FANDOM

"Meus passarinhos estão em toda parte."
―Varys[fonte]

Os passarinhos são membros de uma rede dos espiões e informantes a serviço de Varys, o mestre dos Sussurros no Pequeno Conselho. Muitos dos "passarinhos" de Varys são crianças de rua aparentemente inócuas, embora os adultos estejam entre suas fileiras também.

Aparentemente Varys informalmente se refere a seus espiões como "meus passarinhos", devido ao eufemismo comum para espionagem, que "um passarinho me disse". A rede de Varys não abrange apenas o comprimento e largura de Westeros, mas também Essos tão distante como Vaes Dothrak e Baía dos Escravos e, possivelmente, até mesmo Qarth. Depois de Varys fugir de Porto Real, alguns de seus pequenos pássaros na cidade são recrutados e utilizados por Qyburn, o novo Mestre dos Sussurros sob Cersei Lannister.

Membros conhecidos

História

1ª Temporada

Varys informa Catelyn Stark que ele tem "pássarinhos" em todo continente, mesmo no norte. Ele já está ciente da adaga de aço Valiriano no atentado a vida de Bran e sabia que Catelyn e Sor Rodrik Cassel estavam vindo para Porto Real.

Ao caminhar nos jardins da Fortaleza Vermelha, Mindinho identifica vários "pássarinhos" de Varys para Eddard Stark, são várias crianças.

Um jovem chega a Sor Jorah Mormont no mercado de Vaes Dothrak, dá-lhe uma carta de indulto do rei Robert Baratheon por seus relatórios sobre os movimentos dos Targaryen e informa que ele pode ir para casa. A carta indica a Sor Jorah que uma tentativa de assassinato contra Daenerys é iminente.

===
2ª Temporada === Tyrion e Cersei discutem como as informação que Varys tem de sua rede de espiões torna-o perigoso. Varys diz a Tyrion que Daenerys Targaryen ainda vive e agora tem três dragões.

Varys, consciente de que Petyr Baelish maltratou Ros desde que ela entrou em seu bordel, oferece a Ros uma chance de trabalhar para ele como espião.

===
3ª Temporada === Ros continua a atuar como um dos passarinhos de Varys, informando-o sobre o plano de Mindinho de levar Sansa Stark com ele para o Ninho da Águia. O arranjo de Ros é eventualmente descoberto por Mindinho, que então vende Ros para Joffrey antes que a Varys possa protegê-la.

===
4ª Temporada === Em uma reunião do Pequeno Conselho, Varys informa Tywin que Daenerys chegou ao poder em Meereen e está mais forte, com três dragões, dois cavaleiros experientes ao seu lado e um exército poderoso atrás dela. Enquanto Cersei simplesmente não se importa, Tywin, mais preocupado, decide lidar com ela. Ele pergunta a Varys se os seus passarinhos podem chegar em Meereen e Varys o assegura de que podem.

Mais tarde, um jovem aborda Sor Barristan Selmy em Meereen e apresenta-lhe uma carta. Barristan lê a carta e descobre que Sor Jorah Mormont estava relatando as atividades de Daenerys para Varys.

===
5ª Temporada === Muitas semanas depois de perder Tyrion em Volantis, Varys se apresenta em Meereen. Ele explica que seus passarinhos cantam no leste e no oeste e que ele estava consciente de que Tyrion tinha chegado à cidade e se tornou o novo conselheiro de Daenerys, exatamente como Varys pretendia. A Aranha então implica que ele colocará seus passarinhos para ajudar Tyrion a impor a paz da Rainha em Meereen.

===
6ª Temporada === Ao investigar os Filhos da Harpia com Tyrion, Varys determina que os Filhos devem ter um líder e confirma que seus passarinhos já estão investigando.

Os passarinhos de Varys eventualmente permitem que ele localize Vala, a prostituta que ajudou os Filhos da Harpia. Depois de lidar com ela, Tyrion pergunta a Varys se seus passarinhos podem se infiltrar em Yunkai, Astapor e Volantis, as três cidades agora se opõem contra Meereen. Varys assegura-lhe que eles podem.

De volta a Porto Real, Qyburn, o novo Mestre dos Sussurros, está ocupado em cooptar os passarinhos de Varys para si mesmo. Como Varys, ele é gentil com as crianças, pergunta as suas famílias e dá-lhes doces, simplesmente pedindo sussurros em troca. Mais tarde, Qyburn ordena que matem a Pycelle.

Nos Livros

Nas Crônicas de Gelo e Fogo, pelo menos alguns dos "passarinhos" de Varys tiveram suas línguas cortadas. Embora o próprio Varys não os tenha cortado, eles são fornecidos a ele já mutilados por Illyrio Mopatis. Eles são principalmente crianças, o que lhes permite passar pelas passagens secretas da Fortaleza Vermelha. Após a nomeação de Qyburn para a posição de Varys no Pequeno Conselho, ele se vangloria de que facilmente assumirá a rede de Varys, já que a maioria dos passarinhos está ansioso para ser recompensado por suas informações, independentemente de quem é o Mestre dos Sussurros. No entanto, o próprio Varys permanece em liberdade e não está claro quanto da rede da Varys, Qyburn realmente conseguiu controlar.

Antes de se mudar para Porto Real, Varys tinha uma rede de "pequenos camundongos", meninos e meninas órfãs pequenos e rápidos, a quem ele ensinava a escalar paredes e chaminés, bem como a ler, a fim de roubar informações secretas registradas em livros contábeis e depois vendê-los.