FANDOM


"Os Dothraki" faz parte de História e Tradição, uma série de animações especiais incluídas no Blu-ray da sexta temporada de Game of Thrones. É narrado por Iain Glen como Sor Jorah Mormont.

Sinopse

Jorah Mormont relata a história dos dothraki, um povo nômade cujas vidas giram em torno de cavalos e guerra.

Narração

Jorah Mormont: A Perdição levou Valíria em minutos, mas o resto de Essos não teve tanta sorte. A leste, espalhavam-se os dothraki, e não havia dragões para expulsá-los. A onda dothraki bateu primeiro nos Sarnori, que se chamavam de Homens Altos, e cujo antigo reino dominava as pastagens de Essos. Os Homens Altos inicialmente desprezaram os senhores dos cavalos como bárbaros incivilizados. O que eles eram.

Mas Khal Mengo tinha unido todos eles em um só khalasar com um objetivo: pisar o mundo sob seus cascos e tomar outros povos como sua manada. Uma a uma, as cidades dos Homens Altos foram arrasadas. Ainda assim, eles não se uniram contra os dothraki. Muitos não acreditavam nos contos dos raros sobreviventes. Nenhum exército podia se mover ou atacar tão rapidamente. Eles não sabiam que os dothraki vivem na sela e têm tanto controle sobre seus cavalos que aparentam ter quatro pernas, não duas. Enquanto a maioria dos arqueiros atira de pé, os dothraki atiram a cavalo. Atacando ou recuando, não faz diferença, eles são mortíferos da mesma forma. Mas os dothraki preferem o combate próximo, uivando por sangue enquanto cavalgam por sobre seus inimigos com seus arakhs. E havia tantos deles.

Quando o filho de Khal Mengo, Khal Moro, devastou a Cidade das Cachoeiras de Sathar, renomeando-a como o "Lugar das Crianças Chorosas", os Homens Altos finalmente perceberam seu perigo. Liderados por um Rei Alto, eles reuniram um grande exército para destruir os khals de uma vez por todas, e encontraram os dothraki no que seria conhecido desde então como o Campo dos Corvos. Os quatro khals comandaram quase oitenta mil cavaleiros entre eles. Os Homens Altos tinham cem mil soldados rasos, dez mil cavaleiros blindados, dez mil cavaleiros leves e seis mil carruagens armadas com foices. Quando a batalha começou, o avanço das carruagens dos Homens Altos fazia a terra tremer e esmagava o centro da manada dothraki, as lâminas giratórias em suas rodas cortando as pernas dos cavalos dothraki. Quando um khal caiu diante deles, cortado em pedaços e pisoteado, seu khalasar partiu-se e fugiu. As carruagens trovejaram atrás dos cavaleiros que fugiam, e o Rei Alto e seus cavaleiros blindados se uniram a eles, seguidos por seus soldados rasos, balançando suas lanças e gritando em vitória.

Mas era uma armadilha. Os dothraki não estavam fugindo, como os Homens Altos perceberam quando os senhores dos cavalos de repente viraram seus cavalos e lançaram uma tempestade de flechas. Mais dois khalasares varreram os flancos dos Homens Altos, enquanto outro os atacou pela retaguarda, impedindo sua retirada. Completamente cercados, o Rei Alto e seu poderoso exército foram destruídos. Os Homens Altos estavam ali há milhares de anos. Agora os corvos festejavam em seus corpos, enquanto os dothraki brigavam por seus objetos de valor. O senso comum é de que a onda dothraki finalmente se quebrou contra as lanças dos Imaculados em Qohor, salvando Essos dos senhores dos cavalos. Na verdade, os dias em que os dothraki podiam ameaçar o mundo inteiro já tinham passado. O grande khalasar forjado por Khal Mengo tinha se despedaçado em uma dúzia de manadas após a morte do último grande khal, e os cavaleiros tinham retomado suas disputas mesquinhas. As pastagens de Essos agora são chamadas de mar dothraki, mas não há mais nações afogadas nelas.

Entretanto, as sacerdotisas dothraki, o dosh khaleen, profetizam que um dia os dothraki vão se reunir em Vaes Dothrak, sua capital sagrada, e se unirão novamente sob o maior khal de todos, o garanhão que monta o mundo. Ele levará seu povo ao fim do mundo e moerá todas as nações ao pó. Eu... conheci uma khaleesi que as sacerdotisas diziam que daria à luz esse garanhão. Ela não deu. Sem dúvidas o dosh khaleen fez essa mesma profecia antes e fará novamente. Conquistar o mundo é um sonho sedutor, mas poucos que sonham com isso acordam para a realidade. Porém, poderiam os dothraki, unidos sob um grande líder, conquistar o mundo? Quando cheguei em Essos, eu ri da ideia. Mas agora... A maioria dos exércitos são de mercenários, pagos para lutar e que geralmente se recusam a morrer, ou camponeses convocados dos campos e casebres. Por quanto tempo esses exércitos resistiriam a uma carga de cem mil gritadores uivando por sangue? O quão bem justilhos de couro cozido e cotas de malha poderiam protegê-los quando as flechas caírem como chuva?

Notes

  • Este vídeo introduz pela primeira vez os sarnori à continuidade da série de TV.
  • Jorah menciona que após deixarem a cidade de Sathar em ruínas, os dothraki a renomearam como "Lugar das Crianças Chorosas". No idioma dothraki, esse novo nome é "Yalli Qamayi" — quando novos mapas que revelavam o resto de Essos começaram a ser desenvolvidos, o linguista e inventor do idioma dothraki David J. Peterson recebeu nomes literais de lugares e desenvolveu traduções precisas para cada um.

Aparições

Personagens

Lugares

Eventos

Organizações

Raças

Diversos

Galeria

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória