FANDOM

"O Príncipe que foi Prometido" , às vezes chamado de "O Príncipe Prometido"[1] ou "Aquele que foi Prometido"[2] (também conhecido como o Escolhido pelo Senhor, o Filho do Fogo e o Guerreiro da Luz[3]) é um salvador profetizado na religião do Senhor da Luz. De acordo com a profecia, essa figura nasceria "em meio ao sal e à fumaça"[4] e puxa uma espada chamada Luminífera de chamas, que eles usariam para combater a iminente escuridão.[5] A profecia foi escrita originalmente em Alto Valiriano, e isso teria levado a uma tradução errada como as nuances daquela língua foram esquecidas ao longo dos séculos: em alto valiriano, a palavra que corresponde a "principe" é neutra em termos de gênero, então o nome correto Para este salvador profetizado é "O Príncipe ou a Princesa Prometido",[6] indicando que poderia ser um homem ou uma mulher.

De acordo com Melisandre, uma sacerdotisa vermelha do Senhor da Luz, Stannis Baratheon, Senhor de Pedra do Dragão e autoproclamado Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens, é o Príncipe que foi Prometido. No entanto, depois que Stannis é derrotado em batalha[7] e Jon Snow, o Lorde Comandante da Patrulha da Noite, é ressuscitado dentre os mortos, Melisandre afirma que Stannis não era o Príncipe, mas "alguém deve ser", sugerindo que agora acredite é Jon.[1] Ela mais tarde confirma sua crença em Jon como o Príncipe que foi Prometido a Sor Davos Seaworth.

Outra Sacerdotisa Vermelha, estabelecida em Volantis, pregou a um grupo de escravos e libertos que Daenerys Targaryen é sua salvadora profetizada.[8] Kinvara, a Alta Sacerdotisa do Templo Vermelho de Volantis, também tem certeza de que Daenerys é quem foi prometido, citando a libertação de escravos e a criação de dragões de pedra como evidência. Ela concorda em enviar seus melhores sacerdotes e pregadores ao longo de Essos, espalhando a boa palavra sobre a rainha.[9]

Banida do Norte, Melisandre aprende sobre Daenerys Targaryen e seus dragões. Ela aterra em Pedra do Dragão (ilha) para fazer Daenerys ciente de seu destino e contar-lhe sobre a importância de Jon Snow também na próxima guerra.[6]

Nos Livros

Em As Crônicas de Gelo e Fogo, o Príncipe Prometido é implícito ser a reencarnação de um herói conhecido como Azor Ahai, um guerreiro lendário que supostamente viveu milhares de anos atrás. Histórias sobre a Longa Noite - ou um evento cataclísmico semelhante - são contadas ao longo de Essos, uma das quais diz que uma grande escuridão desceu sobre a terra. Empunhando uma espada flamejante chamada Luminífera, Azor Ahai levantou-se e derrotou essa escuridão. Há um debate entre os fãs sobre a permutabilidade de "Azor Ahai" e "O Príncipe Prometido": Parece que Azor Ahai é o nome dado à figura lendária, enquanto o Príncipe Prometido é mais propriamente sua reencarnação. Melisandre, uma sacerdotisa vermelha de R'hllor, mencionou o Príncipe que foi Prometido e Azor Ahai de forma intercambiável, mas tende a usar o nome de Azor Ahai com muita frequência. Em qualquer caso, os livros não fazem uma conexão explícita entre as histórias de Azor Ahai e as profecias do Príncipe Prometido.

Além disso, nunca é claramente revelado onde a profecia sobre o Príncipe se originou, ou o que a cultura/religião fez a previsão original. As legendas de Azor Ahai estão espalhadas pelo leste mais distante de Essos , embora seja conhecido por nomes diferentes, dependendo da região. De acordo com Melisandre, que vem da cidade misteriosa de Asshai, a profecia sobre o Príncipe era conhecida naquela cidade há cinco mil anos, mas mesmo isso foi milênios depois que Azor Ahai supostamente vivia.

A frase é mencionada pela primeira vez em "A Fúria dos Reis", durante uma das visões experiências de Daenerys na Casa dos Imortais: um homem e uma mulher, presumivelmente Rhaegar Targaryen e sua esposa Elia Martell, estão falando sobre um bebê recém-nascido. O homem diz que o bebê será chamado "Aegon", e que ele é "o príncipe que foi prometido".

A profecia sobre o Príncipe que foi Prometido disse que ele nasceria da casa Targaryen - Stannis Baratheon combina com essa descrição porque sua avó era uma Targaryen, mas ele não nasceu em um lugar de "fumaça e sal" (que pode seja Pedra do Dragão, uma ilha vulcânica) - ele nasceu em Ponta Tempestade.

Embora o gênero de Daenerys suscite dúvidas quanto à identificação da Sacerdotisa Vermelha com ela como o Príncipe Prometido, Meistre Aemon aponta que, em Alto Valiriano (o idioma em que a maioria das versões da profecia foi escrita), a palavra correspondente a "Princípe" é neutro em termos de gênero. Aemon rapidamente percebe isso depois que Melisandre começa a proselitismo após sua chegada ao Muro. Embora ele não percebesse isso durante seus anos de correspondência com Rhaegar Targaryen, a identificação de Melisandre de Stannis enquanto o Príncipe o faz reconsiderar a evidência, mesmo que apenas a calasse. Na série, Kinvara parece ter chegado a esta conclusão, enquanto é Missandei que aponta o problema da tradução na tela. Em uma entrevista, Carice van Houten confirmou que Melisandre ainda acredita que Jon seja o Príncipe, e que apenas alcançou Daenerys porque agora acredita que ambos são de alguma forma importantes.

Referências

  1. 1,0 1,1 Quebradora de Correntes
  2. [1]
  3. Valar Morghulis
  4. Jardim de Ossos
  5. O Norte se Lembra
  6. 6,0 6,1 Nascida da Tormenta
  7. Misericórdia da Mãe
  8. Alto Pardal (episódio)
  9. A Porta