Fandom

Wiki Game of Thrones

Casa Manderly

1 390 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Manderly de Porto Branco.png

A Casa Manderly de Porto Branco é um antiga casa do Norte com suas origens na Campina.

Centenas de anos antes da Conquista, os Manderly viviam às margens do poderoso rio Vago, mas foram expulsos pela Casa Gardener.[1] Eles fugiram para o norte e foram recebidos pela Casa Stark como seus vassalos. Devido às suas origens, são a única casa nobre do Norte com costumes e origens Ândalas, e, assim, seguem a Fé dos Sete, em vez dos Deuses Antigos.

Eventualmente, se tornaram os senhores de Porto Branco, anteriormente habitado por piratas, que foram expulsos por Jon Stark. Porto Branco é a única cidade do Norte, e o principal porto de comércio e transporte naval.

Seu brasão é um tritão branco com cabelo verde escuro, barba e cauda, carregando um tridente preto, sobre um campo azul-verde.[2][3] Seu lema ainda não apareceu nos livros.

Segundo Jon Snow os Manderly são os vassalos mais ricos da Casa Stark.[4]

HistóriaEditar

Reino da CampinaEditar

Os Manderlys vem de uma linhagem antiga que vivia nas margens do poderoso rio vago no Reino da Campina. Uma casa nobre de grandes senhores que afirmam ser descendentes dos Primeiros Homens, seu antigo castelo se chamava Dunstonbury e tinham uma grande rivalidade com os integrantes da Casa Peake.[5]

Durante o reinado da Casa Gardener na Campina, o rei Gwayne III Gardener persuadiu os senhores Manderly e Peake a aceitarem seu julgamento para encerrar a disputa entre as duas casas, sem derramamento de sangue.[6] Como outras casas na Campina, os Manderlys presumidamente se converteram para a Fé dos Sete e abandonaram os velhos deuses após os Gardeners aceitarem a entrada dos Ândalos no seu reino.[5]

Durante o fim do longo reinado de Garth X Gardener, houve um problema de sucessão já que o rei tinha gerado apenas filhas mas nenhum filho homem. Uma das filhas era casada com o Lorde Manderly e outra com o Lorde Peake. Ambos afirmavam que suas respectivas esposas deveriam se sentar no trono e a rivalidade entre as duas casas passou a contar com traições, conspirações e assassinatos. Finalmente uma guerra civil começou quando senhores de outras casas escolheram seus lados. A anarquia durou quase uma década até que o Sor Osmund Tyrell, Alto Guardião de Jardim de Cima, fez causa comum com vários lordes da Campina e derrotou tanto os Peakes quanto os Manderlys. Osmund instalou no poder um primo distante do rei Garth X, coroando Mern VI Gardener como o novo monarca.[5]

Exílio e Porto Branco Editar

De acordo com a senhora Rohanne Webber, a Casa Manderly deixou ou foram expulsos da Campina mil anos antes da conquista.[1] Lorde Godric Borrell afirma que o ocorrido se desenrolou mais ou menos "900 anos atrás", afirmando que a Casa havia se tornado muito ousada e foram expulsas pelas "mãos verdes",[7] uma referência ao estandarte dos reis Gardener. De acordo com o meistre Yandel, o exílio da Casa Manderly é creditado ao lorde Lorimar Peake a mando do rei Perceon III Gardener, que temia o crescente poder e influência dos Manderlys na Campina.[8]Isso permitiu que a Casa Peake assumisse o assento ancestral dos Manderlys em Dunstonbury.[8]

Wylla Manderly afirmou que após a expulsão, os Manderlys, feridos, sem amigos e com suas vidas em perigo, fugiram para o Norte e foram recebidos e protegidos pelos Starks de Winterfell como seus novos juramentados, mil anos antes da conquista. Os Starks deram aos Manderlys a antiga fortaleza de Toca do Lobo e os incumbiram de defender a foz do poderoso rio Faca Branca, se assentando na cidade de Porto Branco. Surpresos com tamanha generosidade, os Manderlys dobraram o joelho e juraram fidelidade aos Starks, afirmando que sempre seriam leais a eles. Essa história faz agora parte da cultura da Casa Manderly e impulsiona grande lealdade aos seus senhores Starks.[9]

