FANDOM

O Inverno está Chegando é o primeiro episódio da primeira temporada de Game of Thrones. É o primeiro episódio da série ao todo. Estreou em 17 de abril de 2011, foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss e dirigido por Tim Van Patten.

Sinopse

Além da Muralha

Três homens da Patrulha da Noite – Ser Waymar Royce, Will e Gared – fazem uma ronda além da Muralha, uma imensa barreira de gelo no extremo Norte do reino. Depois de encontrar os corpos mutilados de alguns selvagens (povos tribais que vivem ao Norte da Muralha), os patrulheiros são confrontados por Caminhantes Brancos (criaturas demoníacas) e seus soldados mortos-vivos. Dois dos patrulheiros são mortos pelos Caminhantes Brancos, enquanto Will é deixado vivo por algum motivo. Com medo, Will abandona a Patrulha da Noite e viaja para o Sul.

Em Porto Real

A Rainha Cersei e seu irmão gêmeo Jaime Lannister observam o corpo de Jon Arryn, a Mão do Rei. O corpo é levado pelas Irmãs Silenciosas. Eles discutem se Arryn revelou algum tipo de informação perigosa sobre os dois para alguém antes de morrer. Jaime garante que se Arryn tivesse dito algo a alguém, os dois já teriam sido executados.

No Norte

Os Starks vivem em Winterfell. Lorde Eddard “Ned Stark, sua esposa Lady Catelyn “Cat” Stark e seus cinco filhos: o herdeiro Robb, sua filha mais velha Sansa, a filha mais nova Arya, o menino de dez anos Bran e o mais jovem Rickon. Também vivem por lá Jon Snow, filho bastardo de Ned, e o refém Theon Greyjoy, que assim como Robb são adolescentes mais velhos. Ned fica sabendo que um desertor da Patrulha da Noite chamado Will foi capturado. Membros da Patrulha da Noite fazem um juramento para nunca abandonar seu posto sob pena de morte. Ned leva seus filhos para ver Will ser executado. Will repete várias vezes que viu os Caminhantes Brancos, mas ninguém acredita nele. O jovem aceita sua morte bravamente e admite que deveria ter voltado para a Muralha para alertar seus companheiros. Ned pessoalmente cumpre a sentença e corta a cabeça de Will. Quando Bran pergunta sobre os Caminhantes Brancos, Ned diz que se trata de um delírio de um homem desesperado, já que tais criaturas estão extintas há anos. Durante a jornada de volta para casa, os Starks encontram um veado morto, animal símbolo da Casa Baratheon. Perto dali, eles encontram um lobo gigante morto e seus filhotes sobreviventes. Ao notar que o lobo é o símbolo da Casa Stark e que são tantos filhotes quanto crianças Stark (inclusive um albino para Jon), eles adotam os animais como companheiros. De volta a Winterfell, Catelyn informa seu marido sobre uma carta que anuncia a morte de Jon Arryn, cunhado dela e antigo mentor de Ned. Uma outra mensagem diz que o rei está pessoalmente a caminho de Winterfell. A comitiva real chega a Winterfell com o Rei Robert Baratheon, sua esposa Rainha Cersei e seus três filhos: o príncipe herdeiro Joffrey, a Princesa Myrcella e o jovem Príncipe Tommen. Também estão presentes Jaime Lannister, irmão gêmeo de Cersei e membro da Guarda Real, e seu irmão mais novo, Tyrion Lannister, um anão conhecido como “O Duende”. Robert presta seus respeitos a Lyanna Stark, sua falecida noiva e irmã de Ned. Robert diz a seu antigo amigo Ned que não confia mais em ninguém a sua volta. Robert decide nomear Ned como novo Mão do Rei. Para fortalecer os laços entre as famílias, ele sugere o casamento entre seu filho Joffrey e Sansa, filha mais velha de Ned.

À noite, Catelyn recebe uma carta de sua irmã, a viúva de Lorde Arryn. Ela suspeita que seu marido foi assassinado pelos parentes do rei, os poderosos Lannisters. Ned, que inicialmente estava relutante em assumir o cargo de Mão do Rei, resolve aceitar o convite para proteger seu velho amigo. Bran, que se diverte nos telhados de Winterfell, sobe em uma torre abandonada e flagra a Rainha Cersei fazendo sexo com Jaime. Para manter a relação incestuosa em segredo, Jaime joga Bran da janela da torre.

Em Pentos

O príncipe exilado Viserys Targaryen planeja derrubar o Rei Robert e recuperar o trono que foi de seu pai. Para conseguir, ele arranja o casamento entre sua irmã Daenerys e o poderoso Khal Drogo, líder da horda nômade dos Dothraki. Daenerys tem medo do líder bárbaro, mas seu irmão pede que ela se case com Drogo. Durante a cerimônia de casamento, Daenerys recebe dois presentes. O primeiro é uma coleção de livros sobre os Sete Reinos dada por Ser Jorah Mormont, um cavaleiro exilado leal aos Targaryen. O segundo é uma cesta com três ovos de dragão petrificados dada pelo Magister Illyrio Mopatis, o homem que ajudou a arranjar o casamento.  

