Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"Lord Snow" é o terceiro episódio da primeira temporada de Game of Thrones. É o terceiro episódio da série ao todo. Estreou em 1º de maio de 2011. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Brian Kirk.

Sinopse[]

Jon impressiona Tyrion no primeiro dia de treinamento e Ned cancela evento em sua homenagem, depois de saber da situação do reino.

Resumo[]

No Mar Dothraki[]

Daenerys Targaryen começa a ganhar confiança em seu papel como khaleesi. Quando ela percebe os Dothraki mal tratando escravos, Daenerys conversa com Sor Jorah Mormont sobre o assunto. Ele explica que os Dothraki não acreditam em dinheiro mas que ganham diversos escravos como tributo de cidades que eles avançam sobre. Quando ela decide parar a horda e aproveitar o Mar Dothraki, Viserys se enfurece e avança sobre a irmã. Rakharo rapidamente defende sua khaleesi e pergunta a ela se queria seu irmão maltratado. Daenerys, apesar de tudo, pede que nenhum mal seja feito a Viserys, apenas negando-lhe o cavalo para humilhá-lo.

Enquanto treinava a língua dothraki com Irri, a aia percebe que Daenerys estava grávida. Mais tarde na tenda com Khal Drogo, Daenerys revela a seu marido que esperava ser um menino. Quando Sor Jorah descobre de Irri a gravidez de Daenerys, ele viaja para Qohor para avisar o Pequeno Conselho do assunto conseguir um perdão real do Rei Robert I Baratheon.

Em Winterfell[]

Robb Stark continua assumindo suas responsabilidades como Senhor de Winterfell, enquanto Bran se recuperava de seu coma. Ele passava um tempo com a Velha Ama quando ela lhe contou sobre a Longa Noite e a primeira vinda dos Caminhantes Brancos. Quando Robb chegou, a liberando para comer algo, Bran revela a ele que preferia ter morrido do que ficar aleijado.

Na Muralha[]

Jon Snow impressiona em seu treinamento, mas acaba criando inimigos no processo. Os recrutas Pypar, Grenn e Rast tentaram atacá-lo enquanto trocavam de roupa, mas Jon foi salvo por Tyrion Lannister, que lhe explicou a história de Pyp e Grenn: eles nunca haviam pegado em uma espada e não escolheram entrar na Patrulha da Noite. Tyrion dá a Jon uma lição sobre humildade e lhe entrega as notícias que Bran acordou. Mais tarde, Meistre Aemon e o Senhor Comandante Jeor Mormont explica a Tyrion o atual decadente estado da Patrulha, e como eles lhe serão necessários no inverno. Mormont e Aemon então suplicam ao anão que avisasse o Rei Robert I de seu estado.

Jon se encontra com seu tio Benjen Stark no topo da Muralha, onde Benjen revela que irá partir em patrulha na Floresta Assombrada. Quando Jon pede para acompanhá-lo, afirmando ser melhor do que os outros recrutas, Benjen chama sua atenção, afirmando que ele não era melhor do que ninguém, e que conversaria com ele com mais calma quando voltarem. Benjen então desce para a sala de jantar onde Tyrion e Yoren conversavam sobre os recrutas que Yoren trazia pelos Sete Reinos. Benjen e Tyrion discutem sobre o propósito da Patrulha, com Benjen sendo rude enquanto Tyrion zombava de seu real propósito.

Mais tarde, Tyrion vê que Jon havia feito amizade com Grenn e Pyp, e até mesmo lhes ensinava sobre esgrima. Antes de partir, Tyrion subiu até o topo da Muralha e apertou a mão de Jon em despedida, com um sentimento mutuo de amizade entre ambos.

Em Porto Real[]

Ao chegar em Porto Real, Lorde Eddard Stark é logo convocado para uma reunião do Pequeno Conselho. Ao passar pela sala do trono, ele encontra Jaime Lannister sentado embaixo da cadeira. Ned o confronta sobre o dia em que seu pai e irmão foram mortos por ordens do Rei Aerys II Targaryen, e sobre como Jaime ainda conseguia vestir seu manto após manchá-lo com o sangue de seu rei.

No Pequeno Conselho, Eddard reencontra Varys, Grande Meistre Pycelle e Lorde Renly Baratheon, além de conhecer Lorde Petyr Baelish, membros do conselho real. Eles começam sem Robert, com Renly afirmando que o Rei não costuma participar dos conselhos. Robert queria fazer um torneio em homenagem a nomeação de Eddard, mas logo revelam a enorme dívida da coroa com Lorde Tywin Lannister e outros com quem Mindinho pegou dinheiro emprestado para a luxuria de Robert. Ned criticou o Pequeno Conselho por permitir que o Rei deixasse a coroa em tal posição e afirma que não permitirá o torneio até falar com Robert sobre.

Cersei e Joffrey discutem em seu quarto sobre o incidente na estalagem, e em sua fúria, Joffrey diz que dão aos Stark muito poder e liberdade. Quando Cersei lhe pergunta sobre o que faria em relação a isso se fosse rei, ele assume que dobraria seus impostos e comandaria que enviassem homens ao seu exército real: algo que Joffrey planejava criar quando assumisse o lugar do pai. Cersei então diz que os nortistas são muito rebeldes para se provocar dessa maneira, e pede ao filho paciência, afirmando que a hora certa de atacar os nortistas chegaria.

No Pequeno Salão onde foram estabelecidas, Arya e Sansa Stark discutem, para desgosto da Septa Mordane. Ned tenta conversar com Arya sobre, e descobre Agulha. Ele lhe diz que vieram a um lugar perigoso e Arya não podia ficar brigando com Sansa sobre o incidente da estalagem na Estrada do Rei. Arya se culpa pela morte de Mycah, mas aceita os conselhos do pai. Ned então lhe permite ficar com Agulha, prometendo a ela alguém para ensiná-la usá-la.

Catelyn Stark chega em Porto Real com Sor Rodrik Cassel e logo é abordada por homens da Patrulha da Cidade que, por ordens de Mindinho, a escoltam até um bordel. Apesar de se sentir insultada, Mindinho lhe explica que era o lugar mais seguro para Catelyn na cidade, visto que ninguém a procuraria lá. Ele então revela que fora Varys que lhe contara sobre a chegada de Catelyn, e o atentado contra a vida de Bran. Varys pede o punhal de Catelyn que fora usado contra Bran, e após examiná-lo, admite que não conhecia de quem era. Mindinho então revela que sabia sobre isso: era dele, até perdê-lo para o Duende, Tyrion Lannister.

Quando Ned recebe de Pycelle as notícias de que Bran acordou, Mindinho lhe revela que tem Catelyn em seu bordel. Ela conta sobre as descobertas e a suspeita sobre a Casa Lannister na morte de Jon Arryn e no atentado a vida de Bran, e pede a Ned para confiar em Mindinho, alegando que ele era seu amigo desde infância e o via como irmão. Ao se despedirem no dia seguinte, Ned pede a Catelyn para ter cuidado na estrada, e sente muito por não deixá-la ver Sansa e Arya devido aos riscos.

Cersei confronta Jaime sobre a queda de Bran, mas ele a acalma, afirmando que o garoto não disse nada e que, se dissesse, o mataria, assim como Robert e todos que ficassem em seu caminho até ele e Cersei serem as últimas pessoas no mundo. Enquanto contavam histórias de guerra, o Rei Robert I e Sor Barristan Selmy discutem sobre a primeira pessoa que mataram. Quando Jaime é chamado para fazer parte da conversa, Robert lhe pergunta sobre as últimas palavras do Rei Louco, cujo Jaime disse que foi "queimem todos".

Arya mais tarde conhece Syrio Forel, que lhe ensina sobre a Dança na Água e o uso braavosiano de espadas.

Aparições[]

Artigo principal: Lord Snow/Aparições

Primeiras[]

Elenco[]

Estrelando
Estrelando também
Convidados

Notas do elenco[]

  • 17 de 19 membros do elenco recorrente para a primeira temporada aparecem neste episódio.
  • Aidan Gillen faz sua primeira aparição como o Lorde Petyr Baelish e é adicionado nos créditos de abertura.
  • Richard Madden (Robb Stark) é creditado após Isaac Hempstead-Wright (Bran Stark) na abertura, mesmo sendo creditado antes dele no episódio anterior.
  • O associado de elenco Robert Sterne interpreta o Intendente Real que da boas-vindas a Eddard Stark em Porto Real.
  • Jason Momoa (Khal Drogo) é creditado como 'estrelando também' durante os créditos do episódio.
  • Alexis Barron, Talila Helen Craig, Richard Hansen, Bill Hobbs, Paul Jennings, László Kósa, Géza Kovács, Norbert Kovács, Balazs Lengyel, Camilla Naprous,James O'Dee, Domonkos Pardanyi, Martin Lee Pemberton, Michael Redmond, Buster Reeves, Amie Stephenson e Gáspár Szabó foram dublês neste episódio.

