FANDOM


"O Presente" é o sétimo episódio da quinta temporada de Game of Thrones. É o quadragésimo sétimo episódio da série ao todo. Estreou em 24 de maio de 2015. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Miguel Sapochnik.

Sinopse

Jon prepara-se para um conflito. Sansa tenta falar com Theon. Brienne espera por um sinal. Stannis permanece resistente. Jaime tenta se reconectar com sua família.

Enredo

Na Muralha

Jon parte para Durolar ao lado de Tormund e alguns patrulheiros, apesar das reclamações de Sor Alliser. Antes da partida do grupo, Sam entrega para Jon um saco de armas de vidro de dragão, lembrando a ele sobre o uso das armas contra os Caminhantes Brancos. Mais tarde, Sam e Gilly visitam o Meistre Aemon, que ficou doente. Depois de sentarem com ele até o anoitecer, Aemon morre, e pela manhã Sam prepara o corpo antes de acender a pira funeral. Mais tarde, Gilly é atacada na sala de jantar por dois patrulheiros, mas o lobo de Jon, Fantasma, chega para salvá-la. Sam é espancado gravemente e Gilly toma conta dele antes de os dois fazerem sexo.

Em Winterfell

Fedor leva comida para Sansa, que foi aprisionada em seu quarto por Ramsay. Ela implora por ajuda e pede para que ele acenda uma vela no topo da torre quebrada com o objetivo de enviar um sinal para os simpatizantes dos Stark para que venham resgatá-la. Em vez disso, Fedor conta para Ramsay, que reage esfolando e matando a velha mulher que contou a Sansa sobre o sinal. Porém, quando Ramsay conversa com Sansa, ela discretamente rouba um saca-rolha de cima de um barril. Enquanto isso, Brienne e Podrick esperam na neve por um sinal que nunca chega.

No Norte

As tropas de Stannis levantam acampamento e ficam presas em uma tempestade de neve. Davos Seaworth se encontra com Stannis e conta que suprimentos e cavalos foram perdidos para o inverno. Os Corvos Tormentosos, um grupo de 500 mercenários, abandona o acampamento durante a noite. Davos sugere retornar para Castelo Negro, mas Stannis responde que fazer isso pode atrasá-los por anos, pois invernos em Westeros podem durar por anos. Depois que Davos sai, Stannis pergunta para Melisandre se ela está certa de sua vitória. Melisandre confirma que teve uma visão da vitória de Stannis, mas pede permissão para sacrificar sua filha Shireen para o Deus Vermelho. Stannis fica enojado, recusa o pedido e dispensa Melisandre.

Em Meereen

Jorah é vendido pelos comerciantes de escravos para Yezzan zo Qaggaz, um homem que procura por lutadores para os jogos que acontecerão em Meereen. Antes de Yezzan partir, Tyrion convence o homem a também compra-lo ao mostrar suas habilidades de luta atacando com uma corrente um comerciante que estava chicoteando os escravos durante sua caminhada até o local de venda.

Daenerys e Daario discutem o casamento dela com Hizdahr zo Loraq. Daario diz que ela deveria matar todos os nobres de Meereen quando os fossos de luta forem reabertos, mas ela se recusa.

Yezzan leva seus lutadores até Meereen, onde eles lutam em frente a Daenerys. Quando Jorah percebe que Daenerys está presente, ele entra na arena e facilmente derrota os outros lutadores antes de revelar sua identidade para ela, que ordena que ele seja levado para longe de sua vista. Jorah diz que trouxe um presente para ela e Tyrion entra na arena, onde revela sua identidade para uma atordoada Daenerys.

Em Dorne

Myrcella é levada para conversar com Jaime e pergunta por que ele quer leva-la de volta para Porto Real se o que ela deseja é ficar e casar com Trystane. Nas celas, Bronn é provocado pelos seios de fora de Tyene Sand antes de descobrir que as adagas dela, com as quais ele foi cortado na batalha que tiveram anteriormente, continha um veneno de ação lenta que é ativado quando o batimento cardíaco aumenta. Ele lentamente sucumbe ao veneno, mas Tyene lhe entrega o antídoto depois que ele aceita seu pedido de chama-la de mulher mais bonita do mundo.

Em Porto Real

No Septo de Baelor, Olenna se encontra com o Alto Pardal para discutir o aprisionamento de seus dois netos, Loras e Margaery. Ela exige que os dois sejam libertados, mas ele recusa dizendo que eles estão sendo punidos por seus crimes. O Alto Pardal diz que as leis da Fé devem ser aplicadas a todos igualmente. Olenna tenta suborna-lo, mas ao perceber que ele não pode ser comprado, ela ameaça encerrar o apoio dos Tyrell a capital ao cancelar os carregamentos de comida. Porém, o Alto Pardal permanece tranquilo. Ele comenta que ela e o restante da nobreza estão em menor número que o povo e diz para Olenna considerar o que pode acontecer quando o povo parar de temer a nobreza. Ao sair do local, Olenna recebe uma carta de Petyr Baelish. Na Fortaleza Vermelha, Tommen sofre por conta de sua inabilidade em ajudar Margaery. Cersei se oferece para conversar com o Alto Pardal por ele e tentar conseguir a libertação de Margaery e Loras.

Petyr encontra Olenna em seu bordel saqueado, onde os dois têm uma conversa tensa. Olenna relembra Petyr do papel que os dois tiveram no assassinato de Joffrey e alerta que se sua casa cair, ela não manterá o envolvimento dele em segredo. No Septo, Cersei encontra Margaery e leva comida, mas a garota recusa e ordena furiosamente que sua sogra saia do local por considerar que ela foi a responsável pela sua prisão e pela de Loras. Cersei então se encontra com o Alto Pardal. Depois de uma breve discussão sobre Margaery e Loras, ele revela que Lancel denunciou o relacionamento ilícito que teve com ela e também o papel que ambos desempenharam na morte de Robert Baratheon. Cersei tenta sair, mas é impedida por uma alta septã que leva a Rainha Mãe para uma cela. Antes de ser trancada, Cersei diz para a septã olhar bem para seu rosto, pois esta será a última imagem que ela verá antes de morrer. A septã ignora Cersei e prende ela na cela. 

Produção

Elenco

Principal

Notas do elenco

Notas

  • O título do episódio refere-se a Tyrion, que foi raptado por Jorah Mormont como um "presente" para a Rainha Daenerys, e ele refere-se a si mesmo como tal quando se apresenta para ela. Talvez também se refira ao "presente" que Peter Baelish diz ter para Olenna, do mesmo tipo que deu à Cersei.

Galeria de imagens