FANDOM


Illyrio Mopatis

Roger Allam como Illyrio Mopatis na série de TV

Illyrio Mopatis é um rico e poderoso Magíster da Cidade Livre de Pentos. É um mercador de temperos, pedras preciosas, ossos de dragão, entre outros produtos. Possui obesidade mórbida, com cabelo amarelo e uma barba bifurcada. Foi, por um tempo, guardião dos Targaryen exilados, e agora busca ajudá-los a recuperar Trono de Ferro.

Na série de televisão, é interpretado pelo ator Roger Allam.

Aparência e personalidade

Illyrio é alto e conta com obesidade mórbida, com uma barba amarela oleosa e bifurcada, e dentes apodrecidos. Possui bochechas gordas e olhos de porco. Tem uma enorme barriga branca e um par de pesados seios que balançam como sacos de suor cobertos por uma grossa pelagem amarela. Seus roupões são grandes o suficiente para que sirvam como um pavilhão de torneio. Ele lembra Tyrion de uma vaca do mar que encalhou nas cavernas sob o Rochedo Casterly. Quando ri, sua pele vibra fortemente. Ele tem a mania de acariciar um dos ramos de sua barba, gesto que Tyrion considera extremamente obsceno.

Quando na liteira com seu irmão e Illyrio, no caminho até a mansão de Drogo, Daenerys consegue sentir o fedor do Magíster através de seus fortes perfumes.

Os anéis de pedras preciosas em suas mãos são de ônix, opalas, olhos de tigre, turmalinas, rubis, ametistas, safiras, esmeraldas, jade, âmbar, diamantes negros e pérolas verdes. Tyrion pensa que poderia sobreviver anos com estes anéis, porém precisaria de um cutelo para tomá-los.

Anteriormente, quando Arya vê Illyrio com Varys na Fortaleza Vermelha, ela tem a impressão que ele anda levemente, carregando seu próprio peso como um dançarino d'água. Seus anéis brilham na luz das tochas, vermelho-dourado e prateado, com rubis, safiras, olho de tigre em cada um dos dedos.

Na sua juventude, entretanto, Illyrio foi um mercenário, e era musculoso e extremamente bonito. Uma estátuta sua jovem, elaborada por Pytho Malanon, adorna sua mansão; exibe um garoto nu numa piscina de mármore, em pose de duelo com uma lâmina bravosi em mãos; tem cerca de 16 anos, com cabelos loiros longos até os ombros. A estátua é tão realista que Tyrion leva um momento para perceber que é feita de mármore pintado, mas a espada brilha como aço verdadeiro. Illyrio diz que uma vez chorou quando observou a estátua e a si mesmo hoje.

História

Quando jovem, Illyrio foi um pobre bravosi, sobrevivendo por sua lâmina. Após o jovem Varys ter chegado em Pentos, eles começam uma improvável amizade e trabalharam juntos, tornando-se muito ricos. Illyrio torna-se muito respeitável e casa com a filha donzela de um primo do Príncipe de Pentos. Após sua morte, ele se casa novamente, com uma trabalhadora de bordel Lyseni, Serra, enfurecendo o Príncipe, que fecha o Palácio para sempre para Illyrio. Mopatis foi muito feliz com Serra até que um navio mercante de Bravos atracou em Pentos trazendo a praga. Pelos ratos, a praga infectou toda a cidade, matando 2 mil pessoas, incluindo Serra. Illyrio guarda um medalhão com o retrato de Serra, além de suas mãos, como uma lembrança de seu amor perdido. Décadas após Varys ter deixado Essos para servir em Westeros, os dois ainda mantém contato próximo.

Ele protegeu os Targaryen restantes, hospedando-os em sua mansão por meio ano, até o casamento de Dany e Drogo. Num primeiro momento, ficou impressionado com a beleza de Daenerys, tendo pensado em eliminar Viserys e tomá-la como esposa, porém abandonou a ideia, pensando que a garota fosse tímida e assustada demais, e que deitar com ela não lhe traria prazer. Ele afirma que protegeu e ajudou os irmãos Targaryen em troca de ser nomeado Mestre da Moeda quando assumissem o Trono de Ferro.

Eventos recentes

A Guerra dos Tronos

Aparentemente, o interesse de Illyrio nos Targaryen é puramente financeiro, experando receber grandes fortunas quando um deles retomar o trono de Westeros. Ele inflama as ambições de Viserys Targaryen, dizendo a ele sobre como o povo dos Sete Reinos aguarda o retorno de seu Rei de direito, sobre homens que brindam a sua saúde e mulheres que bordam dragões em segredo. Illyrio arranja o casamento entre Daenerys Targaryen e Khal Drogo, com a intenção de usar o poderoso khalasar para invadir o continente vizinho. Ele também trabalha com o mestre dos espiões do Rei Robert Baratheon, Varys, estruturando um período estratégico de fraqueza para a invasão Targaryen. Ele presenteia Dany em seu casamento com três ovos de dragão petrificados, não esperando que ela fosse chocá-los; os dragões, ironicamente, são mais valiosos do que qualquer coisa que Illyrio poderia esperar receber dela.

A Fúria dos Reis

Illyrio continua a cuidar de Dany, enviando Belwas e um escudeiro, Arstan, com três navios para levá-la de volta a Pentos.

A Dança dos Dragões

Após Tyrion Lannister ter sido condenado pelo envenenamento do Rei Joffrey Baratheon, Varys consegue fazer com que ele escape de Porto Real e o leva até os cuidados de Illyrio. Quando Tyrion chega, Illyrio o recebe e lhe oferece uma proposta que o faria Senhor do Rochedo Casterly. Ele revela a verdade sobre Daenerys para Tyrion, que, precavido e relutante, aceita viajar até ela, por ser o único caminho que o levaria a recuperar seus direitos como um Lannister. Os dois viajam numa liteira e encontram amigos de Illyrio, a quem Tyrion se junta, continuando a viagem a Volantis. Illyrio lhes deseja uma boa jornada e retorna à sua mansão em Pentos.

Citações

"Negro ou vermelho, um dragão é um dragão."
―{{{2}}}

Referências e Notas

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória