Game of Thrones Wiki
Registre-se
Advertisement

"Não somos uma casa grande, mas somos orgulhosos. E cada homem da Ilha dos Ursos luta com a força de dez homens do continente!"
―Senhora Lyanna Mormont

A Casa Mormont da Ilha dos Ursos é uma casa vassala do Norte juramentada à Casa Stark de Winterfell. Tem como sede a Ilha dos Ursos, uma ilha distante a noroeste de Winterfell. Seu líder detém o título de Senhor da Ilha dos Ursos. A família possuía uma espada de aço valiriano, Garralonga, que foi posteriormente dada a Jon Snow.

O emblema da Casa Mormont exibe um urso negro sobre um fundo branco, cercado por um escudo verde. Seu lema é "Aqui Permanecemos".


História[]

Origem[]

A casa ancestral da Casa Mormont, Ilha dos Ursos, é supostamente um presente de seus lordes soberanos da Casa Stark, o que lhes valeu a eterna lealdade da Casa Mormont. Dizem que os Starks ganharam as terras em uma luta entre o Rei Rodrik Stark e um homem das Ilhas de Ferro . A Casa Mormont é uma das mais antigas e orgulhosas do Norgte, mas sua reputação e honra foram manchadas de alguma forma pelo seu antigo lorde, Ser Jorah Mormont, que cometeu o crime imperdoável (em Westeros) de se envolver no tráfico de escravos.

1ª Temporada[]

O Lorde Eddard Stark é preso pelo ainda a ser coroado Rei Joffrey Baratheon . O filho de Eddard, Robb Stark , convoca seus estandartes, e a Senhora Maege Mormont responde com a um força se juntando ao exército de Robb. A Senhora Maege serve como um membro do conselho de guerra do Robb no conflito que se seguiu.

2ª Temporada[]

A Senhora Maege não aparece mais no conselho de guerra do Rei Robb.

3ª Temporada[]

A Casa Frey se vinga do Rei Robb por quebrar o contrato de casamento, em conluio com seus vassalos da Casa Bolton e seus inimigos da Casa Lannister . Eles orquestram um massacre por trás da fachada de um casamento nos Gêmeas . O exército nortenho, incluindo as forças da Casa Mormont, foi exterminado, com excecção dos vira-casacas da Casa Bolton e Frey.

Roose Bolton é nomeado Protetor do Norte pelo Rei Joffrey, o que signifca que a Casa Mormont agora lhe deve fidelidade, para que não permaneçam inimigos da Trono de Ferro .

5ª Temporada[]

A Senhora Lyanna Mormont comanda a casa da Ilha dos Ursos. Ela se recusa a prometer lealdade a Stannis Baratheon contra a Casa Bolton. Ela responde uma carta de Stannis com uma carta afirmando sua contínua lealdade a Casa Stark.

6ª Temporada[]

Sansa Stark e Jon Snow visitam a Ilha dos Ursos para recurtar a Casa Mormont ao seu exército, com a intenção de marchar contra a Casa Bolton e retomar Winterfell . Lyanna está inicialmente cética, mas renova sua fidelidade ao Starks quando ela é informada que o exército também precisará encarar os Caminhantes Brancos . Jon e Sansa surpreendidos quando descobrem que toda a força da Ilha dos Ursos é de 62 homens de combate, mas ela garante que cada um deles “luta com a força de dez homens do continente.”

Lyanna Mormont se junta a Jon, Sansa, Tormund e Ser Davos para a discussão com Ramsay Bolton , o recém-criado Guardião do Norte. Ela o encara intensamente.

Os 62 soldados Mormont subsequentemente lutam por Winterfell na Batalha dos Bastardos e um escudo com o símbolo da Casa Mormont é usado por Jon para finalmente derrubar Ramsay.

A Senhora Lyanna Mormont está entre os muitos nobres e aliados do norte durante a reunião em Winterfell após a batalha. Enquanto os Cavaleiros do Vale e o Povo Livre brigam, ela se levanta e repreende as casas do norte que não participaram da batalha por covardia e deslealdade, pessoalmente destacando os lordes Wyman Manderly , Robett Glover e Cley Cerwyn por se recusarem a lutar contra a casa que havia prejudicado suas famílias e lordes suseranos. Ela então confirma sua lealdade à Casa Stark e se junta aos outros ao proclamar Jon Snow, o Rei do Norte .

7ª Temporada[]

A Senhora Lyanna Mormont é a primeira das líderes do Norte a concordar em treinar meninos e meninas em combate.

No Grande Salão de Winterfell, Senhora Lyanna Mormont está entre os leais aos Stark que discordam da decisão do Rei Jon Snow de aceitar o convite de Daenerys Targaryen para Pedra do Dragão . Ela corajosamente fala contra a decisão de Jon, afirmando que o Norte precisa de seu rei em casa durante o inverno.

Forças Armadas[]

A Casa Mormont comandou um exército considerável antes da Guerra dos Cinco Reis começar. Eles poderiam levantar cerca de 3.000-5.000 homens devido a incursões incontáveis dos homens de ferro e dos selvagens. No início da Guerra dos Cinco Reis, a Senhora Maege Mormont atendeu ao chamado de Robb Stark.

Ainda não se sabe quão capaz é a Casa Mormont em termos de guerra, mas é provável que esteja bem treinada desde que Maege Mormont estava entre os tenentes de Robb Stark. No entanto, o Casamento Vermelho enfraqueceu significativamente a Casa Mormont. A morte de Maege e o massacre nas Gêmeas afetaram muito a posição da Casa Mormont no Norte. No entanto, eles ainda permanecem fiéis partidários dos Stark, recusando Stannis Baratheon. Lyanna Mormont concordou em ajudar Jon Snow e o pedido de Sansa Stark na recuperação de Winterfell da Casa Bolton, oferecendo 62 homens na Batalha dos Bastardos.

Soldados Mormont são bem distinguíveis de outros soldados do Norte. Seus uniformes consistem em estofamento de couro grosso e cota de malha para proteção, bem como usar escudos ovais em batalha.

Membros[]

  • Lorde Comandante {Jeor Mormont}, o ex-chefe da família e Lorde de Bear Island, que mais tarde serviu como o 997º Lorde Comandante da Patrulha da Noite. Morto por Rast no motim na Fortaleza do Craster.
    • Sor Jorah Mormont, seu filho e herdeiro. Chamado de "Jorah, o ândalo" pelos Dothraki. O desonrado ex-senhor que fugiu pras Cidades Livres depois de tentar vender caçadores como escvravos. Ele acabou de sair de Vilavelha, depois de Samwell Tarly curar sua crescente escamagris. Ele jurou lealdade a Daenerys Targaryen e é apaixonado por ela.
  • Senhora {Maege Mormont}, irmã de Jeor. A antiga chefe da família e Senhora da Ilha dos Ursos após a morte de sua mãe.
    • Senhora Lyanna Mormont, sua filha e herdeira. A atual chefe da família e Senhora da Ilha dos Ursos após a morte de sua mãe.
Advertisement