Produção[]

Roteiro[]

"Lord Snow" foi escrito pelos criadores e produtores executivos da série David Benioff e D.B. Weiss, baseado no romance original escrito por George R.R. Martin.

Os eventos do episódio são fiéis aos do livro, com cenas inéditas e diálogos cortados do material original. Há algumas diferenças na apresentação, Catelyn e Sor Rodrik chegam a Porto Real pela Estrada do Rei e não por navio, e suas ordens de chegada também são diferentes. Algumas cenas foram criadas especificamente para o episódio, mais notavelmente a conversa entre Joffrey e Cersei sobre o significado de ser rei, o confronto de Ned e Jaime na sala do trono e a conversa entre o Rei Robert I e Sor Barristan. Há também novas cenas para Irri e Rakharo.

Seleção de elenco[]

O terceiro episódio introduz muitos novos personagens a história devido a expansão do enredo para as novas locações de Porto Real e a Muralha.

Na capital, os membros do pequeno conselho são introduzidos. O ator recorrente Aidan Gillen assume o papel de Lorde Petyr Baelish, o Mestre da Moeda do Rei, conhecido como "Mindinho". Gethin Anthony interpreta o irmão mais jovem do rei, Lorde Renly Baratheon. Ian McElhinney interpreta Sor Barristan Selmy, o Senhor Comandante da Guarda Real, e o veterano ator Julian Glover foi escalado como Grande Meistre Pycelle depois que o ator Roy Dotrice teve de ser substituído por motivos médicos. O autor George R.R. Martin escreveu sobre a seleção de Conleth Hill como o Mestre de Segredos Varys: "Hill, como Varys, é um camaleão, uma ator que realmente desaparece dentro do personagem que ele interpreta, mais do que capaz para trazer o viscoso e afetado eunuco a vida". Miltos Yorelemou interpreta o instrutor de esgrima Syrio Forel.

A hierarquia da Muralha é introduzida com James Cosmo como o Senhor Comandante Jeor Mormont, Peter Vaughan como Meistre Aemon, Owen Teale como o treinador dos novos recrutas Sor Alliser Thorne e Francis Magee como o recrutador Yoren.

"Nós ficamos muito tristes ao ouvir do falecimento de Margaret. Ela era uma pessoa calorosa e maravilhosa, e ela foi completamente fantástica em suas cenas com Isaac. Nós gostaríamos que ela as tivesse visto... porém muitas pessoas vão, e elas vão amá-la. Nós sentiremos muito sua falta."
―David Benioff e D. B. Weiss[[fnt]]

"Lord Snow" marca a primeira aparição da atriz galesa Margaret John como Velha Ama. Aos 84 anos, Margaret John morreu em 2 de fevereiro de 2011, poucos meses depois de completar as filmagens das cenas de sua personagem em Game of Thrones, que foi seu último trabalho na televisão. Com uma carreira de mais de 50 anos, ela é mais lembrada por seu papel de Doris na série da BBC, Gavin & Stacy. Os produtores executivos e criadores da série, Davis Benioff e D.B. Weiss publicaram uma declaração sobre seu falecimento. O episódio "Lord Snow" é dedicado a ela, com o último crédito sendo "Em memória de Margaret John".

Por último, Robert Sterne, um membro da equipe de seleção de elenco, tem uma ponta como um pajem que intercepta Catelyn quando ela chega a Porto Real. O convidado Gethin Anthony o elogiou por suas habilidades como ator.

