FANDOM


"O Deus de Muitas Faces" faz parte de História e Tradição, uma série de animações especiais incluídas no Blu-ray da 5ª Temporada de Game of Thrones. É narrado por Tom Wlashiha como um homem conhecido como "Jaqen H'ghar".

Sinopse

Um Homem Sem Rosto conhecido como "Jaqen H'ghar" fala sobre as diversas divindades adoradas no mundo conhecido, e como todas elas, por fim, representam aspectos de uma única divindade: o Deus de Muitas Faces.

Narração

Jaqen H'ghar: Um jovem caminha ao lado de uma garota por um campo florido. A primavera chegou e essa garota representa a vida dele. Ele reza. Um garoto sobe em uma árvore para observar sol se pôr sobre o campo. O verão está terminando e a colheita representa a vida para sua vila. Ele reza. Um caçador segue um javali pela mata. O inverno está chegando e esse javali representa a vida para sua família. Ele reza. Mas para quem eles rezam?

O mundo tem tantas respostas que não há quem possa respondê-las. Mas caminhe o suficiente, suba o suficiente, cace o suficiente e um homem encontrará apenas um. Um único deus, com muitas faces.

Na Fé dos Sete, ele é o Estranho, que guia os homens desta vida para a próxima. Poucos buscam sua ajuda, ou, pelo menos, poucos percebem que buscam.

No Norte de Westeros, ele é um dos antigos deuses sem nome, fitando através dos represeiros e da neve.

Nas Ilhas de Ferro, ele é o Deus Afogado, que chama os homens até seu salão de água. "O que está morto não pode morrer, mas volta a se erguer, mais duro e mais forte."

No extremo leste, ele é o Leão da Noite, que gerou o primeiro imperador com a Donzela-Feita-de-Luz, e cuja ira quase acabou com o mundo.

Em Volantis, ele é o Senhor da Luz, cujos seguidores jogam os homens às chamas para suplicar seus favores.

Em Lys, ele é a Senhora Chorosa, que derrama suas lágrimas para os vivos que logo morrerão.

Em Qohor, ele é a Cabra Negra e se alimenta das ofertas de sangue todos os dias. Nos dias sagrados, oferecem-lhe criminosos condenados, e em tempos de grande crise pode até receber os filhos dos nobres da cidade por sua proteção. Ele aceita seus presentes? Bem, a cidade permanece de pé.

Para os pobres, ele é o Viajante Encapuzado. Para os soldados, ele é Bakkalon, a Criança Pálida. Para os navegadores, ele é a Donzela Pálida e o Rei Bacalhau.

Na Casa do Preto e Branco, porém, ele é todos e nenhum. Ele é o Deus de Muitas Faces, e para onde um homem vira, lá está ele. Homens vêm de todas as partes do mundo para conhecê-lo, implorar seus favores e buscar seu presente; para si mesmos, caso suas vidas estejam muito difíceis, ou para os outros que a deixaram assim. É a mesma coisa para o Deus de Muitas Faces. "Valar dohaeris": todos os homens devem servi-lo, pedintes e reis. "Valar morghulis": todos os homens devem morrer, os bons e os maus.

Os homens adoram como querem, mas no fim de cada caminho está o Deus de Muitas Faces, esperando.

Aparições

Religião

Instituições

Lugares

Diversos

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.