FANDOM


A Destruição do Grande Septo de Baelor é um evento que ocorreu em Porto Real no final da Guerra dos Cinco Reis. A fim de contornar seu julgamento e se vingar de seus inimigos recentes, Rainha Cersei Lannister destruiu o Grande Septo de Baelor logo após o julgamento de Sor Loras Tyrell. Como resultado, o principal ramo da Casa Tyrell foi morto, com exceção de Olenna Tyrell, que fugiu da cidade dias antes da explosão; assim como a maioria, se não todos, os pardais, incluindo o Alto Pardal, o então Alto Pardal da Fé dos Sete; Sor Kevan Lannister, a Mão do Rei. A maioria dos membros da Corte Real; e a totalidade do Pequeno Conselho, a exceção de Qyburn. A Septã Unella sobreviveu depois de ser sequestrada por Cersei. Pouco depois de testemunhar o massacre e saber que entre os mortos estava sua esposa Margaery Tyrell, o Rei Tommen I suicidou-se saltar de uma janela na Fortaleza Vermelha. Cersei mais tarde foi coroada Rainha dos Ândalos, dos Roinares, e dos Primeiros Homens após a morte de Tommen.

História

Preludio

O rei louco

Durante a Rebelião de Robert, em que várias casas nobres se levantaram em rebelião contra o Rei Aerys II Targaryen, o Rei Louco mandou a Guilda dos Alquimistas colocar fogovivo debaixo de Porto Real. No caso de os rebeldes tomassem a cidade, tinha a intenção de queimá-lo, matando todos os seus habitantes no processo. A Casa Lannister finalmente saqueou a cidade em nome de Robert Baratheon. Aerys II, em seguida, deu a ordem para sua mão, Rossart. No entanto, antes que a ordem pode ser realizada, Sor Jaime Lannister da Guarda Real assassinou Rossart e, em seguida, Aerys II, salvando a cidade e seus habitantes da aniquilação total.

Ascensão dos Pardais

Depois da morte de Robert Baratheon, a Guerra dos Cinco Reis iniciou uma onda de destruição e morte em todo o país. Em resposta a isso, formou-se um culto na Fé dos Sete, os Pardais, liderados por um homem conhecido como o Alto Pardal. Após a morte de Lord Tywin Lannister, os pardais encontraram seu caminho em Porto Real, pregando suas crenças extremas.

Os planos de Cersei para diminuir o poder da Casa Tyrell, que ganhou uma influência considerável sobre o Trono de Ferro, devido ao seu apoio militar na Batalha da Água Negra e o casamento de Margaery Tyrell com o Rei Joffrey Baratheon e mais tarde Tommen Baratheon depois da morte de Joffrey. Após os pardais terem o Alto Septão participar de uma caminhada de expiação, Cersei nomeou o Alto Pardal como o novo Alto Septão em nome de seu filho de Tommen. Ela também restabelece a Fé Militante, permitindo que os pardais entregasse sua versão de justiça por todo o reino. Logo depois, Cersei informou o Alto Pardal de um "grande pecador em seu próprio meio": seu ex-noivo, Sor Loras Tyrell. Loras foi preso pela Fé Militante. Mais tarde, uma audiência foi realizada para Loras. Margaery testemunhou por Loras, indicando que não colocou com outros homens. No entanto, Olyvar, um ex-escudeiro de Loras e secretamente trabalhando para Petyr Baelish, testemunhou que ele dormiu com Loras e ainda teve Margaery andando sobre eles uma vez, aparentemente não surpreso. Ele prova isso descrevendo uma marca de nascença na coxa de Loras. Loras é preso, bem como Margaery por mentir diante dos deuses.

Como esperado, Cersei ficou satisfeita com estes resultados como eles reduzirem o poder da Casa Tyrell sobre o trono. No entanto, como de costume, o plano mal pensado de Cersei se voltou contra ela e ela foi mais tarde presa pelos Pardais, após Lancel Lannister (agora "Irmão Lancel") confessar ter dormido com ela. Cersei é acusada de vários crimes, incluindo p assassinato Rei Robert I Baratheon e cometer incesto. No entanto, ela apenas confessa o adultério. Para esta confissão, ela é permitida retornar à Fortaleza Vermelha para se reunir com seu filho, mas ela foi forçada a realizar uma caminhada de expiação do Grande Septo de Baelor à Fortaleza Vermelha.

Vingança de Cersei

Cersei perde seu poder como resultado de sua prisão, e seu tio Ser Kevan Lannister foi chamado de volta pelo Grande Meistre Pycelle para servir como a nova Mão do Rei para o Rei Tommen.

Cersei começou a planejar sua vingança contra os Pardais. Como ela ainda tinha de confessar a todos os seus crimes, um julgamento formal deveria ser realizada para ela. Cersei pretendeu usar o revivido Gregor Clegane, seu novo Guarda Real , para servir como seu campeão em um julgamento por combate. No entanto, ela também quer suavizar as relações entre os Lannister e os Tyrell. Ela e Jaime convenceram Olenna Tyrell para permitir que o exército Tyrell a marchasse para Porto Real para evitar que Margaery Tyrell tivesse que participar de sua própria caminhada da expiação, e convenceram Kevan a manter as portas abertas, usando seu filho Lancel como um ponto de persuasão.

