FANDOM


"Escamagris e os Homens de Pedra" faz parte de História e Tradição, uma série de animações especiais incluídas no Blu-ray da 5ª Temporada de Game of Thrones. É narrado por Anton Lesser como Qyburn.

Sinopse

Qyburn analisa os efeitos da escamagris, as tentativas de encontrar uma cura e a percepção daqueles que sofrem dela.

Narração

Qyburn: Poucas aflições são mais temidas que escamagris, e isso vai muito além do limite da razão. Uma lenda a chama de "maldição do Príncipe Garin", nome de um antigo príncipe do leste que os valirianos penduraram em uma gaiola e forçaram a assistir a imolação de sua cidade e seu povo. Conforme a cidade queimava com fogo de dragão, esse príncipe clamou a seu deus por vingança, e uma névoa espessa de ares sujos se ergueu das ruínas para sufocar os valirianos com escamagris.

Mas se as doenças pudessem ser convocadas pelos vingativos, não haveria saúde no mundo. É mais provável que a doença anteceda os valirianos, confinada em alguma região remota de Essos, e só tenha se espalhado pelo mundo quando os valirianos ligaram o continente com estradas e dragões.

A doença começa como uma irritação. A carne do afligido endurece, calcifica e se racha, assumindo a cor acinzentada que dá nome à doença. As vítimas são graciosamente poupadas da dor, já que a doença entorpece a sensibilidade nos membros infectados. Mas a doença é insidiosa e lentamente avança através da pele até os órgãos. Uma vez que a infecção atinge o cérebro, a insanidade feroz substitui a humanidade e a transformação em um homem de pedra se completa.

Não há consenso sobre o tratamento. Alguns meistres defendem cataplasmas de mostarda, lavagens com vinagre e banhos quentes escaldantes. Outros afirmam que só há três curas: machado, espada e cutelo. Amputar as partes atingidas às vezes detém a propagação da doença, mas nem sempre. Muitos homens sacrificaram um braço ou pé só para descobrir o outro se acinzentando.

Aqueles que foram milagrosamente curados da escamagris são poucos e geralmente foram submetidos a tantos tratamentos que isolar a cura responsável é impossível. Além disso, poucos meistres, sacerdotes ou curandeiros têm a coragem para fazer tais experimentos que provariam a cura. Escamagris é altamente contagiosa, sendo conhecida por contaminar pelo menor contato com alguém infectado. Daí a ocupação atual de Valíria pelos homens de pedra, exilados de suas terras natais ao primeiro sinal da doença. O que eles fazem lá, em seus últimos meses ou até anos, pois escamagris é uma assassina lenta, ninguém sabe. Ninguém quer descobrir.

Notas

  • O mapa de Essos que aparece no livro que Qyburn está lendo continua retratando o Mar de Jade se estendendo desde o norte de Qarth. Quando George R.R. Martin forneceu à série de TV um largo mapa de Essos durante a 2ª temporada, era apenas uma versão preliminar. Depois, no entanto, ele revisou profundamente o mapa do mundo com a publicação seguinte de The Lands of Ice and Fire, definindo que, na continuidade dos livros, o Mar de Jade se estende do sul pela mesma latitude que Qarth. Os mapas-múndi da série nunca foram atualizados para considerar essas mudanças (é possível que eles não possam, devido a diversas questões de direitos autorais). Uma vez que Yi Ti é descrita como estando na costa norte do Mar de Jade, isso provoca uma grande diferença entre Yi Ti estar na mesma latitude de Pentos nos mapas da série e na mesma latitude de Volantis nos mapas dos livros.

Aparições

Personagens

Lugares

Eventos

Organizações

Raças

Diversos

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.