FANDOM

Dentada

Um mapa que mostra a posição da mordida fora da costa de Westeros.

A Dentada é uma grande baía localizada ao largo da costa nordeste de Westeros. Separa a costa sul do Norte da costa norte do Vale de Arryn, com o Gargalo que está ao longo da borda ocidental da baía. As ilhas conhecidas como as Três Irmãs estão localizadas dentro da Dentada.

Vários assentamentos do norte estão na costa da Dentada. A Atalaia da Viúva da Casa Flint de Atalaia da Viúva está em uma península boca norte da baía. A cidade do Porto Branco encontra-se no estuário do rio da Faca Branca na borda do norte da mordida. A cidade Aríete encontra-se no estuário do rio Ramo Partido.

As penínsulas dos dedos projetam-se na boca do sul da baía. Para além da baía situa-se o mar Estreito, que se estende ao norte de Essos, além dos limites do Mundo Conhecido.

Nos livros

A Dentada é uma extensão de água, maior que uma baía, mas menor que um mar, por isso considerada como um golfo. Fica entre o Norte e o Vale e extende-se até o Mar Estreito.[1]

As Três Irmãs e a ilha de Seixos ficam no interior da Dentada. Porto Branco, na foz do Faca Branca, e Castelovelho encontram-se também, banhados por suas águas.[2]

Referências

  1. A Guerra dos Tronos, Mapa do Norte
  2. A Fúria dos Reis, Mapa do Norte

Também no FANDOM

Wiki aleatória