Aparições

Mortes

  • Sor Waymar Royce, morto por Caminhantes Brancos
  • Gared, decapitado por um Caminhantes Brancos
  • Lorde Jon Arryn, causas desconhecidas
  • Will, decapitado por Eddard Stark
  • Dothraki desconhecido, garganta cortada por outro dothraki

Elenco

Estrelando

Curiosidades

  • O título do episódio é o lema da Casa Stark e tem sido amplamente utilizado no marketing da série de TV, nos livros e outros spin-offs. O lema serve como um aviso a ser preparado para o inverno (as estações são extremamente únicas e os últimos anos em Westeros), pois isso deve trazer o caos com ele.
  • Uma pré-visualização de 15 minutos do primeiro episódio foi exibida em 3 de abril de 2011.
  • Primeira menção de Lord Tywin Lannister, Lady Lysa Arryn e Robin Arryn
  • Um verdadeiro veado morto - não um suporte - foi usado para a cena em que os lobos são encontrados. Os atores encontraram o cheiro durante a filmagem da cena revoltante, já que estava morto há dois dias nesse ponto e estava em decomposição.
  • A cena em que os Starks encontraram os filhotes de lobos foi a primeira cena escrita por George R. R. Martin no primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. É o segundo capítulo que aparece no livro, porque a cena do "Prologo" com os três escuteiros da Patrulha da Noite sendo atacada por Caminhantes Brancos foi inserida antes dele, mas o Prólogo foi escrito mais tarde.
  • Martin disse que nem sabia o tipo de livro que seria até ele escrever essa cena. Após cerca de três dias, ele sabia que seria fantasia.
  • Esta cena prevê todo o primeiro livro. O Lobo (simbolo da Casa Stark) veio muito para o sul e lutou com o Veado (simbolo da Casa Baratheon). Assim como Eddard Stark vai para o sul com o Rei Robert para ser a mão direita na guerra, Robert é desembainhado e morre sozinho, enquanto Eddard é morto por um golpe no pescoço e deixa todos os seus jovens herdeiros para se defenderem.
  • Há um erro na cena em que os filhotes lobos são vistos pela primeira vez, todos os filhotes são cinza claro e branco ou branco sólido. Um, no entanto, devia ser preto.
  • O pátio de Winterfell é normalmente um parque de estacionamento e uma loja de presentes. A configuração teve que ser amplamente redigida para que pareça um pátio real.
  • O traje de Mark Addy era tão pesado que não conseguia sair de seu cavalo sem a ajuda de três pessoas. Então, na edição, eles tiveram que cortar quando ele começou a desmontar e depois cortou para vê-lo cair no chão. No livro, o rei Robert é um homem mais alto, mas o desempenho de Mark Addy fez com que seu personagem pareça imponente.
  • As criptas sob Winterfell são normalmente uma adega e foram usadas em episódios posteriores para uma célula sob a Fortaleza Vermelha em Porto Real.
  • As cenas de Illyrio foram filmadas na residência de verão do presidente da Malta (mais tarde usado para cenas no jardim da Fortaleza Vermelha). A produção não foi permitida dentro do prédio. No livro Drogo vê Daenerys pela primeira vez em uma festa dentro da residência. Na versão da série de TV, Drogo permanece em seu cavalo e depois sai, mas isso não ocorre nos livros.
  • As cenas interiores de Daenerys em seu banheiro foram feitas em um local diferente, em uma cidade diferente. A cena com ela na varanda olhando para fora em belas paisagens era apenas uma pintura. Seu escravo de banho Pentoshi foi anteriormente Miss Malta 2006.
  • Algumas cenas iniciais em Malta foram filmadas com Emilia Clarke e Harry Lloyd usando lentes de contato violeta, como nos romances os Targaryens têm olhos color violeta. No entanto, as lentes não pareciam certas e estavam distraindo os atores de suas performances, então foram descartadas.
  • A filmagem da cena do casamento na praia foi interrompida por um vendaval do mar que demoliu parcialmente o set. As autoridades maltesas também estavam em duvidas sobre a nudez na cena, mas finalmente permitiram que a cena continuasse.
  • A torre quebrada, usada para a cena onde Bran é empurrada para fora da janela, foi mais tarde reparada, para servir como o quarto de Bran para o resto da temporada.
  • Na cena do sexo da torre, Lena Headey é substituída por um corpo duplo para as partes nuas. Lena Headey estava grávida quando este episódio foi filmado, então há muitas cenas em que Cersei está filmado de pé ou sentado atrás de uma mesa ou vestindo um casaco com uma aparência de peles grossas ou vestidos com mangas compridas que ela segura em frente a si mesma.
  • Uma versão anterior do episódio foi filmada como o episódio piloto da série. Embora semelhante, teve várias diferenças importantes, principalmente na elenco: Jennifer Ehle como Catelyn Stark, Tamzin Merchant como Daenerys Targaryen, Jamie Campbell Bower como Waymar Royce e Richard Ridings como Gared.
  • Outra diferença é que o piloto apresentou cenas filmadas na Escócia (onde Doune Castle ficou em Winterfell) e Marrocos (onde os sets restantes do Reino dos Céus estavam para Pentos), enquanto a versão final do episódio era principalmente filmada no estúdio e na localização na Irlanda do Norte e Malta..
  • Durante a festa de casamento de Daenerys, quando um Dothraki desloca outro, Khal Drogo olha em aprovação e pronuncia algumas palavras. Não foi subtitulado porque não era parte da linguagem Dothraki desenvolvida, mas uma ad-lib pelo ator Jason Mamoa. A linha que ele disse foi "i te waka", que é o refrão de uma conhecida Maaka Haka (dança de guerra). O próprio Mamoa realizou um haka maori em sua fita de audição para o papel de Khal Drogo. Para tornar a linha adequada dentro do universo, o consultor de linguagem, David J. Peterson, posteriormente estabeleceu de forma retroactiva que o que Drogo disse em Dothraki era "itte oakah", que significa "testar seu poder" - uma referência na piada da infame violência Mortal Kombat video game.
  • Até à data, este é o único episódio para usar os títulos na tela para estabelecer o local, "Winterfell", "King's Landing: Capital dos Sete Reinos" e "Pentos: Através do Mar Limite".