Locações[]

Para filmar as cenas da Muralha, a produção construíu um cenário em uma pedreira abandonada em Magheramorne, alguns minutos ao norte de Belfast. O cenário composto (com exteriores e interiores) consistia em uma grande seção do Castelo Negro incluindo o pátio, poleiro dos corvos, o salão das refeições e os alojamentos. A produção usou a grande parede de pedra da pedreira como base da Muralha de gelo que protege os Sete Reinos dos perigos do norte, eles também criaram um verdadeiro elevador para levar os patrulheiros para o topo da Muralha.

Para as ruas de Porto Real, a produção foi para Malta. O portão do Forte de Ricasoli serviu como o Portão do Rei, mostrado no início do episódio quando a comitiva real entra na cidade. A entrada da Fortaleza Vermelha, usada quando Catelyn e Sor Rodrik entram na fortificação, corresponde ao Portão de Mdina.

Diferenças dos livros[]

Artigo principal: Diferenças entre os livros e série de TV - Game of Thrones/Primeira Temporada

O episódio adapta os seguintes capítulos de A Guerra dos Tronos e :

  • Capítulo 18, Catelyn IV
  • Capítulo 19, Jon III
  • Capítulo 20, Eddard IV
  • Capítulo 21, Tyrion III
  • Capítulo 22, Arya II
  • Capítulo 23, Daenerys III
  • Capítulo 24, Bran IV

E um trechos do seguinte capítulo de A Tormenta de Espadas:

  • Capítulo 1, Jaime I: Jaime e Cersei discutem a queda do Bran e o fato dele ter sobrevivido.

As principais diferenças incluem:

  • Nos livros, Donal Noye é quem conversa sobre a atitude de Jon com os outros recrutas em seu treinamento.
  • Tyrion e Jon tem uma longa conversa no topo da Muralha.
  • Apesar de ter dito que o faria, nos livros, Tyrion nunca chega a mijar do topo da Muralha, apesar da série mostrá-lo fazendo conforme ele prometera em Winterfell.
  • A ida de Daenerys sozinha no meio do Mar Dothraki ocorre antes dela se acostumar com seu relacionamento com Drogo.
  • Nos livros, é bem específico o porque de Viserys ficar sem cavalo após atacar Daenerys: para os Dotraki, um homem que não cavalga não é homem, levando-o a ser humilhado pelo khalasar. Mais tarde, lhe é oferecido andar de carroça, o que só faz os Dothraki zombarem ainda mais de Viserys.
  • Sor Barristan faz parte do Pequeno Conselho nos livros, assim como Stannis fazia antes de sumir para Pedra do Dragão. Na série, Sor Barristan explica que ele não foi permitido por Robert no conselho devido a sua intimidade com o rei anterior. Stannis nunca é especificado na série como membro do Pequeno Conselho antes da primeira temporada.
  • Ned e Mindinho fazem um longo caminho por passagens secretas na Fortaleza Vermelha para alcançar o bordel onde Catelyn estava.
  • Ned chega antes de Ned e sua comitiva em Porto Real, pegando um navio rápido em Porto Branco e cortando caminho pelo mar.
    • Nos livros, é dito que o capitão do navio é quem entregou Catelyn a Mindinho. Ela havia passado a primeira noite em uma estalagem enquanto Sor Rodrik buscava respostas com o armeiro da Fortaleza Vermelha sobre a adaga.
  • Jon faz amizade com Grenn e Pyp após receber a notícia de que Bran estava acordado, afirmando que ensinaria a Grenn como se defender do golpe que Jon lhe dera no treinamento. Isso enfurece Sor Alliser Thorne, que afirmava que "Lorde Snow" estava tentando roubar seu trabalho como Mestre de Armas.
  • Jon pede a Tyrion que, ao passar em Winterfell em seu caminho de volta a Porto Real, desse algum bom presente a Bran igual fizera com ele em Castelo Negro, mesmo que fossem só palavras.

Recepção[]

Audiência[]

A primeira exibição de "Lord Snow" atraiu 2.4 milhões de espectadores, que representa um aumento de 10% na audiência em relação aos dois episódios anteriores. Combinado a sua primeira reprise, o episódio atraiu 3.1 milhões de espectadores, números que foram considerados muito bons, especialmente considerando que as notícias da morde de Osama bin Laden foram ao ar na Costa Leste no mesmo horário de exibição do episódio.

