FANDOM

Grande Jon.png

Jon Umber na Série de TV

Grande Jon Umber é o Senhor da Última Lareira e o chefe da Casa Umber , uma casa vassala e fiel aos Stark de Winterfell.[1] Ele é mais conhecido como Grande-Jon Umber ou o Grande-Jon para distingui-lo de seu filho e herdeiro, o Pequeno Jon Umber. Na série de TV do Grande-Jon é interpretado por Clive Mantle.

Aparência e Personalidade Editar

Jon Umber é um homem grande, de quase sete metros de altura. Ele é musculoso e é um guerreiro formidável. Jaime Lannister refere-se a ele como um dos mais fortes homens que vivem em Westeros quando pensa em quem poderia igualar a ele em uma luta.[2]

Jon é orgulhoso, violento e feroz, e impressionado apenas por aqueles que ganham seu respeito. O Grande-Jon possui a maior e mais feia espada que Bran Stark já viu, maior inclusive do que a Gelo.

Eventos recentes Editar

A Guerra dos TronosEditar

Jon leva seus homens quando Robb Stark chama os vassalos da Casa Stark para Winterfell. No começo, ele desafia a autoridade do jovem senhor, ameaçando tomar sua casa a força, se ele não lhe der um lugar apropriado na ordem de batalha. Depois de ser chamado por Robb Stark, o Grande-Jon desembainha sua espada, com isso, o lobo gigante Vento Cinzento (lobo gigante) tira a espada de suas mãos e morde dois de seus dedos. Impressionado com a coragem de Robb, o Grande-Jon faz uma piada sobre isso em vez de ficar com raiva e se torna maior aliado de Robb.[1]

Quando o exército do norte se divide nas Gêmeas, Grande-Jon vai para o sul, com a força de Robb, participando na Batalha do Bosque dos Murmúrios. Depois de Correrrio é recebida a notícia de que Lorde Eddard Stark havia sido executado, o Grande-Jon é o primeiro a declarar Robb Stark o Rei do Norte.[3]

A Fúria dos ReisEditar

Lorde Jon está presente quando Robb Stark explica seus termos de paz com o Trono de Ferro no Grande Salão de Correrrio . Depois de participar da Batalha de Cruzaboi, o Grande-Jon passa a capturar as minas de ouro em Castamere, Abismo de Nunn e as Montanhas de Pendric.[4]

A Tormenta de EspadasEditar

Depois de Robb Stark quebrar o contrato de casamento com os Frey, Jon Umber se oferece para fazer um contrato de casamento para o tio de Robb no lugar.[5] Ele leva em marcha para As Gêmeas para o casamento do Senhor Edmure Tully. Robb planejava retomar Fosso Cailin dos homens de ferro, com isso, ele dá a Jon o comando de parte da tropa lhe instruindo a fazer seu ataque diversionista convincente, como a própria força de Robb em um círculo atrás de Fosso Cailin com a orientação dos cranogmanos.

Durante o Casamento Vermelho nas Gêmeas, Merrett Frey e Sor Whalen Frey têm a tarefa de deixar Jon bêbado para que não conseguisse lutar. No entanto, o Grande-Jon só é subjugada depois de oito homens lidar com ele. Ele ainda consegue matar um homem, ferir dois outros e morder metade da orelha de Sor Leslyn Haigh.[6]

O Festim dos CorvosEditar

Depois do Casamento Vermelho, o Grande-Jon é mantida em cativeiro nas Gêmeas.[7]

A Dança dos DragõesEditar

Com o Jon Umber ainda um cativo da Casa Frey, uma parte da Casa Umber, liderada por seu tio Hother Terror-das-Rameiras, a contragosto jura lealdade a Casa Bolton, embora de acordo com Roose Bolton a sua lealdade é altamente duvidosa. A outra metade do Umbers, sob Mors Papa-Corvos, assumi a causa de Stannis Baratheon.

Referências e NotasEditar

  1. 1,0 1,1 A Guerra dos Tronos, Capítulo 53, Bran
  2. A Tormenta de Espadas, Capítulo 21, Jaime
  3. A Guerra dos Tronos, Capítulo 71, Catelyn
  4. A Fúria dos Reis, Capítulo 39, Catelyn
  5. A Tormenta de Espadas, Capítulo 14, Catelyn
  6. A Tormenta de Espadas, Epílogo
  7. O Festim dos Corvos, Apêndice

Também no FANDOM

Wiki aleatória