FANDOM

A Casa Mormont da Ilha dos Ursos é uma casa vassala do Norte juramentada à Casa Stark de Winterfell. Tem como sede a Ilha dos Ursos, uma ilha distante a noroeste de Winterfell. Seu líder detém o título de Senhor da Ilha dos Ursos. A família possuía uma espada de aço valiriano, Garralonga, que foi posteriormente dada a Jon Snow.

O emblema da Casa Mormont exibe um urso negro sobre um fundo branco, cercado por um escudo verde. Seu lema é "Aqui Permanecemos".

1ª Temporada:

Lady Maege Mormont é uma das mais leais vassalas de Robb Stark, o Jovem Lobo, declarando-o Rei no Norte junto aos outros Lordes do Norte, sendo a única mulher a lutar na guerra.

3ª Temporada:

Lady Maege, junto com os demais vassalos Stark, foi assassinada no evento do Casamento Vermelho, deixando o título de Lady de Mormont com sua filha, Lyanna Mormont, uma criança de 10 anos.

5ª Temporada:

Stannis Baratheon, na sua luta para angariar o apoio dos Nortenhos na sua luta pelo Trono de Ferro, envia cartas para todos os Lordes do Norte. Ele recebe a resposta da Casa Mormont, que diz que a Casa Mormont somente reconhece um Rei, cujo nome é Stark, assinada por Lady Lyanna.

6ª Temporada:

Lady Lyanna recebe Jon Snow e Sansa Stark na Ilha dos Ursos, ela repreende os dois, demonstrando um caráter maduro para uma criança, mas no fim decide apoiar a retomada de Winterfell. Ela, junto dos Lordes Mazin e Hornwood, vão, com Jon Snow, ao encontro de Lorde Ramsay Bolton, antes da Batalha dos Bastardos.

Na reunião de Winterfell, Lady Lyanna novamente declara sua lealdade a Casa Stark, com um discurso duro, porém sincero para os outros Lordes, terminando por fim em convencer os Lordes a declarar Jon Snow como Rei.

7ª Temporada:

A Casa Mormont, sobre representação de Lady Lyanna Mormont, é uma das que mais participam nas reuniões de Winterfell.