FANDOM

House-Tully-Main-Shield
House-Stark-Main-Shield

"Em minha honra como Tully e em minha honra como Stark, deixe-o ir ou eu cortarei a garganta de sua esposa."
― Catelyn Stark para Walder Frey[1]

Catelyn Stark neé Tully, é uma personagem principal nas temporadas 1, 2 e 3. Ela é interpretada por Michelle Fairley e apareceu pela primeira vez em "O Inverno está Chegando". Catelyn é filha de Hoster Tully, tem uma irmã e um irmão, Lysa e Edmure. Se casou com Eddard Stark, lorde supremo do Norte, e com ele teve cinco filhos, Robb, Sansa, Arya, Brandon e Rickon.

Eddard se torna Mão do rei Robert Baratheon e viaja o sul, em Porto Real, As Terras da Coroa. Na sequência de uma tentativa de assassinato a seu filho Bran, ela vai até Eddard para avisá-lo de que a Casa Lannister estava envolvida. Em sua viagem de volta, ela encontra Tyrion Lannister em a o leva sob custódia para O Vale. Tyrion é julgado no Vale por combate e seu campeão, Bronn, o liberta, deixando Catelyn de mãos vazias.

Isso também incita mais conflito entre as casas e Eddard é preso por traição quando Cersei Lannister se torna rainha regente após a morte inesperada de Robert. Ela se junta a seu filho Robb Stark, que reuniu os vassalos da Casa Stark e a Casa Tully para lutar pela liberdade de Eddard. Eddard é executada na ordem do rei Joffrey Baratheon e Catelyn promete para Robb que eles vão trazer justiça e se vingar. Enquanto no casamento de seu irmão para Roslin Frey, Catelyn é morta junto com seu filho, a esposa de seu filho e a maioria dos vassalos Stark, como uma traição da Casa Frey e Casa Bolton em conjunto com Tywin Lannister.

Biografia

História

1ª Temporada

2ª Temporada

3ª Temporada

Referências

  1. Dito ou acontecido em As Chuvas de Castamere