FANDOM

"O Norte se Lembra" é o primeiro episódio da segunda temporada de Game of Thrones. É o décimo primeiro episódio da série ao todo. Estreou em 1º de abril de 2012. O episódio foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Alan Taylor.

Resumo

Em Pedra do Dragão

Stannis Baratheon, o irmão mais velho do falecido Rei Robert, se anuncia como herdeiro legítimo do Trono de Ferro. Em sua corte na ilha de Pedra do Dragão, ele envia uma carta para todos os cantos dos Sete Reinos contando que Joffrey, Tommen e Myrcella Baratheon não são filhos de Robert e sim frutos do incesto entre Cersei Lannister e seu irmão gêmeo Jaime. Stannis se recusa a fazer uma aliança com Robb Stark ou com Renly Baratheon, apesar dos conselhos de seu vassalo Ser Davos Seaworth. Stannis considera que os dois são usurpadores e que devem se ajoelhar em sua frente ou serem destruídos.

O Maester Cressen fica preocupado com as decisões de Stannis e especialmente com a influência que ele vem sofrendo da sacerdotisa estrangeira Melisandre. Sob influência da Sacerdotisa Vermelha, Stannis se converte ao culto do deus da luz R’hllor e ordena que todas as estátuas dos deuses de Westeros sejam queimadas. Disposto a se sacrificar em nome de Stannis, Cressen coloca veneno no vinho e pede que Melisandre beba junto com ele. Mas enquanto Cressen morre na hora, Melisandre toma uma taça cheia e nada acontece.

Nas Terras Fluviais

O Rei do Norte Robb Stark visita seu prisioneiro Jaime Lannister e informa que recebeu a carta de Stannis sobre seus filhos com Cersei. Robb deduz que o acidente de seu irmão Bran e a morte de seu pai serviram para encobrir esse segredo. Robb conta que pretende enviar Alton Lannister, primo de Jaime que também foi feito prisioneiro, para Porto Real com uma proposta de paz. Suas demandas são a libertação de suas irmãs Sansa e Arya, a devolução dos restos mortais de Eddard e seus homens e o reconhecimento da independência do Norte.

Apesar de ter vencido três grandes batalhas contra os Lannister, Robb sabe que não vencerá essa guerra sozinho. Ele exita, mas envia Theon Greyjoy para negociar uma aliança com seu pai Lorde Balon Greyjoy nas Ilhas de Ferro. Sua mãe Catelyn deseja voltar para Winterfell e ficar com seus filhos Bran e Rickon, mas Robb pede que ela tente uma aliança com Renly Baratheon. Catelyn diz que o pai de Robb ficaria orgulhoso de seus feitos, mas avisa que Balon Greyjoy não merece confiança.

Em Winterfell

Bran Stark aprende a ser Lorde de Winterfell enquanto seu irmão mais velho está fora na guerra. Ele tem um estranho sonho em que entra no corpo de seu lobo gigante Verão e corre no Bosque Sagrado. Na manhã seguinte, ele vai até o Bosque Sagrado com Osha, que faz perguntas sobre seus sonhos que são ignoradas. Os dois notam a passagem de um cometa no céu. Bran acredita que o cometa vai trazer a vitória para um dos lados da guerra. Mas Osha insiste que o cometa só pode significar uma coisa: os dragões voltaram a existir.

Além da Muralha

O grupo que deixou Castelo Negro chega até a Fortaleza de Craster, um local relativamente ao Norte da Muralha. Craster passa informações sobre os selvagens e o seu líder Mance Rayder, o Rei Além da Muralha. Rayder está reunindo um exército nas montanhas, maior que qualquer exército ao Sul da Muralha. O Lorde Comandante Jeor Mormont dá conselhos de liderança para Jon Snow, que fica enojado com o costume de Craster de se casar com suas próprias filhas.

No Deserto Vermelho

Com os remanescentes do khalasar de Khal Drogo, Daenerys Targaryen atravessa o Deserto Vermelho na esperança de encontrar um abrigo. A viagem é dura, com seus dragões recém-nascidos se recusando a comer a carne que é oferecida e cavalos morrendo de exaustão. Daenerys envia cavaleiros com os cavalos restantes para explorar a região em três direções distintas.

Em Porto Real

Durante uma série de combates para celebrar o aniversário de Joffrey Baratheon, a prisioneira Sansa Stark salva Ser Dontos Hollard ao convencer o Rei a torná-lo um bobo da corte no lugar de matá-lo. As festividades são interrompidas pela chegada de Tyrion Lannister, enviado para servir como Mão do Rei no lugar de seu pai. Cersei fica furiosa, mas aceita a situação quando Tyrion promete que será apenas um conselheiro. Quando Tyrion descobre que Arya Stark conseguiu fugir, ele provoca Cersei por ter perdido uma refém importante que poderia ser trocada por Jaime.

O Rei Joffrey questiona sua mãe sobre a carta de Stannis. Ao mesmo tempo, a Patrulha da Cidade mata todos os filhos bastardos do Rei Robert que conseguem encontrar. Gendry, um dos bastardos, conseguiu fugir da cidade, mas seu antigo mestre ferreiro conta para os guardas que ele está em uma caravana a caminho da Muralha. Sem que os Lannister saibam, Arya Stark está na mesma caravana.

Aparições

Mortes

  • Barra
  • 1 Cavaleiro sem nome
  • Pelo menos 4 bastardos de Robert Baratheon

Elenco

Estrelando

Curiosidades

  • O título apareceu em um artigo de mídia, mas não foi originalmente confirmado pela HBO. Mais tarde, o título do episódio foi confirmado quando apareceu na programação da HBO.
  • O título refere-se à rebelião do Norte sob o novo rei Robb Stark em resposta à execução de Eddard Stark.
  • A frase "O Norte se lembra" é usada algumas vezes nos livros (por Robb, Lord Wyman Manderly, Lady Dustin e Theon), mas apenas em entradas posteriores da série. É usado principalmente no contexto de uma advertência, da mesma forma que "O inverno está chegando" ou "Um Lannister sempre paga suas dívidas", que as pessoas do Norte chegarão mesmo com aqueles que erraram (incluindo outros nortenhos), especialmente os Lannisters e seus aliados.
  • No show, a frase é usada não só no contexto acima, mas tem um significado adicional: que as pessoas do Norte permaneçam leais aos Starks.
  • Demorou dias e não semanas, para Tyrion viajar para Porto Real na Batalha do Green Fork, então, logicamente, ele não usaria armaduras pesadas durante todo esse tempo. Havia uma quantidade considerável de discussão sobre o que Tyrion deveria usar. Em última análise, decidiu que Tyrion mudou intencionalmente de volta para sua armadura pouco antes de chegar e essa é uma dica sutil sobre como ele está se apresentando, tanto para Joffrey quanto para Cersei. Tyrion quer esfregar em seus rostos que ele tem feito mais para ajudar ativamente o esforço de guerra do que qualquer um deles, uma guerra que eles começaram por Joffrey matando Ned Stark, enquanto Joffrey e Cersei passaram o tempo todo em Porto Real esperando Lord Tywin limpar a bagunça. Eles ainda estão realizando um torneio em homenagem ao nome de Joffrey, enquanto mais da metade do reino está em rebelião.
  • Carice van Houten foi previamente convocada para fazer uma audição para um papel diferente quando a temporada 1 foi filmada, mas os conflitos de programação impediram a audição. Ela foi convidada a voltar a audição para a temporada 2 e foi lançada como Melisandre.
  • Nos livros, a égua de prata de Daenerys sobrevive à jornada. Embora comestível, a grama era de cor marrom e crescia em áreas secas.
  • Josephine Gillan só foi creditada como nova prostituta e apenas na 3ª temporada o nome de seu personagem foi revelado como Marei.
  • Duas das esposas de Craster que aparecem no fundo são, de fato, as filhas do diretor Alan Taylor, vestidas como selvagens.
  • Robb não tem como saber que Jaime empurrou Bran da janela. Apenas quatro pessoas sabem disso: Jaime, Cersei e mais tarde Catelyn e Brienne. Robb poderia ter deduzido isso, no entanto, de forma semelhante à forma como Catelyn descobriu isso nos livros - com base na informação que Stannis revelou sobre o relacionamento de Jaime e Cersei.