Pouco antes da caminhada da expiação da Rainha Margaery, o exército Tyrell chegou com Lord Mace Tyrell e Sor Jaime Lannister da Guarda Real no seu comando. No entanto, o Alto Pardal declarou que o castigo de Margaery fora revogado por sua ajuda na formação de uma nova aliança sagrada entre a Fé dos Sete e o Trono de Ferro, como Rei Tommen emerge do setembro como um novo convertido. Por "atacar a Fé", Tommen retira Jaime Lannister da Guarda Real e ordena que ele cerque Correrrio para Casa Frey no Tridente, que foi retomada por Sor Brynden Tully. Embora Jaime tenha ficado preocupado com Cersei, ela lhe assegurou que a Montanha a defenderia em seu julgamento por combate.

O plano de Cersei foi impedido, no entanto, quando depois de conferenciar com o Alto Pardal, o Rei Tommen aboliu julgamento por combate nos Sete Reinos, depois de anunciar a data para os julgamentos de Sor Loras e Cersei. Não vendo outra opção, Qyburn informa Cersei que seus "passarinhos" confirmaram um rumor.

A destruição

No dia das provas de Loras e Cersei, Cersei não apareceu no Grande Septo. Tendo aprendido dos esconderijos de fogovivo que foram colocados nos túneis debaixo do Septo (por ordens do Rei Louco durante a Rebelião de Robert), ela planejou incendiá-los e destruir o Septo, matando posteriormente o Alto Pardal e o resto dos Pardais. Três velas ardentes foram colocadas em uma piscina de fogovivo, as chamas se aproximando da substância extremamente inflamável como as velas derretiam. No momento em que o julgamento de Loras terminou, a rainha Margaery percebeu que algo estava errado, como nem Cersei nem Tommen haviam chegarado. Ela tenta deixar o Septo, junto com seu irmão, pai e o resto da assembleia, mas os Pardais os impediram de fazê-lo, como o Alto Pardal rejeitou suas preocupações, e insistiu que o julgamento deveria continuar. A trama foi descoberta pelo irmão Lancel depois de ser levado para os túneis e gravemente ferido por um dos "pequenos pássaros" de Qyburn. Sua lesão o impediu de chegar às velas a tempo, e ele foi o primeiro a ser morto à medida que a piscina se inflamou, iniciando uma reação em cadeia.

Dezenas de barris de fogovivo incendeiaram e explodem, inundando os túneis com fogo. Como Margaery olhou para o Alto Pardal pela última vez, o fogo atravessou do piso de diretamente onde o Alto Maior estava de pé, matando-o instantaneamente. As estátuas dos Sete racharam e quebraram sob a força da explosão e as chamas se espalharam por toda parte, matando toda a assembleia.

A explosão aumentou de intensidade, destruindo as janelas e estilhaçando a pedra do edifício. Os civis recolhidos fora foram incinerados enquanto a onda de choque espalhou as chamas para fora e obliterou todas as estruturas dentro de uma milha de distância. Um sino de uma das torres do Septo foi arremessado em um edifício antes de bater na rua abaixo, matando vários civis. Como a fumaça e os gritos da população aterrorizada encheram o ar, Cersei olhou de sua câmara na Fortaleza Vermelha com grande satisfação, enquanto Tommen, que fora forçado a permanecer na Fortaleza por Ser Gregor, observou com choque e horror como os restos quebrados Sept desmoronaram ao chão.

Consequências

A destruição do Grande Septo teve muitas consequências de longo alcance. A Casa Lannister foi empurrado mais para a beira do colapso com as mortes de Sor Kevan Lannister e seu único filho restante, Lancel, na explosão. As mortes de Mace Tyrell e Grande Meistre Pycelle eliminaram o restante do Pequeno Conselho que não eram aliados ou bajuladores de Cersei. Além disso, toda a liderança da Fé dos Sete foi destruída, incluindo o Alto Pardal e a Fé Militante, minando o poder da igreja no reino. Um grande número de membros da corte real e nobres menores ou representantes de casas menores ou vassalos também foram mortos, bem como centenas de inocentes capturados na explosão ou mortos por detritos. Finalmente, o rei Tommen foi levado a cometer suicídio por causa da morte de sua esposa, família e tantos inocentes. Com sua morte, Cersei foi coroada como o Rainha dos Ândalos e os Primeiros Homens. Jaime retornou a Porto Real assim como Cersei estava tomando o trono. Sua expressão era sombria enquanto via sua irmã se tornar a rainha. A morte do Rei Tommen também marcou a extinção oficial da Casa Baratheon, mesmo que ele não fosse um verdadeiro Baratheon.

A consequência mais dramática, porém, é que a Casa Tyrell foi quase erradicada com as mortes de Margaery, Mace, e Loras, levanda um enfurecida e devastada Lady Olenna Tyrell (uma Redwyne por nascimento) a se retirar do alcance da soberania do Trono de Ferro. Buscando vingança sobre Cersei, Olenna aceita uma oferta de aliança com o similarmente ferido governante de Dorne, Ellaria Sand, que revela que, após a recente aliança de Daenerys Targaryen com Theon Greyjoy e Yara Greyjoy, ela vinha trabalhado com Varys na preparação para o retorno da Casa Targaryen aos Sete Reinos. Quando Daenerys e sua armada partiram para Westeros, os navios de Dorne e o Reach puderam ser vislumbrados entre as velas pretas de Targaryen.

Ações de Cersei condenaram seu reinado, antes mesmo de começar, agora que Casa Arryn (sob Petyr Baelish) aliou-se com o ressurgido Reino do Norte, a Casa Frey estava um caos devido à morte de Walder Frey e dois de seus filhos e Casa Tyrell alinhou com Daenerys.

Mortes de alta importância:

  • Alto Septão, Alto Pardal.

Mortes de baixa importância

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória