FANDOM


Broche da Mão do Rei

O broche da Mão do Rei, símbolo de autoridade e ofício do cargo.

"Qual o ditado? 'O rei caga, a Mão limpa'"
― Ser Jaime Lannister[1]

A Mão do Rei (do inglês, Hand of the King) é a segunda posição oficial mais poderosa nos Sete Reinos, perdendo apenas para o próprio rei em autoridade e responsabilidade. A mão é o conselheiro mais próximo do rei, nomeado e autorizado a tomar decisões em nome do rei em casos de ausência, como um braço direito. A Mão do Rei é o membro de maior patente no Conselho Pequeno, e conduz reuniões do conselho como substituto para o rei quando o tal monarca esteja ausente. Uma mão é usado frequentemente como o símbolo da Mão do Rei, tal como nos selos de cera de cartas. Mãos do rei muitas vezes usam um distintivo de escritório em forma de uma mão, como um broche ou um colar de ouro com um design da mesma.

Durante a regência de reis fortes e capazes, a mão era o principal agente para coordenar e executar os planos do rei. Durante o reinado de reis fracos ou ineficazes, a mão era muitas vezes o verdadeiro poder por trás do trono, e o homem o principal responsável para a realização do reino juntos. Tal foi o caso quando o lorde Tywin Lannister habilmente serviu como Mão do Rei durante vinte anos, enquanto o rei Aerys II Targaryen culminava em insanidade, fato que se repetiu com Tywin no reinado de Joffrey em que ele também foi mão, ou quando o lorde Jon Arryn serviu como Mão do Rei por dezessete anos pelo rei Robert Baratheon, que apesar de ser um ótimo lutador, era péssimo em política e diplomacia. A mão é suposta para cumprir planos feitos pelo rei, mas durante o reinado de reis fracos quando a mão acaba por ter que limpar a bagunça política causada pelo governante inapto, um provérbio comum é utilizado; "o rei caga, a Mão limpa".[1]

Em várias ocasiões na história, um Grande Meistre também tem sido apontado como Mão do Rei, servindo em ambos os escritórios de uma vez.[2] A Mão do Rei é formalmente dirigida como 'Senhor Mão' e reside na Torre da Mão da Fortaleza Vermelha em Porto Real, juntamente com sua família.

Referências

  1. 1,0 1,1 Dito ou acontecido em Lorde Snow
  2. Dito ou acontecido em A Casa de Preto e Branco

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória