FANDOM


"Casa Baelish" faz parte de História e Tradição, uma série de animações especiais incluídas no Blu-ray da 4ª Temporada de Game of Thrones. É narrado por Aidan Gillen como Lorde Petyr Baelish.

Sinopse

Mindinho explica como, apesar de seu início humilde, a Casa Baelish rapidamente subiu ao poder, sobretudo graças a sua própria astúcia e ambição.

Narração

Petyr Baelish: Da costa leste do Vale, os Dedos alcançam o Mar Estreito. Quatro penínsulas rochosas assoladas pelo vento e pela chuva, e estéreis para tudo, menos às ervas daninhas. O lar "ancestral" da Casa Baelish.

Nossa casa surgiu com meu bisavô, um mercenário bravosi que veio ao Vale a convite da Casa Corbray. Meu avô se elevou à posição de cavaleiro andante e até conseguiu adquirir uma porção de terra e uma fortaleza no menor dos Dedos, embora eu acredite que ele a tenha perdido enquanto servia como cavaleiro. A única coisa pior que possuir uma terra monótona e desolada é possuir apenas uma pequena porção dela. Felizmente, não passei muito tempo lá quando criança. Durante a Guerra dos Reis de Nove Moedas, um nome barato para uma causa barata, enquanto outros homens lutavam pelo rei, meu pai lutou para se tornar amigo de Hoster Tully, Lorde Soberano do Tridente e chefe de uma das maiores e mais antigas casas de Westeros. Graças aos esforços heroicos de meu pai, Lorde Hoster aceitou me criar em Correrrio com seus próprios filhos.

Até então, meu mundo inteiro tinha sido em uma pequena torre nas rochas cheias de gaivotas dos Dedos. Mas quando eu vi pela primeira vez os muros de pedra de Correrrio se erguendo no Tridente, elevando-se sobre mim – naquela época eu era mais facilmente impressionado–, o garoto dentro de mim pensou que os próprios deuses viviam naquele lugar. Logo descobri o contrário. O filho do Lorde Tully, Edmure, foi rápido em garantir que eu nunca esqueceria de onde vim. Ele me apelidou de "Mindinho", por causa do meu tamanho e lugar de origem, e o nome foi cruel o bastante para pegar. Suas irmãs, Lysa e Catelyn, me fizeram de peão em seu jogo de beijos, trocando de lugar para que pudessem praticar. Não preciso dizer que preferia a companhia delas que a de Edmure. Conforme fomos crescendo, o jogo começou a mudar, como acontece com todos. Lysa ficou mais ousada, e Cat mais recatada.

Quando Lorde Tully anunciou o noivado de Cat com um bruto do Norte que ela nunca tinha visto, percebi que seu dever superaria quaisquer sentimentos que tivesse por mim. Como o tolo que eu era, desafiei esse Brandon Stark para um duelo pela mão dela. Ele era um guerreiro, eu era um garoto. Se Cat não tivesse interferido, ele teria me matado e rido de meu corpo. Por minha insolência, Lorde Tully me expulsou de Correrrio.

Não importa, eu tinha aprendido tudo até então. Lutaria minhas batalhas sem espadas, mas com inteligência, já que poucos se igualariam a mim. Mesmo assim, a Casa Baelish devia ter morrido sobre as rochas dos Dedos. Eu era novamente um senhor pobre, sem nenhum aliado e perspectivas, exceto, se tivesse sorte, a filha de um mercador mediano.

Então, a oportunidade surgiu. O Rei Louco executou aquele Brandon Stark e incitou uma rebelião. Minha velha "amiga", Lysa Tully, casou-se com Jon Arryn, Senhor do Vale, para consolidar a aliança contra o Trono de Ferro, trazendo-a para dentro do meu círculo de novo. Eu rapidamente aproveitei nossa antiga "afeição" e a persuadi a me indicar como controlador da alfândega em Vila Gaivota, o maior porto do Vale. Guerras queimam ouro como fogovivo. Quando aumentei a renda do porto em dez vezes, seu marido tomou conhecimento desse senhor humilde dos Dedos e, quando o novo e extravagante Rei Robert precisou de um Mestre da Moeda que pudesse encontrar ouro onde ninguém mais podia, bem, Lorde Arryn conhecia o homem certo.

Outrora a Casa Baelish não tinha terras, renome nem ouro. Hoje, temos bastante de cada. Que novo degrau a nova geração subirá? Não sejamos precipitados, eu ainda não terminei.

Notas

  • Petyr diz que os Dedos consistem de quatro penínsulas, mas o livro complementar O Mundo de Gelo e Fogo (2014) confirma que, na verdade, há cinco dedos (o título "Senhor dos Cinco Dedos" foi usado pelos governantes de um proto-reino ândalo). Petyr "Mindinho" Baelish vem do menor deles, o mais setentrional, próximo à ilha das Três Irmãs. O erro é fácil de cometer: a península é tão pequena que não fica claro ao somente olhar num mapa se ela é considerada uma península ou apenas uma variação do formato do litoral. Além disso, nunca tinha sido dito exatamente quantas penínsulas formam os Dedos antes do livro Mundo.

Aparições

Personagens

Casas Nobres

Lugares

Eventos

Títulos

Diversos

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória