Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"The North Remembers" é o primeiro episódio da segunda temporada de Game of Thrones. É o décimo primeiro episódio da série ao todo. Estreou em 1º de abril de 2012. O episódio foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Alan Taylor.

Sinopse[]

Tyrion age como conselheiro e tenta salvar o reinado de Joffrey de ameaças do presente e do passado. Daenerys procura por água e aliados.

Resumo[]

Em Pedra do Dragão[]

Stannis Baratheon, o irmão mais velho do falecido Rei Robert I Baratheon, se anuncia como herdeiro legítimo do Trono de Ferro. Em sua corte na ilha de Pedra do Dragão, ele adota a religião de R'hllor a pedido da Sacerdotisa Vermelha Melisandre, queimando estátuas dos Sete e retirando Luminífera das chamas. Mais tarde, ele envia uma carta para todos os cantos dos Sete Reinos contando que Joffrey, Tommen e Myrcella Baratheon não são filhos de Robert I, e sim frutos do incesto entre Cersei Lannister e seu irmão gêmeo Jaime. Stannis se recusa a fazer uma aliança com Robb Stark ou com Renly Baratheon, apesar dos conselhos de seu vassalo Sor Davos Seaworth. Stannis considera que os dois são usurpadores e que devem se ajoelhar em sua frente ou serem destruídos.

O Meistre Cressen fica preocupado com as decisões de Stannis, especialmente com a influência que ele vem sofrendo de Melisandre. Disposto a se sacrificar em nome de Stannis, Cressen coloca veneno em uma taça de vinho e pede que Melisandre beba junto com ele. Mas enquanto Cressen morre na hora, Melisandre toma uma taça cheia e nada acontece.

Nas Terras Fluviais[]

O Rei do Norte Robb Stark está em uma sequência de vitórias no campo de batalha, surpreendendo a todos. Ele visita seu prisioneiro, Jaime Lannister, e informa que recebeu a carta de Stannis sobre seus filhos com Cersei. Robb deduz que o acidente de seu irmão Bran e a morte de seu pai serviram para encobrir esse segredo. Robb conta que pretende enviar Alton Lannister, primo de Jaime que também foi feito prisioneiro, para Porto Real com uma proposta de paz. Suas demandas são a libertação de suas irmãs Sansa e Arya, a devolução dos restos mortais de Eddard e seus homens e o reconhecimento da independência do Norte.

Apesar de ter vencido três grandes batalhas contra os Lannister, Robb sabe que não vencerá essa guerra sozinho. Ele envia Theon Greyjoy para negociar uma aliança com seu pai, Lorde Balon Greyjoy nas Ilhas de Ferro, mesmo contra os pedidos de sua mãe Catelyn Stark. Ela deseja voltar para Winterfell e ficar com seus filhos Bran e Rickon, mas Robb pede que ela tente uma aliança com Renly Baratheon. Catelyn diz que o pai de Robb ficaria orgulhoso de seus feitos, mas avisa que Balon Greyjoy não merece confiança.

Em Winterfell[]

Bran Stark aprende a ser Senhor de Winterfell enquanto seu irmão mais velho está fora na guerra. Ele tem um estranho sonho em que entra no corpo de seu lobo gigante, Verão, e corre pelo bosque sagrado. Na manhã seguinte, ele vai até o bosque com Osha, que faz perguntas sobre seus sonhos que são ignoradas. Os dois notam a passagem de um cometa vermelho no céu. Bran acredita que o cometa vai trazer a vitória para um dos lados da guerra, mas Osha insiste que o cometa só pode significar uma coisa, dragões.

Para lá da Muralha[]

O grupo que deixou Castelo Negro chega até a Fortaleza de Craster, um local relativamente ao norte da Muralha. Craster passa informações sobre os selvagens e o seu líder, Mance Rayder, o Rei para lá da Muralha. Rayder está reunindo um exército nas montanhas, maior que qualquer exército ao sul da Muralha. O Senhor Comandante da Patrulha da Noite Jeor Mormont dá conselhos de liderança para Jon Snow, que fica enojado com o costume de Craster de se casar com suas próprias filhas.

No Deserto Vermelho[]

Com os remanescentes do khalasar de Khal Drogo, Daenerys Targaryen atravessa o Deserto Vermelho na esperança de encontrar um abrigo. A viagem é dura, com seus dragões recém-nascidos se recusando a comer a carne que é oferecida e cavalos morrendo de exaustão. Daenerys envia cavaleiros com os cavalos restantes para explorar a região em três direções distintas.

