FANDOM


{


"Mate o Menino" é o quinto episódio da quinta temporada de Game of Thrones. É o quadragésimo quinto episódio da série ao todo. Estreou em 10 de maio de 2015. Foi escrito por Bryan Cogman e dirigido por Jeremy Podeswa.

Sinopse

Dany toma uma decisão difícil em Meereen. Jon pede ajuda a um aliado inesperado. Brienne procura por Sansa. Theon continua sob o controle de Ramsay.

Enredo

No Norte

Brienne e Podrick chegam a uma estalagem próxima a Winterfell. Quando a conversa deles é interrompida por um servo, Brienne conversa com o homem e descobre que ele ainda é leal aos Stark. Ela envia uma mensagem para ser entregue para Sansa. A mensagem diz que quando Sansa estiver em perigo, ela deve acender uma vela na torre mais alta de Winterfell e a ajuda logo chegará.

Em Winterfell, Ramsay tem uma conversa tensa com Myranda sobre o ciúme que a garota sente de Sansa e sobre o casamento que se aproxima. Mais tarde, Myranda conversa com Sansa e mostra para ela o canil onde vive Fedor, que já foi Theon Greyjoy. Durante um jantar, Ramsay obriga Fedor a se desculpar com Sansa pelo assassinato de Bran e Rickon, mesmo sabendo que os dois garotos não foram mortos por ele. Incomodado com a crueldade de Ramsay, Roose anuncia que ele e Wanda estão esperando um filho. Ramsay sente que sua posição como herdeiro de Roose está ameaçada. Roose garante que a situação de Ramsay é segura e pede ajuda ao filho para lutar contra o Rei Stannis Baratheon durante o iminente ataque a Winterfell.  

Na Muralha

As notícias sobre os eventos em Meereen chegam a Sam e ao Meistre Aemon. O Meistre lamenta ser o único parente vivo de Daenerys e estar muito velho e doente para ajuda-la. Jon chega e conversa em particular com Aemon para pedir conselhos sobre como tornar os selvagens seus aliados. Aemon diz que Jon deve “matar o garoto e deixar o homem nascer”, indicando que como Lorde Comandante, Jon deve fazer o que achar correto.

Mais tarde, Jon encontra e liberta Tormund Terror dos Gigantes. Ele oferece espaço para os selvagens ao Sul da Muralha em troca de uma aliança com a Patrulha da Noite. Tormund diz que a maior parte dos selvagens seguiu para uma localidade conhecida como Durolar. Para conseguir uni-los e formar uma aliança, Jon precisa acompanhar Tormund até o local e falar pessoalmente com os selvagens. Quando Jon apresenta o plano aos seus homens, a ideia é rejeitada. Os homens citam os inúmeros patrulheiros e inocentes mortos pelos selvagens, o que inclui Grenn e Pyp, amigos de Jon, e todo o vilarejo de Olly. Ainda assim, Jon decide seguir em frente com o plano.

Na biblioteca, Sam conta para Gilly sobre como ele sempre quis se tornar um Meistre antes de entrar para a Patrulha da Noite. Stannis entra no local e pergunta para Sam sobre o vidro de dragão, material que pode matar Caminhantes Brancos. Stannis diz que Pedra do Dragão possui uma grande quantidade de vidro de dragão e pede para Sam continuar pesquisando as fraquezas dos Caminhantes Brancos. Mais tarde, Stannis diz para Sor Davos que a marcha contra Winterfell começará pela manhã. Davos sugere esperar Jon voltar com os selvagens, mas Stannis deseja marchar antes da chegada do inverno. Ele também decide que Selyse e Shireen seguirão com seu exército, pois não sente que elas ficarão a salvo na Muralha.

Em Meereen

Mesmo depois de ser ferido gravemente na batalha contra os Filhos da Harpia, Verme Cinzento consegue sobreviver e descansa sob os cuidados de Missandei. Porém, Sor Barristan Selmy não resistiu aos ferimentos. Daenerys e Daario velam Barristan na Grande Pirâmide e ela ordena que os líderes das grandes famílias de Meereen sejam levados até a sua presença, inclusive Hizdahr zo Loraq. Daenerys entrega um dos líderes para ser queimado e devorado pelos seus dragões Viserion e Rhaegal e manda prender os outros. Três dias depois, Verme Cinzento acorda e diz para Missandei que sentiu medo de nunca mais por vê-la e os dois trocam um beijo apaixonado. Mais tarde, Daenerys consulta Missandei sobre como lidar com os Filhos da Harpia. Missandei diz que Daenerys sempre teve a habilidade de encontrar soluções onde ninguém mais conseguiu. Inspirada pelas palavras de Missandei, Daenerys se encontra com Hizdahr em sua cela e informa que irá reabrir os fossos de luta. Além disso, para manter a paz com o povo de Meereen, ela irá se casar com ele.

Em Valíria

Tyrion percebe que Jorah está cortando caminho pelas ruínas de Valíria. Eles observam Drogon voar sobre suas cabeças antes de serem atacados por um grupo de homens de pedra, vítimas de escamagris que se tornaram selvagens ferozes por conta da doença. Tyrion é empurrado para fora do barco, mas é salvo do afogamento por Jorah. Os dois montam acampamento em uma pequena praia. Quando Jorah sai para buscar lenha, ele percebe o início de uma infecção de escamagris em seu pulso.

Produção

Elenco

Principal

Notas do elenco

Notas

  • O título deste episódio refere-se a uma citação proeminente: Meistre Aemon aconselha Jon Snow sobre amadurecer para se tornar um homem da Patrulha da Noite e tomar decisões altruístas: "Mate o menino e deixe o homem nascer". Nos livros, Aemon especifica que deu esse mesmo conselho para seu irmão Aegon quando este foi coroado rei.