Resposta da crítica[]

A maioria dos críticos deram a "Lord Snow" uma resenha positiva, muitos sugeriram que o episódio sofreu por ter de apresentar muitos novos personagens e locações. Mesmo assim, apesar de ter vários bons momentos, achou-se que era uma coleção de cenas pouco conectadas que não se construíam até um clímax. Myles McNutt escreveu para a Cultural Learnings que "talvez o mais desinteressante episódio dos seis primeiros", apesar dele ter destacado que "dificilmente um episódio ruim de televisão, cheio de sequências satisfatórias que capturaram muitos dos temas da série" e adicionou que muitas das questões introduzidas nesse episódio terão consequência nos episódios futuros. James Hibberd, da Entertainment Weekly, também achou que esse era seu episódio menos favorito dos seis primeiros, devido ao grande desenvolvimento de personagens. Entretanto, Alan Sepiwall da HitFix, gostou da "qualidade mais desconexa de 'Lord Snow'", e apesar de admitir que era grande a exposição, ele achou que funcionava "porque as histórias estão sendo contadas com tanta paixão".

Algumas cenas foram muito elogiadas pelos críticos. A cena final de Arya tendo sua primeira aula com Syrio Forel foi destacada. Maureen Ryan da TV Squad afirmou que essa era sua cena favorita até o momento, e James Hibberd ressaltou a qualidade dos atores mirins na série, dizendo que Maisie Williams dominou seu papel nesse episódio. Outras cenas elogiadas estão o diálogo entre Ned e Arya, o Rei Robert lembrando com a Guarda Real suas primeiras batalhas e Eddard descobrindo a situação das finanças do Reino na primeira seção do pequeno conselho com a nova Mão.

Curiosidade[]

  • O episódio tira o título de um apelido dado a Jon Snow por Sor Alliser Thorne.
  • Durante a cena do Pequeno Conselho, Renly entrega a Ned Stark um pergaminho contendo o anúncio do torneio e os prêmios para os vencedores, que ele lê como "40,000 Dragões de Ouro para o campeão, 20,000 para o vice-campeão e 20,000 para o melhor arqueiro".
  • A palavra que Irri é ouvida ensinando Daenerys, "athjahakar", é a palavra Dothraki para "orgulho". É derivado de "jahak", a trança longa usada pelos guerreiros Dothraki em que eles se orgulham, pois eles apenas cortam suas tranças quando derrotados.
  • Quando Joffrey diz a Cersei que todo senhor no reino ordena a seus próprios soldados levantados de suas terras feudais, ele comenta que ele acha isso primitivo, como as tribos das montanhas. Esta é a primeira menção das tribos das Montanhas da Lua que vivem no Vale de Arryn, embora não sejam apresentados em tela até dois episódios depois disso, em "The Wolf and the Lion".
    • Joffrey também menciona "tio Kevan": Kevan Lannister aparece pela primeira vez em tela cinco episódios depois deste em "The Pointy End". É claro que Joffrey fala frouxamente, porque Kevan é, na verdade, o tio de sua mãe e, portanto, o seu tio-avô (é comum na vida real se referir a tios-avôs como apenas "tio").
  • A Velha Ama se oferece para contar a Bran uma história sobre Sor Duncan, o Alto. Esta é a primeira vez na série que Duncan, também conhecido como "Dunk", é mencionado; ele é um dos personagens principais do romance gráfico "O Cavaleiro dos Sete Reinos", que ocorre 89 anos antes dos eventos de A Guerra dos Tronos. Sor Duncan visitou Winterfell em uma de suas aventuras e especula-se que a Velha Ama o conheceu na juventude.
  • A cena entre Robert, Barristan e Jaime, a cena entre Tyrion, Yoren e Benjen e a cena entre Jorah, Rakharo e Irri foram escritas no último minuto porque o corte grosseiro do episódio estava curto e filmado em pós-produção. Observe que todas essas cenas são cenas interiores que não precisavam ser filmados no local.
  • Nunca é revelado na série quem enviou o assassino para matar Bran e quem é o verdadeiro dono da adaga.
  • Este é o primeiro episódio em que não ocorreram mortes.
  • É também o único episódio nesta temporada sem mortes.
  • Isso também o faz o primeiro episódio sem mortes antes do início da Guerra dos Cinco Reis.

Galeria[]

Links externos[]

v  d  e
Episódios de Game of Thrones
Advertisement