FANDOM


Este artigo é sobre o episódio. Para o vilarejo selvagem ao norte da Muralha, veja Durolar.

{


"Durolar" é o oitavo episódio da quinta temporada de Game of Thrones. É o quadragésimo oitavo episódio da série. Estreou em 31 de maio de 2015. Foi escrito por David Benioff e D.B. Weiss, e dirigido por Miguel Sapochnik.

Sinopse

Arya faz progressos em seu treinamento. Sansa enfrenta um antigo amigo. Cersei tem problemas. Jon viaja.

Enredo

Em Porto Real

Cersei é visitada pela Septã Unella, que lhe oferece água em troca de uma confissão de seus pecados. Cersei pede para falar com Tommen e é agredida pela Septã. Mais tarde, Qyburn visita Cersei e conta sobre as acusações contra ela, que incluem incesto e o assassinato de Robert Baratheon, o que ela insiste ser uma mentira. Qyburn também diz que o Grande Meistre Pycelle tomou o controle do Pequeno Conselho e pediu para Kevan Lannister retornar de Rochedo Casterly para servir como Mão de Tommen. Antes de partir, Qyburn diz para Cersei que “o trabalho continua”.

Em Braavos

Arya assume a identidade de Lanna, uma vendedora de ostras. Enquanto pratica sua interpretação, ela descreve um dia típico de trabalho para Jaqen, que pede para Arya mudar sua rotina e seguir para as docas. No local, ela vende ostras para um vendedor de seguros de vida. Jaqen explica que a família de um dos clientes do vendedor contratou os Homens Sem Rosto para assassinar o comerciante depois que ele se recusou a pagar o seguro de um freguês que se afogou no mar. Jaqen diz para Arya retornar para as docas e aprender tudo que pode sobre o alvo antes de envenenar o vendedor.

Na Muralha

Gilly trata dos ferimentos de Sam, antes de Olly pedir para falar com ele em particular. Olly pergunta por que Jon confia nos selvagens, já que foram os homens de Tormund que atacaram seu vilarejo e mataram sua família. Sam explica que Jon teve que tomar uma decisão difícil, pois não há chance de derrotas os Caminhantes Brancos sem a ajuda dos selvagens.

Em Winterfell

Theon Greyjoy/Fedor leva comida para Sansa, que continua trancada em seus aposentos. Ela pergunta por que Fedor contou para Ramsay sobre seus planos de fuga e ele responde que não há como fugir de seu mestre. Quando ele tenta sair, Sansa critica Fedor por ter matado Bran e Rickon, mas o rapaz confessa que não conseguir encontrar a dupla e por isso matou dois meninos fazendeiros e queimou seus corpos para se passarem pelos herdeiros Stark. Com essa revelação, Sansa encontra esperança novamente.

No grande salão, Roose Bolton e seus conselheiros planejam a batalha contra o exército de Stannis. Roose planeja esperar pelos invasores, pois Winterfell está totalmente reconstruída, abastecida e melhor preparada para um cerco do que Stannis. Ramsay insiste para que os Bolton levem a luta até Stannis para mandar um recado para o restante do Norte e pede para seu pai por vinte bons homens.

Em Meereen

Jorah e Tyrion são levados até Daenerys, que pergunta por que o Duende acha que deve permanecer vivo e se tornar seu servo. Tyrion explica que entende como funciona a política em Porto Real e seria muito útil por conta de sua experiência como antiga Mão do Rei. Tyrion também convence Daenerys a poupar a vida de Jorah, mas diz que o cavaleiro não deve receber permissão para voltar e ela ordena que o homem seja exilado de Meereen novamente. Mais tarde, Daenerys diz que Tyrion não será morto ou exilado e que será utilizado como um de seus conselheiros. Ela comenta com Tyrion sobre reconquistar o Trono de Ferro, seu direito de nascença. Quando Daenerys diz que o povo de Westeros irá apoiar sua causa, Tyrion comenta que comandar Meereen não tem sido fácil apenas com o apoio dos plebeus e que ela não terá sucesso sem a ajuda de uma casa poderosa. Daenerys diz que as casas poderosas de Westeros são raios de uma roda e que ela planeja “quebrar a roda”.

Enquanto isso, Jorah retorna para Yezzan zo Qaggaz e pede permissão para lutar em frente a Daenerys nos fossos de luta.

Em Durolar

Ao chegar a Durolar, o grupo de Jon é recebido pelo Senhor dos Ossos, que se tornou o novo líder dos selvagens. Depois de um encontro tenso, Tormund mata o Senhor dos Ossos e ordena que seus auxiliares chamem os anciões e Karsi, uma das líderes dos selvagens. Durante a reunião, Jon divide o vidro de dragão com os selvagens e explica como Sam matou um Caminhante Branco com uma adaga feita com este material. Jon oferece permissão para que os selvagens construam fazendas ao sul da Muralha em troca de ajuda para a Patrulha da Noite na guerra que se aproxima contra os Caminhantes Brancos. Quando perguntado sobre o que aconteceu com Mance Rayder, Jon admite que matou o Rei Para Lá da Muralha. Furiosos, os selvagens reunidos tentam matar Jon, mas Tormund acalma o grupo e explica que Mance foi morto por misericórdia. Depois de mais discussões, Jon e Tormund conseguem convencer quase 5.000 selvagens a seguirem com eles, mas os Thenn liderados por Loboda se recusam a acompanhar o grupo.

Enquanto os navios são carregados com selvagens, Durolar é atacada por um exército de mortos-vivos. Jon e a Patrulha da Noite ajudam na defesa de Durolar e na tentativa de defender as muralhas do ataque dos mortos. Jon e Tormund avistam vários Caminhantes Brancos que observam a batalha e o patrulheiro corre para recuperar o saco com armas de vidro de dragão. Dentro de uma grande tenda, Jon e Loboda são atacados por um Caminhante Branco, que facilmente mata o líder dos Thenn antes de atacar o patrulheiro. Jon é atacado antes de conseguir recuperar o vidro de dragão e consegue escapar da tenda. O Caminhante Branco persegue Jon e os dois lutam, mas a criatura fica momentaneamente espantada quando não consegue quebrar a espada Garralonga, que é feita de aço valiriano. Jon aproveita e consegue matar o inimigo. A vitória é interrompida quando as muralhas que cercam Durolar são destruídas pelos mortos e Jon é forçado a fugir com seus aliados. Quando Jon retorna para os barcos, ele observa o Rei da Noite transformar os mortos, inclusive Karsi e vários selvagens e membros da Patrulha da Noite, em zumbis de seu exército. 

Produção

Elenco

Principal

Notas do elenco

Notas