FANDOM


Noble Houses

Mapa mostrando as localizações aproximadas das casas nobres mencionadas nas primeiras duas temporadas.

Os Sete Reinos de Westeros são divididos entre centenas de casas nobres de diversos tamanhos. Em Westeros, o poder máximo deriva do Rei no Trono de Ferro, e prossegue através das Grandes Casas que governam as regiões constituintes do continente até seus vassalos.

Existem nove Grandes Casas, e cada uma delas possui um número de casas vassalas (às vezes chamadas de casas menores) sob seu senhorio. As casas vassalas mais poderosas podem convocar exércitos de alguns milhares e controlar grandes regiões, enquanto as casas menores podem ser pouco mais que proprietários de terra empobrecidos com apenas alguns homens sob seu comando. Membros da nobreza são considerados "de bom nascimento" ou "de alto nascimento", ao contrário dos camponeses de baixo nascimento.

Algumas das casas nobres mais poderosas rivalizam as menores Grandes Casas em termos de riqueza e tamanho dos exércitos; exemplo disso é a Casa Hightower, que governa Vilavelha (a segunda maior cidade de Westeros) e possui grandes exércitos e frotas. Outras casas nobres, embora tecnicamente possuam a mesma posição social, são relativamente pobres.

Uma casa nobre comum é sitiada em um castelo e controla as terras em torno dele, coletando dízimos e impostos de fazendeiros, proprietários de terra menores e plebeus. Em tempos de guerra, espera-se que elas recrutem e mantenham um número de soldados sob seu comando. Na maior parte de Westeros, apenas homens se tornam senhores governantes, e mulheres só podem governar se o resto da linhagem masculina tiver sido extinto ou se elas estiverem atuando como regentes de seus filhos até que eles tenham atingido a idade de maturidade.

Em Dorne, tanto os homens quanto as mulheres possuem direitos de propriedade, herança e governo iguais.

Nos Livros

Em As Crônicas de Gelo e Fogo e histórias curtas, sites e livros didáticos, há mais de 300 casas nobres nomeadas em Westeros. Todas são juradas as Grandes Casas.

No entanto, George RR Martin admitiu que o seu sistema de nomenclatura para casas nobres não é muito preciso, pois os principais e os menores são chamados simplesmente de "senhores" (em oposição à diferenciação entre "duque" e "barão" etc.) Cada um das regiões constituintes dos Sete Reinos tem cerca de uma dúzia de grandes casas, ou seja, Casa Umber é jurada a Casa Stark, governa uma grande área do Norte, e várias Casas menores servem os Umbers. Casa Cassel, enquanto isso, é uma casa menor, jurou diretamente à Casa Stark, que não possui casas menores que servem. Assim, há cerca de cerca de 100 casas principais nos sete reinos, a qualquer momento, e numerosas casas menores que, por sua vez, as servem (nem todas as quais foram nomeadas).

Casas nobres são, de acordo com o Mundo de Gelo e Fogo, geralmente exclusivo para Westeros. Parece que nenhuma das grandes culturas de Essos organizou suas elites em Casas, com as possíveis exceções da cultura da Baía Escravos(nos livros são chamados de Casas, mas grandes famílias nas séries de TV). É explicitamente declarado que os valírianos não fizeram, pois Aegon, o Conquistador, teve que desenhar os braços de uma Grande Casa Westerosi House para a família Targaryen a partir do zero. Isso não significa que Valíria ou muitas cidades livres não foram organizadas em torno de famílias de elite, apenas que o poder investido em tais famílias era um tanto menos oficial do que em Westeros.

Algumas das casas nobres têm uma marcada propensão para os traços físicos que são transmitidos pelas gerações. Embora ninguém em Westeros tenha um conceito de "genética" como tal, muitas vezes entende que "a semente é forte" e que o cabelo preto tende a ser um traço dominante sobre o cabelo loiro. Alguns dos exemplos notáveis ​​incluem:

  • Casa Baratheon - cabelos pretos, olhos azuis e maxilar quadrado
  • Casa Bolton - Cabelo preto e olhos estranhos "fantasmas" (em algum lugar entre azul muito pálido e praticamente como gelo sujo)
  • Casa Florent - orelhas grandes
  • Casa Lannister - cabelos loiros e olhos verdes
  • Casa Martell - características clássicas "Dornês salgado" de pele verde-oliva, cabelos escuros e olhos escuros.
  • Casa Redwyne - cabelo vermelho
  • Casa Stark - Cabelo preto e olhos cinza
  • Casa Umber - tamanho muito grande, com frequência com mais de 180 cm de altura e bem construídos.
  • Casa Targaryen - características clássicas de Valírianos, pele pálida, cabelos brancos (platino-loira) e olhos roxos (mudados para simplesmente coloridos, ou seja, olhos azuis na série de TV)
  • Casa Tully - cabelo louro e olhos azuis

Não foi dito que haja um estilo "tradicional" Greyjoy, mas a maioria na geração atual tende a ter cabelos escuros. Assim, poucos membros vivos da Casa Arryn apareceram na narrativa e, portanto, não está claro o que parece ser um "típico" Arryn. Robin é meio-Tully e, portanto, pode não ser uma boa indicação. Tanto ele quanto seu primo Harold têm olhos azuis, bem como cabelos castanhos; embora se diga que estão entre as mais puras linhagens Ândalas, e os Ândalos geralmente têm um cabelo mais leve.

Esta alta propensão para transmitir características específicas levou alguns a sugerir que os humanos do mundo de Martin têm genética menos complexa do que os humanos do mundo real, pois a consistência de tais características entre as gerações sem uma consanguinidade significativa é improvável. O próprio Martin provavelmente estava mais preocupado em contar uma boa história do que em ser fiel aos entendimentos modernos da complexidade genética e fazer uma compreensão básica da genética mendeliana.