, mas depois segue para o interior da torre. O Corvo de Três Olhos tira Bran da visão. De volta à caverna, Bran exige saber o que aconteceu na torre. O Corvo de Três Olhos não atende aos pedidos de Bran. Ele diz que Bran terá que deixar a caverna um dia, mas antes vai precisar aprender “tudo”.

Em Vaes Dothrak

Daenerys Targaryen chega a Vaes Dothrak com o khalasar de Khal Moro. Ela é escoltada pelos irmãos de sangue do Khal até as Dosh Khaleen. A anciã das Dosh Khaleen tenta ganhar a simpatia de Daenerys ao dizer que também foi casada com um poderoso khal que todos achavam que comandaria o mundo, mas encontro o mesmo destino de Drogo. Depois de entregar novas roupas para Daenerys, a anciã explica que vários khalasares estão reunidos em Vaes Dothrak para discutir quais as próximas cidades a serem conquistadas. Eles também discutirão o que fazer com Daenerys. A anciã diz que espera que os khals permitam que Daenerys permaneça no Dosh Khaleen, pois isso seria melhor para a segurança dela.

Em Meereen

Varys convoca Vala, uma mulher aliada dos Filhos da Harpia. Ele acusa a mulher de conspirar para matar os Imaculados e os Segundos Filhos, mas ela responde chamando esses homens de invasores estrangeiros. Varys tenta explicar sua perspectiva e cita Dom, o filho da mulher. Vala explica que se passar informações sobre os Filhos da Harpia, acabará morta por eles. Varys lhe oferece uma passagem segura para Pentos e uma bolsa de prata pelas informações.   Enquanto isso, Tyrion Lannister tenta vergonhosamente entreter Verme Cinzento e Missandei enquanto esperam por Varys. Quando Varys chega, ele conta que descobriu que são os mestres de escravos de Yunkai, Astapor e Volantis que financiam os Filhos da Harpia. Verme Cinzento diz que os Imaculados já tomaram Astapor e Yunkai uma vez, mas Tyrion alerta que marchar contra essas cidades deixaria Meereen indefesa. Eles chegam à conclusão de que a única maneira de derrotar os Filhos da Harpia é caçar e destruir a todos. Tyrion pede para Varys enviar seus “passarinhos” (crianças de rua que trabalham como espiãs e mensageiras) para entregar uma mensagem para os líderes de Astapor, Yunkai e Volantis.

Em Porto Real

Qyburn entrega ordens aos “passarinhos” que herdou de Varys, quando Cersei, Jaime Lannister e Sor Gregor Clegane chegam. Cersei ordena que Qyburn coloque espiões no Norte, na Campina e em Dorne. Mais tarde, Cersei e Jaime interrompem uma reunião do Pequeno Conselho em que Lorde Kevan Lannister, Lady Olenna Tyrell, Lorde Mace Tyrell e o Grande Meistre Pycelle estão presentes. Cersei e Jaime contam que Ellaria e as Serpentes de Areia tomaram o controle de Dorne e exigem um lugar no Pequeno Conselho. Quando os irmãos Lannister se recusam a sair, Kevan ordena que o conselho deixe a sala.

Tommen Baratheon marcha até o Septo da Fé Militante com sua Guarda Real e exige que Cersei possa visitar a tumba de Myrcella. O Alto Pardal explica que Cersei terá sua permissão quando seus pecados forem punidos e ela enfrente um julgamento. Depois de pedir para todos os soldados baixarem as armas, o Alto Pardal explica a importância da Mãe na Fé dos Sete e mostra para Tommen as semelhanças dela com Cersei.

Em Braavos

Arya Stark treina com bastões com a Criança Abandonada na Casa do Preto e Branco. No meio das sessões, a Criança Abandonada questiona Arya sobre quem ela costumava ser. Arya revela quem eram os membros da sua família e conta que tirou o Cão da sua lista de mortes depois de deixa-lo para morrer. A Criança Abandonada pergunta quais são os outros nomes na lista e Arya revela que são Cersei Lannister, Gregor Clegane e Walder Frey.

Depois de finalmente conseguir bloquear os ataques da Criança Abandonada, Arya é levada por Jaqen H’ghar até a câmara principal e oferece sua visão de volta se ela disser seu nome. Quando ela responde que “uma garota não tem nome”, Jaqen lhe oferece um copo do poço envenenado na entrada da câmara. Arya bebe e fecha os olhos, para quando reabri-los descobrir que sua visão foi restaurada.

Em Winterfell

Pequeno Jon Umber se encontra com Ramsay Bolton e Harald Karstark. Ele explica para Ramsay que Jon Snow permitiu que os selvagens atravessassem a Muralha e teme que eles avancem para o Sul. Quando Ramsay pergunta por que os Umber ainda não lhe juraram fidelidade, Pequeno Jon revela que não gostava de Roose Bolton. Ele também diz que foi por isso que Ramsay matou o pai, mesmo com a insistência do rapaz em dizer que Roose foi envenenado. Ramsay oferece ajuda se Pequeno Jon jurar lealdade a ele como Protetor do Norte, mas a proposta é recusada. Pequeno Jon lembra a traição de Roose ao juramento que fez para Robb Stark. No lugar de um juramento, Pequeno Jon demonstra sua lealdade ao entregar um “presente” para Ramsay: duas pessoas encapuzadas, que revelam ser Rickon Stark e Osha. Quando Ramsay pergunta como pode ter certeza que o garoto é mesmo Rickon Stark, Pequeno Jon lhe apresenta a cabeça decepada do lobo gigante Cão Felpudo.

Na Muralha

Depois de acordar, Jon Snow é recebido por Davos Seaworth e Melisandre. Quando pergunta por Davos sobre o que lembra, Jon diz que se recorda apenas de seu assassinato e de nada do período em que esteve morto. Melisandre diz que sua religião profetiza o retorno de um príncipe heroico e sugere que essa figura pode ser Jon e não Stannis, como ela acreditava inicialmente. Jon entra no pátio para encontrar os selvagens. Ele abraça Tormund Terror dos Gigantes e Edd Doloroso. Tormund conta que os selvagens acham que ele é um deus.

Jon ordena o enforcamento de Sor Alliser Thorne, Olly, Othell Yarwyck e Bowen Marsh. Ele ouve as últimas palavras de todos, com exceção de Olly, que permanece em silêncio. Sor Alliser não se arrepende e declara que tudo que fez foi pelo bem da Patrulha da Noite. Ele diz que enquanto irá descansar, Jon terá que lutar as batalhas dos selvagens para sempre. Jon corta a corda e os pescoços dos rebeldes se quebram. Jon entrega seu manto para Edd, declara que Castelo Negro agora é responsabilidade dele e diz: “Minha vigia terminou”. 

Produção

Elenco

Principal

Secundário

Não creditados

Notas do elenco

Notas