FANDOM


{

"Os Ventos do Inverno" é o décimo e último episódio da sexta temporada de Game of Thrones. É o sexagésimo episódio da série ao todo. Estreou em 26 de junho de 2016. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Miguel Sapochnik.

Sinopse

Cersei enfrenta um dia de acerto de contas em Porto Real. Mindinho revela suas intenções para Sansa. Bran incorpora o corvo de três olhos. Daenerys se prepara para o "grande jogo".

Enredo

Em Porto Real

No dia do julgamento de Cersei Lannister e Loras Tyrell, o Alto Pardal e a Fé Militante se reúnem no Grande Septo. Loras confessa seus crimes e paga seus pecados ao abrir mão de seu nome e títulos e entrar para a Fé Militante. Na Fortaleza Vermelha, Cersei permanece em seus aposentos. Qyburn chama o Grande Meistre Pycelle para seus laboratórios, onde suas crianças espiãs esfaqueiam e matam o velho.

Quando Cersei não aparece, Lancel Lannister é enviado para encontrá-la. Lancel segue um dos espiões de Cersei pelos túneis debaixo do Septo e encontra um carregamento de fogovivo prestes a explodir. Ele é esfaqueado nas costas antes de conseguir desarmar os barris. Dentro do Septo, Margaery Tyrell percebe que Cersei armou uma armadilha e avisa a corte, mas o Alto Pardal proíbe a saída de qualquer um. O fogovivo explode, destrói o Grande Septo e mata todos que estavam lá dentro. O Rei Tommen Baratheon observa a explosão da Fortaleza Vermelha e comete suicídio ao pular de uma janela.

Quando Jaime Lannister e Bronn retornam das Terras Fluviais, eles encontram as ruínas carbonizadas do Grande Septo. Jaime vai até a Fortaleza Vermelha e assiste a coroação de Cersei como Rainha dos Sete Reinos.

Em Vilavelha

Quando Samwell Tarly e Gilly chegam a Vilavelha, eles observam a Cidadela libertar incontáveis corvos brancos que anunciam a chegada do inverno. Eles se apresentam na Cidadela e Sam marca um encontro com o Arquimeistre. Enquanto isso, Sam recebe acesso à livraria.

Em Winterfell

Davos Seaworth questiona Melisandre sobre a morte de Shireen. Melisandre confessa que queimou Shireen viva, mas diz que fez isso em nome do Senhor da Luz. Davos responde que Stannis foi derrota mesmo assim e que as ações de Melisandre não serviram para nada, o que força a sacerdotisa a reconhecer que estava errada. Davos pede permissão para Jon Snow para executar Melisandre, mas ela afirma que será útil na batalha que se aproxima contra os Caminhantes Brancos. Jon expulsa Melisandre do Norte e ameaça executá-la se algum dia ela retornar. Mais tarde, Jon e Sansa discutem sobre quem vai liderar as forças unidas dos Stark, pois nenhum deles quer a tarefa.

Petyr Baelish, Lorde Protetor do Vale, se encontra com Sansa no 0bosque sagrado. Ele revela que seu maior objetivo é sentar no Trono de Ferro com Sansa ao seu lado. Sansa rejeita a oferta e deixa o local.

Mais tarde, Jon reúne os vários lordes Nortenhos, os Cavaleiros do Vale e o Povo Livre para planejar a luta contra os Caminhantes Brancos. Lady Lyanna Mormont, líder da Ilha dos Ursos, critica o grupo de lordes Nortenhos que não ajudou Jon. Os lordes Nortenhos, Cavaleiros do Vale e o Povo Livre declaram o relutante Jon Snow como novo Rei do Norte.

Em Dorne

Uma enlutada Olenna Tyrell se encontra com Ellaria Sand e com as Serpentes de Areia para discutir a possibilidade de uma aliança contra Cersei. Para surpresa de Olenna, Ellaria apresenta Varys, que oferece vingança através de uma aliança com Daenerys Targaryen.

Nas Gêmeas

Walder Frey comemora a retomada de Correrrio com os Lannister. Mais tarde, Walder janta sozinho e se pergunta por que seus filhos ainda não chegaram. Sua serva revela que cozinhou os filhos na torta que foi servida a ele. Ela retira seu rosto para revelar que é Arya Stark e corta a garganta de Walder.

Além da Muralha

Bran Stark, Meera Reed e Benjen Stark chegam aos arredores da Muralha. Benjen deixa o grupo depois de lembrar que a proteção mágica da Muralha evita que os mortos (inclusive ele) consigam passar. Meera ajuda Bran a chegar a uma árvore e voltar para a visão de Ned Stark na Torre da Alegria. Ned encontra sua irmã Lyanna Stark coberta pelo sangue de um parto. Em seu suspiro final, Lyanna implora para Ned tomar conta de seu filho, que viria a ser Jon Snow.

Em Meereen

Daenerys Targaryen informa Daario Naharis que ele não seguirá com ela para Westeros. Daenerys nomeia Tyrion Lannister como Mão da Rainha. Os dois se juntam às forças de Essos e aos novos aliados vindos das Ilhas de Ferro, de Dorne e de Jardim de Cima e partem para Westeros em uma imensa armada, com os dragões acima dos navios. 

Produção

Elenco

Principal

Secundário

Notas do elenco

Notas

  • O título do episódio é uma referência ao nome do sexto romance ainda não publicado de As Crônicas de Gelo e Fogo, Os Ventos do Inverno.