FANDOM


{


"Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados" é o sexto episódio da quinta temporada de Game of Thrones. É o quadragésimo sexto episódio da série ao todo. Estreou em 17 de maio de 2015. Foi escrito por Bryan Cogman e dirigido por Jeremy Podeswa.

Sinopse

Arya treina. Jorah e Tyrion encontram mestres de escravos. Trystane e Myrcella fazem planos. Jaime e Bronn chegam ao seu destino. As Serpentes de Areia atacam.

Enredo

Em Braavos

Arya Stark continua seu treinamento com os Homens Sem Rosto e segue lavando os corpos daqueles que morrem no templo. Ela pergunta para a Criança Abandonada o que acontece com os corpos depois que são lavados, mas a menina diz que ela ainda não está pronta para saber. Arya então pergunta como passar no Jogo das Faces. A Criança Abandonada diz que para passar, Arya terá que mentir convincentemente. Quando Jaqen H’ghar chega para testar Arya novamente, ela conta como chegou para se juntar aos Homens Sem Rosto, mas mente sobre vários fatos importantes. Jaqen consegue perceber que Arya está mentindo, especialmente quando ela diz odiar Sandor Clegane. Jaqen diz para Arya que ela não está mentindo para ele, mas para si mesma.

Algum tempo depois, um homem leva sua filha doente ao templo para que ela possa morrer em paz. Arya conversa com a garota e mente sobre ter sido doente como ela no passado. Arya então dá para a menina a água envenenada do templo para terminar com seu sofrimento. Depois de limpar o corpo, Arya é levada por Jaqen até uma câmara debaixo do templo onde os Homens Sem Rosto guardam as faces de todas as pessoas que morrem no local. Jaqen diz que Arya ainda não está pronta para se tornar “ninguém”, mas já está preparada para se tornar “outro alguém”.

Em Dorne

Trystane Martell e Myrcella Baratheon caminham pelos Jardins de Água e fazem planos de casamento, o que deixa preocupado o pai do rapaz, o Príncipe Doran. Enquanto isso, Jaime Lannister e Bronn se disfarçam como guardas dorneses e se infiltram nos jardins. Bronn nocauteia Trystane e Jaime tenta chegar até Myrcella, mas os dois são emboscados pelas Serpentes de Areia: Obara, Nymeria e Tyene. Jaime e Bronn batalham contra elas brevemente, até que outros guardas dorneses, liderados por Areo Hotah, chegam para prender os dois grupos. Ellaria Sand também é presa por ter orquestrado o sequestro de Myrcella.

Na Península Valiriana

Jorah Mormont e Tyrion Lannister continuam sua viagem até Meereen a pé. Tyrion conta para Jorah que fugiu de Westeros depois de matar seu pai Tywin. Ele também conta que o pai de Jorah, Jeor Mormont, foi morto por rebeldes da Patrulha da Noite durante uma expedição ao norte da Muralha. Pouco depois, eles são capturados por escravagistas que planejam levar a dupla para ser vendida em Volantis. Quando o líder dos escravagistas, Malko, comenta que Daenerys Targaryen reabriu os fossos de luta em Meereen, Tyrion convence os seus captores a seguirem para lá, pois Jorah é um guerreiro habilidoso e pode conseguir mais dinheiro como lutador nos fossos.

Em Porto Real

Petyr Baelish volta para Porto Real a pedido de Cersei Lannister e é confrontado pelo Irmão Lancel e por um grupo de Pardais. Lancel avisa que os Pardais livraram Porto Real de todos os vícios e que casas de prostituição não serão toleradas, mas Petyr não demonstra preocupação. Petyr se encontra com Cersei, que questiona de que lado está a lealdade dele. Ele garante que é leal ao trono, informa que Sansa está viva em Winterfell e que ela está pronta para se casar com Ramsay Bolton. Cersei fica furiosa com a aparente traição dos Bolton, mas Petyr a convence de que já criou um plano para lidar com a situação. Ele conta sobre o iminente ataque de Stannis Baratheon contra os Bolton e pede para levar os Cavaleiros do Vale até Winterfell para destruir quem sobrar da batalha. Em troca, ele pede para ser nomeado Protetor do Norte e Cersei aceita a proposta.

Olenna Tyrell chega a Porto Real para tentar libertar Loras Tyrell da custódia dos Pardais. Ela avisa Cersei que as ações dela colocaram a aliança Lannister-Tyrell em perigo, mas a Rainha insiste que não teve nada a ver com a prisão de Loras, além de mostrar confiança de que não existem provas suficientes para condená-lo. Durante o inquérito sagrado, o Alto Pardal interroga Loras e Margaery Tyrell e os dois negam que o rapaz seja homossexual. Olyvar então é trazido e testemunha contra Loras, cita uma marca de nascimento que Loras possui e ainda informa que Margaery já viu os dois na cama juntos. Depois que Loras ficurioso e tenta atacar Olyvar, o Alto Pardal se convence de que existem evidências para seguir em frente com o julgamento de Loras. Ele também ordena que Margaery seja presa por mentir durante o inquérito sagrado. Quando Margaery é levada para a prisão, ela pede para Tommen Baratheon fazer alguma coisa, mas o Rei fica intimidado demais pela presença da Fé Militante para agir.

Em Winterfell

Enquanto ajuda Sansa Stark a tomar banho, Myranda tenta intimidá-la ao contar sobre a antiga amante de Ramsay, que foi caçada e morta por ele e por seus cães. Sansa responde friamente que não está assustada. Mais tarde, Fedor chega para levar Sansa até o Bosque Sagrado, onde ela se casa com Ramsay. Depois disso, Ramsay leva Sansa até seus aposentos e ordena que ela fique nua. Quando Fedor tenta sair, Ramsay ordena que ele fique para assistir. Ramsay estupra Sansa, para desespero de Fedor. 

Produção

Elenco

Principal

Notas do elenco

Notas

  • O título deste episódio vem do lema da Casa Martell, "Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados", que refere-se ao fato de Dorne ser o único dos Sete Reinos a não ter sido conquistado por intrusos. Quando os Targaryen conquistaram o resto dos Sete Reinos há três séculos, os dorneses foram capazes de resistir recorrendo à guerrilha, pressionando os exércitos Targaryen nos desertos até que eles se retirassem. Os Martell só se uniram ao Trono de Ferro há um século, mas através de uma aliança de casamento em condições de igualdade. O título do episódio, portanto, é similar ao primeiro e último episódios da primeira temporada, "O Inverno está Chegando" (lema dos Stark) e "Fogo e Sangue" (lema dos Targaryen).