FANDOM

Mamutes são animais parentes dos elefantes. Eles são as única espécie de elefante nativa de Westeros.

Eles habitam as regiões mais ao norte de além da muralha e Ibben. Os mamutes são usados pelo povo livre para transporte e são, em sua maioria, montados por gigantes.

Biologia

Mamutes tem um plano geral de corpo semelhante aos elefantes, embora eles possuam várias características distintas, comparável à diferença entre lobos gigantes e lobos regulares. Adaptados para climas frios, os mamutes são cobertos de pele longa e lã. Eles são muito maiores e mais fortes do que os elefantes regulares, e possuem presas desproporcionalmente longas e curvas, que podem ser usadas efetivamente para combater as ameaças. Mamutes ficam um pouco mais de 20 metros de altura, e são cerca de 15 metros de largura e cerca de 20 metros de comprimento.

Treinamento e equitação

Mamutes são usados como montarias por a raça dos Gigantes, que habitam a mesma gama de território extremo norte da Muralha. A proporção entre o tamanho de um gigante e um mamute é semelhante à que existe entre um homem normal e um cavalo. Os gigantes não domesticaram mamutes, mas conseguiram domar um grande número deles. Os gigantes usam mamutes como montarias de guerra, embora também possam ser usados ​​como bestas de carga.

Nos Livros

N'As Crônicas de Gelo e Fogo, os mamutes são montados como montes pelos gigantes que vivem Para Lá da Muralha. Os gigantes nas novelas são muito diferentes, inspirados nas lendas do Pé Grande/Sasquatch. Os gigantes nos livros não possuem roupas e não possuem mais tecnologia avançada do que empunhar troncos como porretes (ou no máximo, amarrando pedras no final de um porrete). A domesticação de mamutes pelos gigantes como montarias é uma das suas conquistas culturais/tecnológicas mais avançadas.

Nos livros, Jon Snow realmente viu os gigantes e os mamutes ao mesmo tempo, quando ele entrou no principal campo do exército selvagem sob Mance Rayder: uma grande coluna de gigantes estava montando no acampamento na época, em cima de seus mamutes. A série de TV omitiu isso (provavelmente por razões orçamentárias) e só mostrou um único gigante - mas insinuando esse detalhe dos livros, o gigante é visto construindo uma barraca com grandes ossos de mamute.

Os elefantes são bastante comuns nas partes mais quentes de Essos, e foram vistos tanto na Baía dos Escravos e nas Cidades Livres do Sul. Os elefantes de guerra são incomuns, mas não são inéditos: A Companhia Dourada possui seu próprio contingente de elefantes de guerra. Volantis, a Cidade Livre mais ao sul, faz uso extensivo de elefantes, além de usar uma espécie de elefante anão como uma besta de carga e meios de transporte comuns para puxar carrinhos, como cavalos.

Também se diz que mamutes habitam os resíduos gelados da ilha de Ibben, muito ao norte do continente Essos. Não parece que os mamutes vivam em qualquer lugar no Continente de Essos.

No entanto, os mamutes parecem ser a única espécie de paquiderme nativa de Westeros, tornando tão grandes animais ainda mais exóticos e impressionantes para os homens da Patrulha da Noite quando os encontram.

Durante a Batalha de Castelo Negro, para encorajar os defensores, Jon fala sobre os mamutes com zombaria: "Qualquer um de vocês já viu uma mamute escalar uma parede?". Na verdade, com todas as suas forças, os mamutes são um pouco úteis para os selvagens contra as paredes maciças do castelo. Os defensores atiraram centenas de flechas nos mamutes, matando pelo menos um deles e fazendo com que os outros se deixassem desencorajar pelas tropas dos selvagens, esmagando guerreiros com seus troncos e arqueiros esmagadores sob os pés. Mais tarde, os defensores lançaram barricas de óleo ardentes nos selvagens; a fumaça e as chamas assustam os mamutes e eles fugiram para trás, esmagando gigantes e selvagens em seu pânico, dispersando as fileiras inimigas.

Quando o exército de Stannis atacou o campo selvagem, os mamutes conseguiram quebrar a coluna central dos cavaleiros; Eventualmente, no entanto, os selvagens são derrotados, e alguns gigantes e mamutes levados cativos.

Na vida real

Os mamutes na narrativa são essencialmente semelhantes aos mamutes de megafauna do Pleistoceno da vida real que já existiam na Terra da vida real. Eles evoluíram há cerca de 5 milhões de anos e espalharam tanto a América do Norte como a Eurásia. Como os Lobos gigantes da vida real , no entanto, eles morreram no final da última Era do Gelo, cerca de 10 mil anos atrás.

Os grandes mamíferos do Pleistoceno foram extintos quando a última era de gelo terminou: grandes herbívoros, como o mamute, desapareceram devido a mudanças climáticas, possivelmente também combinadas com a caça por humanos pré-históricos (os humanos caçaram mamutes, mas o quanto isso ajudou em geral com a extinção é debatido). Mamuotes cresceram em tamanho grande como uma adaptação para maximizar a retenção de calor, o que os tornou mais fortes, mas mais lentos que os elefantes modernos.

Referências