A cidade de Porto Branco foi construída pelos Manderly com o dinheiro que haviam trazido consigo da Campina e eles desenvolveram a região pelos próximos séculos.[9] Se tornou rapidamente uma das cidades mais importantes do Norte, como um grande centro comercial e de transporte naval. O assento da Casa se tornou conhecido como Castelo Novo, construído para substituir Toca do Lobo e se parece com o antigo castelo de Dunstonbury na Campina.[8] Os Manderlys são uma das poucas casas do norte que seguem a Fé dos Sete ao invés dos deuses antigos e tem uma boa tradição de cavalheirismo.[10]

Era Targaryen Editar

A Casa Manderly desenvolveram ótimas relações com seus novos soberanos, a Casa Stark, e também com a nova monarquia em Westeros, os Targaryens. A princesa Viserra Targaryen, a espirituosa filha do rei Jaehaerys I Targaryen e da rainha Alysanne Targaryen, se casou com o lorde Manderly, mas ela acabou falecendo quando caiu, bebada, do seu cavalo enquanto cavalgava pelas ruas de Porto Real.[11] A senhora Jeyne Manderly casou-se com Rickon Stark, filho mais velho e herdeiro de Cregan Stark e deu a ele duas filhas, Serena e Sansa. A senhora Myriame Manderly se casou com Rodwell Stark e se tornou a Senhora de Winterfell quando seu marido herdou a Casa.[12]

A Casa Manderly apoiou a rainha Rhaenyra Targaryen no Grande Conselho de 101 em Harrenhal. Durante a Dança dos Dragões, o príncipe Jacaerys Velaryon viajou até Porto Branco e a Winterfell para convencer o Norte a se aliar a facção negra. O lorde Manderly enviou guerreiros liderados pelos seus filhos, Sor Medrick e Sor Torrhen, para apoiar Rhaenyra Targaryen.[13] Torrhen serviu como um dos grandes regentes do rei Aegon III Targaryen após a guerra, mas renunciou esta posição em 132 d.C. após a morte do seu pai e irmão devido a Febre do Inverno. Quando Aegon atingiu a maioridade, em 136 d.C., isso encerrou o período de regência. O novo Lorde Manderly foi então dispensado da posição de Mão do Rei.[14]

A rebelião de Robert Editar

Quando o lorde Eddard Stark convocou seus juramentados nortenhos para se levantar em revolta contra o rei no Trono de Ferro, Aerys II Targaryen, durante a Rebelião de Robert, o lorde Wyman Manderly atendeu o chamado do seu senhor e marchou para o sul com os rebeldes. Wyman lutou ao lado de Eddard na Batalha do Tridente.

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 O Cavaleiro dos Sete Reinos, A Espada Juramentada
  2. A Guerra dos Tronos, Capítulo 55, Catelyn
  3. The Citadel. Heraldry: the North
  4. A Dança dos Dragões, Capítulo 3, Jon
  5. 5,0 5,1 5,2 O Mundo de Gelo e Fogo, The Reach: Andals in the Reach
  6. O Mundo de Gelo e Fogo, The Reach: The Gardener Kings
  7. A Dança dos Dragões, Capítulo 9, Davos
  8. 8,0 8,1 8,2 O Mundo de Gelo e Fogo, The North: The Kings of Winter
  9. 9,0 9,1 A Dança dos Dragões, A Dança dos Dragões - Capítulo 19\Capítulo 19, Davos
  10. A Guerra dos Tronos, Capítulo 53, Bran
  11. O Mundo de Gelo e Fogo, The Targaryen Kings: Jaehaerys I.
  12. O Mundo de Gelo e Fogo, Appendix: Stark Lineage
  13. A Princesa e a Rainha
  14. O Mundo de Gelo e Fogo, The Targaryen Kings: Aegon III

Também no Fandom

Wiki aleatória