Em Porto Real[]

Durante uma série de combates para celebrar o dia do nome de Joffrey I Baratheon, a prisioneira Sansa Stark salva Sor Dontos Hollard ao convencer o rei a torná-lo um bobo da corte no lugar de matá-lo. As festividades são interrompidas pela chegada de Tyrion Lannister, enviado para servir como Mão do Rei no lugar de seu pai. Cersei fica furiosa, mas aceita a situação quando Tyrion promete que será apenas um conselheiro. Quando ele descobre que Arya Stark conseguiu fugir, ele provoca Cersei por ter perdido uma refém importante que poderia ser trocada por Jaime.

O Rei Joffrey I questiona sua mãe sobre a carta de Stannis. Ao mesmo tempo, a Patrulha da Cidade de Porto Real mata todos os filhos bastardos do Rei Robert I que conseguem encontrar. Gendry, um dos bastardos, conseguiu fugir da cidade, mas seu antigo mestre ferreiro Tobho Mott conta para os guardas que ele está em uma caravana a caminho da Muralha. Sem que os Lannister saibam, Arya Stark está na mesma caravana.

Aparições[]

Artigo principal: The North Remembers/Aparições

Primeiras[]

Mortes[]

Elenco[]

Estrelando
Convidados
Não-creditado
  • Tobias Winter como Timett
  • Dennis McKeever como oficial da Patrulha da Noite
  • Filip Lozić como jovem nobre
  • Graeme Peacock como trabalhador rural
  • Ginger A. Taylor como filha de Craster
  • Desconhecido como oficial da Patrulha da Noite
  • Desconhecido como Lothor Brune
  • Desconhecido como Aggo
  • Sarah MacKeever como Selyse Baratheon
  • Desconhecido como Oficial Stark 1
  • Desconhecido como Oficial Stark 2
  • Desconhecido como Manto Dourado
  • Desconhecida como Barra
  • Desconhecido como patrão do bordel
  • Desconhecido como informante

Notas do elenco[]

  • 23 de 25 membros recorrentes do elenco aparecem neste episódio.
  • John Bradley, James Cosmo, Jerome Flynn, Conleth Hill e Sibel Kekilli são adicionados ao elenco principal, com seu nome aparecendo na sequência de abertura. Todos os cinco atores apareceram na primeira temporada como convidados.
  • Novos membros do elenco recorrente incluem Liam Cunningham, Stephen Dillane e Carice van Houten, que também aparecem na sequência de abertura.
  • Dinklage era sempre o último membro a aparecer na sequência de abertura da primeira temporada, recebendo o "e" antes do nome. Ele agora é o primeiro a ser creditado.
  • Headey é creditada a frente de Coster-Waldau e Fairley pela primeira vez.
  • Toni Bobeta, Jonathan Cohen, Rob Cooper, Jamie Edgell, Dave Forman, James Grogan, Paul Herbert, Michelle McKeown, Camilla Naprous, Jimmy O'Dee, C.C. Smiff e Zeljko Matovina foram dublês neste episódio.

Produção[]

Roteiro[]

O episódio foi escrito pelo produtores executivos David Benioff e D.B. Weiss, baseado na obra original de George R.R. Martin A Fúria dos Reis. Como a segunda temporada cobre praticamente todos os acontecimentos deste segundo livro, o primeiro episódio apresenta os primeiros capítulos, que incluem Prólogo, Sansa I, Tyrion I, Bran I, Catelyn I, Davos I, e a primeira parte de Daenerys I e de Jon III (capítulos 0, 2, 3, 4, 7, 10, 12 e 23). Dois capítulos iniciais do livro já tinham sido incluídos no final da primeira temporada e houve um avanço na história de Jon Snow.

Entre as principais diferenças da série e do livro estão a exclusão dos dois Walder Frey da narrativa de Bran―não foram feitos testes para os papéis―a ordem dos eventos em Pedra do Dragão―nos livros a morte do Meistre Cressen acontece antes da queima dos Sete―e o nome do primo Lannister―Cleos Frey mudou para Alton Lannister para evitar confusões devido a complexidade dos casamentos Lannister.

As principais cenas criadas originalmente para o episódio incluem o confronto de Robb e Jaime na cela, o debate de Cersei e Mindinho sobre as raízes do poder e o desafio de Joffrey I à mãe na sala do trono.

