FANDOM

A Dança dos Dragões foi uma guerra civil ocorrida durante a Dinastia Targaryen. Consistiu em uma guerra de sucessão entre Aegon II e Rhaenyra sobre o direito ao Trono de Ferro deixado por seu pai, Viserys I. Durante a guerra, ambos os monarcas morreram, de modo que o trono foi herdado por Aegon III, filho de Rhaenyra.

Antecedentes

O Rei Viserys I teve três filhos com sua primeira rainha da Casa Arryn, mas apenas uma criança sobreviveu até chegar à idade adulta, a Princesa Rhaenyra. Sem um filho homem para sucedê-lo, Viserys começou a instruir a Princesa Rhaenyra para que ela fosse sua herdeira. A jovem Rhaenyra passou a ser incluída nas discussões de Estado, e foi permitido que ela participasse dos encontros do pequeno conselho. Diante disso, muitos nobres se tornaram apoiadores da princesa. Entretanto, quando a rainha morreu, o rei se casou novamente em 106 d.C., dessa vez com Alicent Hightower e teve mais quatro crianças, incluindo três filhos, sendo o mais velho chamado de Aegon. Apesar disso, Rhaenyra fortaleceu sua posição na linha de sucessão tomando Sor Laenor Velaryon - que também possuía sangue Targaryen - como seu primeiro marido. Ela teve três filhos com esse casamento, mas boatos diziam que os filhos não eram de Sor Laenor e sim do amado de Rhaenyra, Sor Harwin Strong.

Quando Laenor Velaryon morreu, Rhaenyra se casou novamente, dessa vez com seu próprio tio, o Príncipe Daemon Targaryen, irmão mais jovem de Viserys I. Seus filhos com ele incluíam o futuro Aegon III (chamado de Aegon, o Jovem, a princípio) e Viserys II. A intenção de seu pai de que ela o sucedesse foi confirmada por proclamação no testamento de Viserys I. Em 105 d.C., centenas de senhores e cavaleiros com terras juraram obediência à Princesa Rhaenyra.

Em 111 d.C., um grande torneio ocorreu em Porto Real para o quinto aniversário de casamento do rei com a Rainha Alicent. No banquete inicial, a rainha trajava um vestido verde, enquanto que a Princesa Rhaenyra se vestiu dramaticamente com o vermelho e o negro da Casa Targaryen. O fato foi notado, de modo que os apoiadores da rainha passaram a ser chamados de "verdes", e os da princesa de "negros". No torneio em si, os negros se saíram melhor quando Sor Criston Cole, carregando o favor da Princesa Rhaenyra, derrubou os campeões da rainha, incluindo dois de seus primos e seu irmão mais jovem, Sor Gwayne Hightower.

O relacionamento de Rhaenyra e Alicent se deteriorou logo no início do casamento de Viserys, já que as duas ansiavam pelo posto de "primeira-dama do reino", e só podia haver uma. A consequência dessa rivalidade foi o ódio mútuo nutrido pelos filhos de Rhaenyra contra os de Alicent. Sor Otto Hightower também detestava o Príncipe Daemon desde o início do reinado de Viserys, embora os motivos para isso não sejam claros.

Consequências da Dança

A Casa Targaryen saiu muito enfraquecida da Dança devido à morte de vários de seus ramos e da maior parte de seus dragões. De fato, o último dragão morreu durante o reinado de Aegon III.

Depois da Dança, o Trono de Ferro passou a se utilizar de uma versão extrema do costume ândalo, passando os herdeiros masculinos à frente de todos os herdeiros femininos, mesmo em linha colateral.

Citações

"E então a tempestade rebentou, e os dragões dançaram e morreram."
― Arquimeistre Gyldain em "O Príncipe Desonesto, ou, Um Irmão do Rei"
"Se nós fizermos isso, certamente deve levar à guerra. A princesa não vai aceitar humildemente ser posta de lado, e ela tem dragões."
Grande Meistre Orwyle advertindo o Pequeno Conselho do Rei Viserys I

Referências

Também no FANDOM

Wiki aleatória