FANDOM

Eddard promo

Imagem promocional de Sean Bean como Lord Eddard Stark.

Season2CastEW

Foto promocional da Entertainment Weekly de parte do elenco da 2ª temporada. Da esquerda para direita Kit Harington, Emilia Clarke, Lena Headey, Nikolaj Coster-Waldau e Peter Dinklage.

Game of Thrones é uma série de TV produzida pelo canal de televisão a cabo HBO. É baseada na série de romances Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R.R. Martin que é produtor, consultor criativo e roteirista da série de tv. David Benioff e D.B. Weiss criaram a série de TV e são produtores executivos, e escritores principais. Ela é filmada em diversos lugares, como os Estados Unidos, a Irlanda do Norte, Malta, Islândia, a Croácia, a Escócia e Marrocos.

A série tem sido bastante vista e as suas críticas são amplamente favoráveis, embora o uso de nudez e violência é citado como um aspecto negativo da série por alguns expectadores. A série ganhou inúmeros prêmios e indicações, como ao Emmy.

Enredo

Game of Thrones se passa em um mundo fictício, onde vários aspectos fantasiosos estão inseridos. O foco é o continente de Westeros, que é alvo de várias intrigas de pretendentes ao cobiçado Trono de Ferro.

Partindo da nomeação de Eddard Stark como a Mão do Rei Robert, a série desdobra-se em várias histórias paralelas, como a manipulação dos Lannister, os sonhos de Bran, os desafios enfrentados pela Patrulha da Noite, etc. Quando Robert morre e Eddard é assassinado por seu filho, o rei Jofrey Baratheon, Robb Stark decide vingar o pai, o que envolve Westeros em uma violenta guerra civil.

Ao mesmo tempo que esse conflito evolui, o Norte é ameaçado pelos selvagens, liderados por Mance Rayder e os Outros. Além disso, no continente vizinho de Essos, a rainha Daenerys Targaryen pretende assumir o Trono de Ferro, que ela considera que é seu por direito.

Produção

Em 2006, após lerem A Guerra dos Tronos, os dois showrunners DB Weiss e David Benioff convenceram o autor, George R.R. Martin, a adaptar os livros para a série de TV. A adaptação começou em 2007.

A série gastou bastante na questão de orçamento, com os episódios custando, em alguns casos, mais de cinco milhões de dólares. O orçamento foi ainda aumentado na segunda temporada, em virtude de representar as batalhas da Guerra dos Cinco Reis.