FANDOM

Os Homens Afogados são o clero do Deus Afogado nas Ilhas de Ferro. O mais proeminente deles é Aeron Greyjoy.

Os homens afogados usam vestes ásperas de verde manchado, cinza e azul, as cores do oceano do deus afogado. Eles carregam odres cheias de água do mar, que usam para ungir ritualmente os fiéis e os recém-nascidos.[1]

Os Homens Afogados são iniciados por serem "afogados" pela segunda vez, desta vez de forma real, sendo forçosamente mantidos debaixo das ondas por sacerdotes iniciados. Depois que seus pulmões se enchem de água e param de se mover, são trazidos de volta para a costa e revividos por um sacerdote usando uma forma bruta de ressuscitação cardiopulmonar. Se ele for revivido com sucesso, os Homens Afogados lhes dão boas-vindas a seu irmão novo do clergy. Tradicionalmente, eles armam e vestem-se apenas com o que o mar lava em terra.[2]

Homens afogados conhecidos

Nos livros

Apóstolo do Deus Afogado por Sebastian Ciaffaglione

Um apóstolo do Deus Afogado segundo os livros. Desenho por Sebastian Ciaffaglione.

Os Homens afogados são sacerdotes do Deus Afogado nas Ilhas de Ferro.[3][4]

Na religião do Deus Afogado, os homens de ferro das ilhas tem água do mar derramado sobre suas cabeças. O sacerdote pedia ao Deus Afogado para que "seu servo nascesse de novo do mar, assim como você. Abençoe-o com sal, com pedra, com ferro". Os homens que seriam batizados respondiam: "o que está morto não pode morrer".[5]

Após esta cerimônia, o homem de ferro se torna um "homem afogado" após ser submergido na água salgada uma segunda vez, afogando-o, e depois o traz de volta a vida por meio de uma forma bruta de ressuscitação cardiopulmonar. Nem todos os homens ressuscitavam, contudo. Aeron Greyjoy, conhecido como "Cabelo Molhado", nunca havia fracassado em uma ressuscitação.[3]

Os homens afogados usam vestes ásperas de manchadas de verde, cinza e azul, as cores do Deus Afogado. Eles carregam cassetetes de madeira para mostrar sua devoção em batalha, e teoricamente bebiam água do mar para apaziguar a sede.[3][5]

Enquanto sacerdotes do Deus Afogado não devem derramar sangue dos homens de ferro, eles não se seguram em afogar seja quem for (além de terem outros métodos de matar que não derrame sangue no chão).[3]

Os sacerdotes do Deus Afogado abençoam os novos navios feitos, fazendo invocações e derramando água do mar sobre as proas.[6]

Referências

  1. O que está Morto Não Pode Morrer
  2. História e Tradição: O Deus Afogado
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 O Festim dos Corvos, Capítulo 1, O Profeta
  4. O Mundo de Gelo e Fogo, The Dawn Age
  5. 5,0 5,1 A Fúria dos Reis, Capítulo 11, Theon
  6. A Fúria dos Reis Capítulo 24, Theon