FANDOM

O Cerco de Pyke foi a batalha final da Rebelião Greyjoy, acontecendo aproximadamente nove anos antes do início dos eventos de Game of Thrones. O castelo de Pyke, fortaleza da Casa Greyjoy nas Ilhas de Ferro, foi tomado por forças leais ao Rei Robert Baratheon em um ataque precedido por um cerco.

História

Prelúdio

Batalha

As Ilhas de Ferro estavam em uma desvantagem de dez para um.[1] Durante o ataque final a Pyke, o sacerdote guerreiro Thoros de Myr liderou o caminho por uma passagem nas muralhas, seguido por Sor Jorah Mormont da Ilha dos Ursos e diversos outros senhores de Westeros.[2] Lorde Eddard Stark e Sor Jaime Lannister também foram lutadores essenciais para o Trono de Ferro durante a batalha.[3] Maron Greyjoy, segundo filho de Balon e herdeiro após a morte de seu irmão Rodrik, morreu ao ser atingido pela queda de uma torre.[2]

Consequências

A rebelião foi esmagada e Balon foi forçado a se render. Robert permitiu que ele mantivesse seu senhorio e títulos, contanto que seu último filho, Theon, tornasse-se protegido da Casa Stark como refém, para garantir sua boa conduta. Theon tinha apenas oito anos na época. A vitória de Robert consolidou sua posse do trono, depois de ter deposto os Targaryens poucos anos antes.[4] Jorah Mormont foi consagrado cavaleiro pelo rei, devido a sua coragem em batalha.[3]

1ª Temporada

Sor Jaime Lannister e Jory Cassel se recordam da batalha, mencionado o fato de Thoros ter liderado a passagem pelo caminho nas muralhas com sua espada flamejante. Jaime diz que foi uma luta difícil contra inimigos habilidosos.[1]

5ª Temporada

Na tentativa de vender Jorah Mormont a traficantes de escravos, Malko afirma corretamente que Jorah participou do cerco, porém diz que foi em "Spike" em vez de Pyke. Ele também diz que Jorah foi quem empunhou a espada flamejante, e não Thoros.[5]

Nos livros

Referências

  1. 1,0 1,1 "Aleijados, Bastardos e Coisas Quebradas"
  2. 2,0 2,1 "Rebelião Greyjoy (História e Tradição)"
  3. 3,0 3,1 Guia do Espectador da HBO, recurso especial da 2ª temporada, Westeros no Campo de Batalha - entrada do Cerco de Pyke
  4. Guia do Espectador da HBO, apêndice da 2ª temporada, entrada da Rebelião Greyjoy
  5. "A Dádiva (episódio)"