FANDOM

Garth Mão Verde foi uma figura lendária da Era dos Heróis, progenitor da Casa Gardener, além de Grandes Casas e nobres famílias da Campina.

Biografia

Em algumas histórias ele é contemporâneo de Bran, o Construtor, de Lann, o Esperto, de Durran Desgosto-Divino e de outras figuras pitorescas da Era dos Heróis. Em outras, ele é anterior à todas elas. Está escrito que ele era o Rei Supremo dos Primeiros Homens, liderando do leste e na travessia do istmo até Westeros. Entretanto outros relatos nos fazem acreditar que ele chegou antes dos Primeiros Homens, tornando-o não só o primeiro a chegar à Westeros, como o único.

Ele é chamado de Garth Mão Verde, mas nos contos mais antigos, ele é chamado de Garth Cabelo Verde ou simplesmente Garth, o Verde. Algumas histórias contam que ele tinha mãos verdes, outras que eram seus cabelos, e ainda há quem afirme que sua pele era verde (algumas até lhe dão chifres, como um veado). O mais certo é que ele devia se vestir de verde da cabeça aos pés, como é retratado frequentemente em pinturas, tapeçarias e esculturas. Mais provavelmente seu nome deriva de seus dons como jardineiro e lavrador de solo - um traço com o qual todos os relatos concordam.

Dizem que foi ele quem primeiro ensinou os homens a plantarem. Por onde ele andava fazendas, vilarejos e pomares brotavam. Nos ombros, ele carregava uma bolsa de lona cheia de sementes, que espalhava por onde fosse.

Garth trouxe o dom da fertilidade consigo. Não era só a terra que ele tornava fecunda, pois as lendas nos dizem que podia fazer que mulheres estéreis se tornassem frutíferas com um toque - até mesmo anciãs. Donzelas amadureciam em sua presença, mães geravam gêmeos ou trigêmeos quando ele as abençoava. Tanto senhores quanto plebeus lhe ofereciam a virgindade de suas filhas por onde quer que ele fosse, para que suas colheitas amadurecessem e suas árvores se enchessem de frutos. Não houve uma donzela que ele tenha deflorado que não deu à luz um filho forte ou uma bela filha nove luas depois, ou pelo menos é o que dizem as histórias.

Filhos

Os filhos mais famosos de Garth Mão Verde são:

Garth, o Jardineiro, seu primogênito, antecessor da Casa Gardener

Também no FANDOM

Wiki aleatória