Game of Thrones Wiki
Advertisement

"'Insubmissos, não curvados, não quebrados'. As palavras da Casa Martell. Uma promessa aos nossos inimigos e um desafio aos nossos amantes."
Oberyn Martell[fnt]

A Casa Martell de Lançassolar é uma grande casa de Westeros legalmente extinta. Governava a península de Dorne, no extremo sul do continente, a partir de seu castelo Lançassolar. Embora leais ao Trono de Ferro, os Martell nunca foram conquistados pelos Targaryen e buscaram um papel mais isolado em eventos políticos mais amplos desde a Rebelião de Robert.

O símbolo da Casa Martell é um sol vermelho trespassado por uma lança dourada sobre um fundo laranja. A heráldica é uma combinação do brasão original dos Martell (uma lança amarela), e o emblema da Princesa Nymeria (um sol vermelho), simbolizando o casamento da rainha guerreira com Mors Martell. Seu lema é "Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados".

Com os assassinatos do Príncipe Doran Martell e de seu único filho, Trystane, por Ellaria Sand e as Serpentes de Areia, a Casa Martell está legalmente extinta, embora as próprias Serpentes de Areia carreguem o sangue Martell através de seu pai, Oberyn. As Serpentes de Areia também continuam a usar o emblema Martell para representarem elas próprias e Dorne.[1]

Sob a liderança de Ellaria Sand e das Serpentes, as forças da Casa Martell e de Dorne vincularam-se para apoiar a causa de Daenerys Targaryen e enfrentar a Casa Lannister, depois que esta declarou guerra contra eles. Com as mortes das Serpentes de Areia mais velhas e a sentença de prisão perpétua de Ellaria, o futuro da Casa Martell é incerto.

História

Membros

  • Príncipe {Doran Martell}, Senhor de Lançassolar e Príncipe de Dorne.[2] Um homem idoso que sofre de gota, o que o impede de andar e deixa-o quase totalmente confinado a uma cadeira de rodas. Assassinado por Ellaria Sand durante sua tomada de poder.
  • Princesa {Elia Martell}, irmã do meio de Doran, casada com o Príncipe Rhaegar Targaryen. Estuprada e assassinada por Sor Gregor Clegane durante o Saque de Porto Real com seus dois filhos, a Princesa Rhaenys Targaryen e o infante Príncipe Aegon Targaryen.
  • Príncipe {Oberyn Martell}, irmão mais novo de Doran, chamado "Víbora Vermelha" por sua propensão a venenos. Morto por Sor Gregor Clegane enquanto lutava por Tyrion Lannister durante seu julgamento por combate. Oberyn tem oito filhas bastardas, conhecidas coletivamente como as "Serpentes de Areia".
    • Ellaria Sand, amante de Oberyn e mãe de várias de suas filhas bastardas. Buscou tomar o poder ao matar Myrcella Baratheon e orquestrar um golpe de Estado. Cumprindo prisão perpétua nas masmorras da Fortaleza Vermelha por ordem de Cersei Lannister.
      • {Obara Sand}, primeira filha bastarda de Oberyn. Morta enquanto a bordo do Vento Negro por Euron Greyjoy, que a empalou com sua própria lança.
      • {Nymeria Sand}, segunda filha bastarda de Oberyn, nascida de uma mulher nobre de Essos. Nomeada em homenagem à rainha-guerreira dos roinares. Morta enquanto a bordo do Vento Negro por Euron Greyjoy, que a estrangulou com seu próprio chicote.
      • {Tyene Sand}, terceira filha bastarda de Oberyn, a mais velha nascida de Ellaria Sand. Morta por Cersei Lannister, que lhe deu um beijo envenenado.
      • Outras quatro filhas bastardas de Oberyn.

A geração imediatamente anterior da Casa Martell:

  • A Princesa Reinante de Dorne, mãe de Doran, Elia e Oberyn. Herdou o governo de Dorne por direito próprio a partir de um dos pais. Sucedida após sua morte pelo filho mais velho, Doran. Nome atualmente desconhecido.[3]
  • Príncipe {Lewyn Martell}. Irmão mais novo da Princesa Reinante e, portanto, tio de Doran, Elia e Oberyn. Membro da Guarda Real de Aerys II Targaryen[4][3]

Nos livros

Referências


v  d  e
v  d  e
Advertisement