FANDOM

"Se tiver sorte de estar com armadura, vai se afogar dentro do aço. Se não, vai conhecer o que nada nessas águas. Serpentes e lagartos-leões monstruosos com que têm dentes que parecem adagas e pouco para comer."
Meera Reed[fonte]

Lagartos-leões são grandes répteis carnívoros que vivem nos pântanos e pântanos do Gargalo em Westeros. Casa Reed, a casa governante dos Cranogmanos, emprega como seu sigilo um leão-lagarto negro em um campo cinza-verde.[1]

Presença

Leões-lagartos só são encontrados nos pântanos do Gargalo, o istmo estreito que liga o Norte ao resto de Westeros.

Biologia

Os lagarto-leões são répteis semi-aquáticos, assim chamados porque crescem ao tamanho dos Leões e, como eles, são carnívoros.

Os leões-leões também foram conhecidos por atacar homens imprudentes que vagam pelos pântanos e os brejos do Gargalo.

Na heráldica

O leão-leão é o sigilo da Casa Reed, uma casa nobre de crannogmen que governa o Gargalo como vassalos da Casa Stark.

Nos Livros

Em As Crônicas de Gelo e Fogo, os lagartos-leões são a única espécie de crocodilo conhecidos por habitar todo o continente de Westeros - não se sabe se existem espécies semelhantes nos outros continentes. Como seus análogos da vida real, eles são predadores de emboscadas que caçam por mentir inteiramente ainda na água, parecido com troncos flutuantes.

É desconhecido o tipo de crocodilo que lagartos-leões devem repsentar: não se sabe se existem nomes como "crocodilo", "jacaré" ou outros em seu mundo fictício. Portanto, não estava claro se "Lagarto-leão" era simplesmente seu termo no universo para "crocodilo", ou uma variante de ficção única de tamanho possivelmente maior. O autor George RR Martin afirmou que nem todas as espécies de animais em Westeros têm um equivalente a uma espécie de animal da vida real. Por exemplo, Martin disse que os gatos das sombras não possuem análises diretas da vida real: são maiores que os pumas (leões de montanha), mas menores do que os tigres, e também não se parecem também.

O Mundo de Gelo e Fogo (2014) respondeu isso ao se referir a "lagartos-leões" no Gargalo e "crocodilos" em Sothoryos. Assim, "lagarto-leão" não é simplesmente o termo para "crocodilos". É possível que os lagartos-leões sejam maiores do que os crocodilos regulares, tanto quanto os Lobos gigantes são maiores do que os lobos comuns - ou como os gatos das sombras, eles poderiam ser apenas uma variante de fantasia de outros crocodilíneos.

Existe outra espécie de réptil grande nas selvas de Yi Ti, em Essos oriental, conhecida como "basiliscos", aparentemente do tamanho do cão e venenosos. Muitos foram importados para Qarth ou Baía dos Escravos, onde estão contra cães em boxes para entretenimento. Eles podem estar apenas relacionados aos lagartos-leões.

No primeiro livro, como a caravana Stark-Baratheon passa para o sul sobre o Gargalo, correspondendo ao episódio "A Estrada Real", Arya Stark diz que espera ver um leão-lagarto. No segundo livro, quando Meera Reed e Jojen Reed se juntam a Bran Stark, Bran é curioso sobre lagartos-leões e pergunta como eles são, pois não vivem nas regiões frias ao norte dos pântanos.

Lendas sobre Rei do Pântano dos Cranogmanos durante a Era dos Heróis dizem que eles realmente montaram lagartos-leões como montarias, embora estes sejam geralmente descartados como meras lendas. Esta pode ser uma memória distorcida, no entanto, de Wargs crannogmen que controlam magicamente lagartos-leões com suas mentes.

Referências

  1. Casa Reed (História e Tradição)