FANDOM


"Os Sete Reinos estão guerreando entre si. Quatro reis falsos destruindo o país. [...] O Usurpador está morto. Os Stark lutam contra os Lannister, os Baratheon lutam entre si."
Daenerys Targaryen para Jorah Mormont[fonte]

A Guerra dos Cinco Reis foi um grande conflito militar em Westeros que entrou em erupção na sequência da morte do rei Robert Baratheon. Em essência, a guerra foi uma batalha de três vias para o Trono de Ferro lutada ao lado de dois movimentos de independência. Os cinco reis em questão são: o herdeiro de Robert, Joffrey Baratheon; os dois irmãos mais novos de Robert, Stannis e Renly Baratheon; o Lorde de Winterfell, Robb Stark, e o Lorde das Ilhas de Ferro, Balon Greyjoy.

Após a morte de Robert, o seu herdeiro, príncipe Joffrey, assume o Trono de Ferro, mesmo que isso significasse desobedecer os últimos desejos de Robert; que Eddard Stark, a Mão do Rei, assumisse o trono até Joffrey atingir a idade para tal. Mas a revelação de que ele, juntamente com seu irmão e irmã são bastardos nascidos do incesto entre a rainha Cersei e seu irmão gêmeo, Jaime, leva os dois irmãos mais novos de Robert, Stannis e Renly, reivindicarem o trono para si próprios. Stannis se vê como o legítimo herdeiro por direito de sangue, sendo o herdeiro de Robert com a remoção de Joffrey, Myrcella, e Tommen devido às suas condições de bastardos. Renly reivindica o trono na base de que ele seria um rei melhor, apesar de ser apenas o segundo na linhagem de herdeiros da Casa Baratheon no trono.

Enquanto isso, Robb Stark, o lorde de Winterfell e senhor supremo do Norte, é declarado o Rei do Norte por seus senhores vassalos na sequência da execução de seu pai, Eddard Stark, sob falsas acusações de traição.[1] Robb desde então esteve no comando de uma marcha para o sul sob o contexto de libertar seu pai, assim aliviando um ataque da Casa Lannister nas Terras Fluviais. Como o Rei do Norte, Robb declara que O Norte e As Terras Fluviais, governadas pela Casa Tully, família de sua mãe Catelyn, são agora um reino soberano e não está mais sujeito às regras do Trono de Ferro. Robb no caminho, faz uma aliança com a Casa Frey sob o preço de um casamento.

Como a atenção do Trono de Ferro e o Norte desviada para a guerra, Balon Greyjoy, Senhor Ceifeiro de Pyke e governador das Ilhas de Ferro, aproveita a oportunidade para declarar as Ilhas de Ferro independentes mais uma vez. Ele então como Rei das Ilhas de Ferro, lança ataques no Norte, enquanto a maioria dos defensores dessa região estavam abaixo do Gargalo.

Referências

  1. Dito ou acontecido em Fogo e Sangue

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.