Seleção do elenco[]

O episódio introduz várias personagens importantes, incluindo Stannis Baratheon (Stephen Dillane), Sor Davos Seaworth (Liam Cunningham) e Melisandre (Carice van Houten). Outros personagens menores incluem Sor Dontos Hollard, Alton Lannister, Meistre Cressen, Matthos Seaworth, Edd Doloroso, Craster e Gilly.

Dillane, Cunningham e van Houten entram para o elenco principal. John Bradley (Samwell Tarly), James Cosmo (Jeor Mormont), Jerome Flynn (Bronn), Conleth Hill (Varys) e Sibel Kekilli (Shae) também são colocados no elenco principal, depois de terem feito parte do elenco convidado da primeira temporada.

Peter Dinklage substitui Sean Bean como o primeiro a aparecer na sequência de abertura. Devido ao fato de a personagem de Bean ter sido morta no fim da temporada anterior, Dinklage brincou que desejava ser o crédito principal durante bastante tempo.

Filmagens[]

A produção continou a usar os estúdios Paint Hall como local principal de filmagens e as paisagens da Irlanda do Norte como principal local das filmagens exteriores. A queima dos Sete foi filmada na Downhill Strand, onde a imprensa local fez eco da comoção que as filmagens causaram na pequena comunidade de Castlerock. A Forteleza de Craster foi construída na floresta em Clandeboye Estate.

Para os exteriores da capital Porto Real, os quais tinham sido filmados em Malta durante toda a primeira temporada, a produção usou desta vez a paisagem da cidade checa de Dubrovnik. Conhecida como A Pérola do Adriático, a cidade demonstrou ser uma ótima localização para representar Porto Real, já que partilha muitas das características da cidade ficcional: tem uma atmosfera medieval bem preservada, com muralhas altas e o mar no horizonte. Segundo David Benioff, produtor executivo da série, “No instante em que começamos a caminhar pelas muralhas da cidade soubemos que era aquilo. Leem a descrição no livro e veem a Dubrovnik e é assim que a cidade se parece. Tem um mar brilhante, sol e bela arquitetura.”

A primeira cena do episódio, representando a celebração do dia do nome de Joffrey I, foi filmada no Forte Lovrijenac de Dubrovnik―também conhecido por Fortaleza de São Lourenço. Mais tarde, o debate sobre a natureza do poder, entre Cersei e o Mindinho, também decorre numa das suas varandas, e na montagem final, na cena da morte dos bastardo, a Cidade Velha de Dubrovnik e as famosas muralhas podem ser claramente vistas.

Diferenças dos livros[]

Artigo principal: Diferenças entre os livros e série de TV - Game of Thrones/Segunda Temporada

Este episódio adapta os seguintes capítulos de A Guerra dos Tronos:

Este episódio adapta os seguintes capítulos de A Fúria dos Reis:

  • Prólogo
  • Capítulo 2, Sansa I
  • Capítulo 3, Tyrion I
  • Capítulo 4, Bran I
  • Capítulo 7, Catelyn I
  • Capítulo 10, Davos I
  • Capítulo 12, Daenerys I
  • Capítulo 22, Catelyn II
  • Capítulo 23, Jon III

Recepção[]

Audiência[]

A audiência do episódio durante a sua estreia nos EUA alcançou um novo recorde para a série, 3.858 milhões de telespectadores, com um share de 2.0 na classe etária mais importante, entre os 18 e os 49 anos. Tendo em conta as reprises que foram exibidas na mesma noite, o número de telespectadores chegou a um total de 6.3 milhões.

Resposta da crítica[]

O episódio recebeu aclamação da crítica geral. O agregador de resenhas Rotten Tomatoes pesquisou 28 resenhas do episódio e julgou 100% delas positivas, com uma pontuação média de 8,6 em 10. O consenso crítico do site diz: "'The North Remembers' ressalta a capacidade de crueldade de Joffrey e o desenvolvimento de Tyrion como um jogador chave em uma abertura de temporada de segundo ano convincente." Matt Fowler da IGN avaliou o episódio 9 de 10. O A. V. Clube deu B+. Alan Sepinwall, que analisou o episódio para o HitFix, o chamou de "um ótimo começo. Engraçado em alguns pontos, assustador em outros, nunca piscando para longe da crueldade deste mundo e desta guerra."

Andy Greenwald de Grantland elogiou o episódio por suas novas adições de Dillane e van Houten, sua configuração de episódios posteriores e seus temas. "Também é evidente que o segundo ano de Thrones, se não o restante da série, é sobre uma corrida para preencher o que pode ser um vácuo impossível. [...] Tudo parece emocionantemente instável, como se as regras estivessem mudando constantemente e o maior prêmio pode realmente ser uma armadilha." Luke Broadwater, escrevendo para The Baltimore Sun, gostou do papel crescente de Tyrion, referindo-se a ele como o novo protagonista da série após a morte de Eddard Stark (Sean Bean). Ele achou que o episódio "se destacou em ressaltar a crueldade de Joffrey... e o humor e o crescimento de Tyrion como personagem". No entanto, seu comentário não foi totalmente positivo; o revisor criticou a cena em que Mindinho ameaça Cersei e achou que Meistre Cressen deveria ter sido mantido vivo por mais tempo. Em sua recapitulação do episódio, Jenifer D Braun, do The Star-Ledger, escreveu que o episódio continha o sexo e a violência que o programa teve em sua primeira temporada e afirmou: "Cara, sentimos falta desse show, não é?"

Sarah Hughes, do The Guardian, elogiou muito o episódio como estreia da temporada, comentando que "A abertura da temporada cobre habilmente uma enorme quantidade de cenário ao mesmo tempo em que apresenta uma série de novos personagens". Além disso, ela elogiou a adaptação do episódio dos romances de origem por incluir um grande número de cenas e histórias importantes com preenchimento mínimo: "este foi um episódio escrito de forma simples, que abordou uma enorme quantidade de exposição e cenário, mas nunca desperdiçou uma palavra." Nina Shen Rastogi, escrevendo para Vulture, pensou que o episódio serviu tanto como uma redefinição do enredo e uma reintrodução dos temas de violência e sucessão das primeiras temporadas. Ela escreveu, "desde a primeira cena da estreia da temporada passada, GoT se esforçou para nos assegurar que algumas coisas nunca mudariam." Simon Abrams da Slant Magazine elogiou "The North Remembers" como um episódio "tematicamente focado" em o tema da boa liderança. Ele gostou de como cada um dos governantes foi desenvolvido na estreia e esperava que o resto da temporada "pudesse acompanhar as grandes ideias de sua estreia."

Premiações[]

Este episódio ganhou uma American Society of Cinematographers para Conquista Destaque em Cinegrafia em Séries de TV Episódica de Uma-Hora.

Curiosidades[]

  • O título refere-se à rebelião do Norte sob o novo Rei Robb Stark em resposta à execução de Eddard Stark.
    • A frase "o Norte se lembra" é usada algumas vezes nos livros (por Robb, Lorde Wyman Manderly, Lady Dustin e Theon), mas apenas em entradas posteriores da série. É usado principalmente no contexto de uma advertência, da mesma forma de "o inverno está chegando" ou "um Lannister sempre paga suas dívidas", que as pessoas do Norte se lembram daqueles que o fizeram mau, especialmente os Lannisters e seus aliados.
      • Na série, a frase é usada não só no contexto acima, mas tem um significado adicional: que as pessoas do Norte permaneçam leais aos Starks.
  • Demorou dias e não semanas, para Tyrion viajar para Porto Real na Batalha do Ramo Verde, então logicamente, ele não usaria armaduras pesadas durante todo esse tempo. Havia uma quantidade considerável de discussão sobre o que Tyrion deveria usar. Em última análise, decidiu que Tyrion mudou intencionalmente de volta para sua armadura pouco antes de chegar e essa é uma dica sutil sobre como ele está se apresentando, tanto para Joffrey quanto para Cersei. Tyrion quer esfregar em seus rostos que ele tem feito mais para ajudar ativamente o esforço de guerra do que qualquer um deles, uma guerra que eles começaram por Joffrey ter matado Ned Stark, enquanto eles passaram o tempo todo em Porto Real esperando Lorde Tywin limpar a bagunça. Eles ainda estão realizando um torneio em homenagem ao nome de Joffrey, enquanto mais da metade do reino está em rebelião.
  • Carice van Houten foi previamente convocada para fazer uma audição para um papel diferente nas filmagens da primeira temporada foi filmada, mas os conflitos de programação impediram a audição. Ela foi convidada a voltar a audição para a segunda temporada e foi escolhida como Melisandre.
  • Nos livros, a égua de prata de Daenerys sobrevive à jornada.
  • Josephine Gillan só foi creditada como nova prostituta e apenas na terceira temporada o nome de seu personagem foi revelado como Marei.
  • Duas das esposas de Craster que aparecem no fundo são, de fato, as filhas do diretor Alan Taylor, vestidas como selvagens.

Galeria[]

Links externos[]

v  d  e
Episódios de Game of Thrones
Advertisement