FANDOM


Os dorneses são os nativos de Dorne, localizado no extremo sul de Westeros. Eles têm uma reputação de serem sangue quente e terem uma grande libertinagem sexual. São vistos com desconfiança e rivalidade pelos moradores da Marca de Dorne e Terras da Tempestade. Os bastardos dorneses recebem o sobrenome Sand (areia).

Cultura

A cultura dornesa tem origem ândala, mas foi principalmente influenciada pela imigração em massa dos roinares que se instalaram em Dorne durante a Invasão Roinar. A influência dos roinares pode ser observada em muitos costumes dorneses, como a igualdade de direitos das mulheres no direito de sucessão[1], o status dos amantes (tanto homens quanto mulheres), e sua libertinagem sexual geral, em comparação com o restante dos Sete Reinos.

Os lordes dorneses se vestem com seda e mantos de cetim com mangas esvoaçantes, cintos cheios de joias e armaduras brilhantes fortemente esmaltadas e incrustadas com cobre polido, prata e/ou ouro.[2]

Etnia

Os roinares eram um povo magro com pele cor de oliva, cabelo preto e olhos escuros. Suas características nos dorneses são mais fortes ao longo da costa, e enfraquece em direção ao interior de Dorne. Os dorneses com sangue dos Ândalos e dos Primeiros Homens são mais justos do que os com sangue Roinar.

De acordo com as observação do Rei Daeron I Targaryen durante sua guerra em Dorne, existem três grupos de dorneses:

  • Os Dorneses de Sal vivem ao longo das costas, principalmente ao longo da região do Braço Quebrado, onde as montanhas vermelhas se estendem para o Mar de Dorne. Estes dorneses são ágeis e escuros, com pele cor de oliva e longos cabelos negros. Eles são pescadores e marinheiros e navegam os navios da frota de Dorne.
  • Os Dorneses de Areia vivem nos desertos e nos vales ao longo dos rios. Possuem a pele mais escura que os dorneses de sal devido ao Sol quente de Dorne.
  • Os Dorneses de Pedra vivem nos desfiladeiros e nos topos das Montanhas Vermelhas. Eles têm o sangue dos Ândalos e dos Primeiros Homens e se assemelham com as outras pessoas dos Sete Reinos na aparência, costumes e tradições. Possuem os cabelos castanhos ou loiros com rostos com sardas ou queimados pelo sol.

Além disso, existe outro grupo menor: os Órfãos do Sangueverde que são puramente roinares e navegam pelo Rio Sangueverde em barcos à vela.

Poder militar

Os dorneses preferem escudos redondos de metal, lanças, lanças de arremesso ou arcos. Os dorneses são famosos por seus cavalos ligeiros e por utilizarem com grande habilidade seus arcos montados em seus cavalos. Por causa do calor, eles usam armaduras mais leves que o resto dos Sete Reinos feitas de discos de metal, às vezes decoradas com cobre, cosidas como se fossem escamas sobre o couro. Para permitir que eles lutem sob o Sol ardente de Dorne, eles usam túnicas coloridas que cobrem as partes de metal de suas armaduras.[3]

Dorne é o menos populoso dos Sete Reinos, por isso favorece táticas diferentes do restante do reino. As batalhas não são travadas em campos abertos e se destacam a velocidade de seus homens armados e seus cavalos, sendo essas características mais adequadas para seu número reduzido de guerreiros, permitindo-lhes tirar proveito das duras condições de Dorne. De fato, o calor e a escassez de água tornam muito difíceis o movimento e o abastecimento de um grande exército. Estas técnicas se mostraram eficazes na guerra contra os dragões da Casa Targaryen e mais tarde contra o Rei Daeron I Targaryen durante a Conquista de Dorne e até mesmo nas guerras contra a Campina e as Terras da Tempestade por milhares de anos.

Referências

  1. A Guerra dos Tronos, Capítulo 62, Tyrion
  2. A Tormenta de Espadas, Capítulo 38, Tyrion
  3. O Festim dos Corvos, Capítulo 3, Cersei

Predefinição:Criaturas

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória