FANDOM

"Há gerações, os Manderly foram expulsos da Campina, mas os Stark lhes deram terra em troca de sua lealdade."
Jon Snow[fonte]

A Casa Manderly de Porto Branco é uma das casas vassalas mais poderosas juramentadas à Casa Stark de Winterfell. Têm como sede Porto Branco, um porto marítimo e única cidade do Norte. Seu emblema consiste em um tritão branco segurando um tridente sobre um campo azul-esverdeado.

História

Antecedentes

A Casa Manderly já foi uma poderosa família da Campina. Há séculos, os Manderly foram expulsos e fugiram ao Norte, onde receberam refúgio e terras da Casa Stark em troca de seu voto de lealdade, passando a proteger o Faca Branca contra piratas e invasores.[1] Os Manderly ainda mantêm muitas tradições sulistas, pois, embora descendam dos Primeiros Homens, como os nortenhos, eles adotaram a Fé dos Sete e a cultura de cavalaria dos invasores ândalos há muito tempo. São a casa mais rica do Norte através do comércio de peixes e grãos.[2]

3ª Temporada

Sor Wendel Manderly está entre as várias vítimas do Casamento Vermelho.[3]

6ª Temporada

Ramsay Bolton acredita que os Bolton conseguem manter o controle sobre o Norte com os exércitos dos Manderly, Umber e Karstark, mesmo se o resto do Norte os antagonizasse, já que essas casas comandam mais soldados que todas as outras juntas.[4]

Enquanto Jon Snow, Sansa Stark, Davos Seaworth, Brienne de Tarth, Tormund e Melisandre discutem quais casas seriam potenciais aliadas dos Stark em sua tentativa de retomar Winterfell e o Norte dos Bolton, Davos comenta que, embora os Umber e os Karstark já tenham declarado apoio a Ramsay, a Casa Manderly ainda não manifestou suporte a nenhum dos lados.[5] Eles enviam corvos à Casa Manderly, mas não recebem resposta.[6]

Por fim, a Casa Manderly permanece neutra durante o conflito entre as forças de Jon Snow e Ramsay Bolton, pois não mandam reforços a nenhum dos lados durante a Batalha dos Bastardos. No entanto, depois que Ramsay é derrotado e executado, Wyman Manderly promete fidelidade à Casa Stark e é o segundo a proclamar Jon o Rei do Norte, chamando-o de "Lobo Branco".[7]

Membros

Membros históricos

Nos livros

Referências

Predefinição:Casas do Norte